GRÁFICA ONLINE
Assine nosso RSS
Siga-nos no Twitter
Acompanhe nosso Facebook
Visite a Loja
Assine nosso RSS
Siga-nos no Twitter
Acompanhe nosso Facebook

03, nov - 2009

Logo do Corel Draw

Limpando os Estilos de Cores no Corel Draw

A pedidos, aí vai mais uma super dica para otimizar seus arquivos em Corel Draw. Neste artigo vamos falar sobre Estilo de Cor, suas vantagens e desvantagens, pra que e quando usar. Antes, vamos ver o que vem a ser um Etilo de Cor.

Você pode criar uma cor para aplicar em um objeto do desenho. Isto é um Estilo de cor. Este processo facilita a aplicação da cor desejada. Esse Estilo de cor é salvo no seu arquivo. Você pode também criar tons diferentes em cima dele.

Porém, o uso deste recurso do Corel pode trazer certos “dissabores” para seu arquivo como, por exemplo, demorar para abrir, salvar ou até mesmo durante a sua manipulação. Cada trabalho que você faz dentro do Corel, ele automaticamente vai salvando todos os estilos (texto, cor, gráfico, imagem) que você utiliza dentro do documento, como se fosse um histórico de que você utilizou para desenvolver sua arte. Se você importa um arquivo, ele traz consigo os estilos que possui.

Alguns designers que trabalham no Corel usam este recurso de estilos para facilitar sua criação e criam milhares deles. Por exemplo: um arquivo com tamanho real de 500 KB pode ficar com 2.5 MB. Devido a este recurso, o arquivo demorará em média três vezes mais tempo para abrir. Como então resolver este problema?

Tá lento para abrir?

estilo cor

Abra um arquivo “infectado” (pausa para um cafezinho e alguns biscoitos nesta hora!!)

Ok! Abriu?! Lento né?! Bem, isto se deve ao fato do seu arquivo estar “sujo”, com muitas visualizações e estilos de cores salvos. Geralmente isto ocorre com arquivos antigos ou após de muito uso do Corel Draw e editar bastante este arquivo.

Então, mãos à obra! (abandone os biscoitos!)

Segue um passo a passo para conferir e limpar seu Gerenciador de Exibições e Estilos de Cores! Com seu arquivo sujo aberto, siga os passos abaixo:

  • Ferramentas > Gerenciador de exibição.
  • Confira se o Gerenciador de exibições contém muitos itens.

Exibição

  • Abra os Estilos de Cores: Ferramentas > Estilos de Cores. Confira se também está lotado de itens.

Estilos de cor

  • Confirmado que as duas ferramentas ou uma delas (Gerenciador de Exibição ou Estilos de Cores) contenham muitos itens, comece a limpar os arquivos.
  • Você deverá deletar um por um. Salve seu arquivo. Vá salvando durante o processo, pois o Corel pode travar.
  • Pronto! Seu arquivo está livre, leve e solto! Abra seu arquivo novamente e confira seu Gerenciador de Exibição e os Estilos de Cores, se está assim:

Gerenciador de objetos e Estilos de cores

Em alguns arquivos você pode encontrar apenas o ícone da cor, ou um símbolo qualquer. Apague apenas estes itens.
Observações finais

  • Evite importar arquivos de terceiros, ou mesmo os seus, que ainda não passaram pelo processo descrito acima. Caso você for usar estes arquivos, abra-os antes separadamente e limpe-os antes de importar.
  • Faça sempre essa limpeza ao salvar um novo arquivo.
  • O ideal é habituar-se a tais práticas para que, no desencadear do envio dos arquivos para as gráficas ou bureaus, os estilos não caminhem juntos.

Espero ter ajudado vocês com mais estas dicas de Corel Draw!

Por Danielle Palú
www.atualcard.com.br

Comentários Comentários

66 Comentários para “Limpando os Estilos de Cores no Corel Draw”.

  • Nicolau disse:

    Muito bom!
    Sempre ótimas dicas.
    Obrigado

  • Ivanildo disse:

    Agora falta descobrir como limpar o estilo de cor de uma só vez né????

    • Alexandre disse:

      Olá Ivanildo. Infelizmente, foi constatado através de testes que fizemos, que não é possível apagar todos os estilos de cores ao mesmo tempo. Até o momento, você poderá apenas apagar um por um. Qualquer novidade, iremos divulgar aqui no nosso blog.

      Abraços e bons negócios.

  • Salatiel disse:

    O CorelDraw aqui trava ao tentar abrir “Estilos de Cores”.

    Oque pode ser?

    • Alexandre disse:

      Olá Salatiel. O travamento do seu Corel Draw está acontecendo porque ele está muito lotado de estilos antigos e recentes.

      Existem duas opções. A primeira é, quando o seu Corel Draw estiver abrindo, pressione continuamente a tecla F8. Aparecerá uma tela para confirmar a restauração da configuração de fábrica do Corel Draw, com a seguinte mensagem: “Tem certeza que deseja substituir o espaço de trabalho atual pelo padrão de fábrica?”. Então, selecione a opção “Sim”.

      A segunda opção é reinstalar o Corel Draw no seu computador.

      Esperamos ter ajudado. Um abraço e bons negócios.

  • Salatiel disse:

    Ah! mais uma dúvida…

    Eu consegui selecionar todos ítens do “Gerenciador de Exibição” de uma só vez, clicar com o botão direito e “Excluir”.

    Há mesmo a necessidade de se deletar um por um?

    • Alexandre disse:

      Olá Salatiel. Se o seu Gerenciador de Exibição estiver limpo, significa que a tarefa está concluída com sucesso. A dica de deletar um de cada vez é indicada porque, em alguns casos, o Corel Draw pode travar caso você tente deletar todos de uma só vez.

