GRÁFICA ONLINE
Assine nosso RSS
Siga-nos no Twitter
Acompanhe nosso Facebook
Confira nosso perfil no Google
Confira nosso perfil no Pinterest
Visite a Loja
Assine nosso RSS
Siga-nos no Twitter
Acompanhe nosso Facebook
Confira nosso perfil no Pinterest
Confira nosso perfil no Pinterest

13, jun - 2012

Controle de risco para freelancers.

Controle de risco para freelancers em 3 passos

Em praticamente tudo o que você faz na vida existe um risco. E no trabalho de freelancer não é diferente. Existem basicamente 3 passos para que você controle os riscos do trabalho de freelancer.

Este é um artigo traduzido e adaptado de “3-Step Risk Management for Freelancers”, do blog Freelance Switch.

Por Alexandre Bigaiski

1. Pense em todos os riscos possíveis

Antes de iniciar um projeto, é bom que você sente-se e faça um brainstorming dos riscos que ele tem, desde mau tempo, até problemas de software. A confiança nos fatores externos, como outros trabalhos, deve ser analisada para que o trabalho fique pronto dentro do prazo estabelecido.

Talvez uma tempestade atrapalhe os seus planos. Talvez, a sua equipe inteira fique doente. Mesmo que isso seja difícil de acontecer, é sim uma possibilidade. O mais importante de tudo isso é que, nesta etapa, você está ciente dos riscos que corre, enquanto planeja sobre como consertar algo que possa dar errado. Enfim, pense em tudo o que pode acontecer de errado no seu projeto, antes de começá-lo.

2. Tenha alternativas caso algo não saia como o esperado

O segundo passo é você pensar no que você vai fazer caso alguma coisa dê errado. Por exemplo, você vai querer ter todos os recursos necessários para produzir o material que o seu cliente pediu. Você pode querer também treinar outro membro da sua equipe para que, caso alguém fique doente, tenha uma pessoa que já conhece o projeto e pode continuá-lo.

3. Planejar ou não planejar?

Aí depende. Você deve antes pensar em todos os riscos que você terá com o projeto. Depois, você deverá analisar qual a porcentagem de cada risco acontecer ou não. Quanto mais possibilidade um problema tem de acontecer, mais profundamente você deve planejar. Pense e defina o que você vai fazer caso tal coisa der errado.

Esses são passos simples para você ter sempre em mente que, independente do tipo de projeto que você está envolvido, sempre há riscos. Pense nos riscos que podem acontecer, analise qual a probabilidade de eles acontecerem e planeje a resolução do problema, caso ele aconteça.

Diga pra gente. Você pensa nos riscos do seu projeto e faz um “plano B”?

Abraços e bons negócios.

Atual Card Gráfica
www.atualcard.com.br

 

Deixe um comentário

  • Só serão aceitos comentários que façam referência ao assunto tratado no artigo em questão. Qualquer dúvida sobre preços, prazos, transporte e outros assuntos referentes a procedimentos da Gráfica Atual Card, não serão atendidos neste local.

    Para entrar em contato com a Gráfica Atual Card acesse o Sistema de Mensagens ou a página de Ajuda e Instruções. Caso o seu problema seja sobre cadastramento na loja da Gráfica Atual Card, você deverá ler sobre Erros durante o cadastro.

Visite a loja

Visite a loja

Os mais lidos

Os mais lidos

Contato

Contato

Visite o site da loja e confira os preços imbatíveis que a Atual Card oferece em seus produtos.

Visite a loja

www.atualcard.com.br

A Atual Card do Brasil