      Abraços!

  • Salatiel disse:

    Valeu a dica Alexandre, vou tenar aqui XD

  • Salatiel disse:

    Uma dúvida, sei que está fora do assunto do artigo, mas bem que seria bom se criassem até um artigo com dicas pra contornar o problema que eu vou citar abaixo.

    Uns dias atráz eu tive problemas com a tonalidade de cores de um cartaz impresso que a gráfica onde trabalho enviou para AtualCard fazer.

    Sei que o erro não está na AtualCard.

    Eu ultilizei a cor “verde-turquesa”, que já vem predefinino na paleta CMYK padrão do CorelDraw, na parte inferior do cartaz. Olhando no monitor estava normal, mas quando o cartaz chegou eu vi que o verde no cartaz saiu totalmente diferente do “verde-turquesa” que eu tinha usado.

    Com cores personalizadas/misturasdas por nós mesmo até que acontece da tonalidade sair diferente, mas uma cor já predefinida no Corel, achei mto estranho.

    Seria mto bom se criassem um artigo só esplicando e esclarecendo esse assunto.

    Desde agradesco a atenção, peço desculpas por postar esse assunto num artigo diferente.

    ____
    PS. seria canal se o blog tivesse a opção de contato, pra usuários pedir dicas fora dos artigos…rsrs

    Mas é isos aí, aguardo reposta! :D

    • Alexandre disse:

      Olá Salatiel. Realmente, a variação de cores entre o que fazemos no computador, e quando o material sai na impressão é comum, devido a diversos fatores. É realmente um assunto muito interessante para elaboração de um artigo. Estaremos preparando um artigo específico sobre o assunto e divulgaremos aqui no nosso blog e nas mídias sociais.

      Abraço e bons negócios.

  • AlexFG disse:

    Olá rapaziada, acredito ter uma solução melhor e mais rápida para este problema de arquivos lentos. Abra o arquivo que esta lento e depois vá em salvar como (pode-se usar o mesmo nome) e mude a extenção cdr para cmx, feche o arquivo e abra o cmx (se usou o mesmo nome ele será sempre o de baixo, e detalhe tem q estar na parte de extenções “todos os arquivos”) e vá em salvar como novamente mudando a extenção para cdr por cima do arquivo anterior. Pronto pode fechar e abrir sem demoras! Se não tiver sido claro, me avise que serei mais especifico!!!

    • Alexandre disse:

      Bom dia Alex.

      Realmente, o CMX é uma opção para tornar o arquivo mais leve. Estamos quase terminando um artigo sobre CMX que estará no ar ainda hoje.

      Obrigado e um abraço.

  • Salatiel disse:

    Já fiz isso de exportar para CMX, pena que parece que deformou alguns objetos.

    Sera alguma config errada que eu usei?

  • [...] já vimos, em artigos anteriores (Otimizando os seus arquivos no Corel Draw: Estilos e Limpando os Estilos de Cores no Corel Draw), algumas soluções para limpar os arquivos “sujos”, que demandam muito tempo para ser [...]

  • Paschoal disse:

    Galera, um amigo me passou um patch q é 10, ele desabilita os estilo de cores, no caso o corel n carrega o estilo de cores de qualquer arquivo, sendo ele antigo ou novo, aumentando uma 10x a bertura de qualker arquivo…passo o patch, ou mando para a atual e eles disponibilizam p/ download.
    Um Abraço

  • Paschoal disse:

    galera, to testando o corel x5, notei q qdo for salvar o arquivo ele nos da uma opção de salvar estilo de cor ou não, isso vai ajudar muito…chega de sofrer c arquivos lentos e pesados

    • nilson disse:

      Onde etá a opçãod e salvar ou não os estilos de cores no corel X5??
      e o path do macro para desabilitar os estilos de cores?

      • Alexandre disse:

        Olá Nilson, tudo bem?

        Vamos verificar essa questão para você e, assim que tivermos uma resposta, vamos repassá-la, ok?

        Grande abraço e bons negócios.

  • marcelo disse:

    Ola, pessoal,estou muito satisfeito por ter encontrado o blog atual card cartoes,tirei muitas duvidas mais aluem poderia me informa se existe algum curso gratuito de coreldraw

  • Douglas disse:

    Aew simples apenas clique na primeira cor e segure o del deletara todas as cores rapidinho !! abraços .

    • Alexandre disse:

      Olá Douglas.

      Iremos fazer alguns testes com a sua dica e apresentaremos as respostas assim que possível. Dependendo do resultado, faremos uma atualização neste mesmo post.

      Muito obrigado pela dica e boa tarde.

  • Moana disse:

    Olá
    Estou tentando resolver esse problema dos arquivos lentos no corel. Tentei de todos os jeitos, mas não consegui muita coisa. Como meus arquivos são em mais de uma página, salvar em cmx ou agrupa tudo em uma página só, ou trava tudo. Experimentei copiar cada página independente e salvar em cmx, e depois em cdr novamente, mas ficaram com o mesmo tamanho de arquivo. Tentei também deletar os estilos de cor, mas o pc trava quando tento fazer isso. A macro também.. instalei, mas não entendi como ela funciona.
    Em alguns arquivos de vetor que estavam enormes eu consegui fazer essa transformação em cmx e depois cdr e deu certo, mas nestes mais complexos não deu certo.
    Alguma sugestão?!

    • Alexandre disse:

      Olá Moana,

      Precisamos saber de mais informações para poder responder à sua pergunta. Existem infinitas possibilidades. Precisamos saber por exemplo qual o tipo de material que você está fazendo, por que os seus arquivos têm tantas páginas etc. Enquanto isso, o que posso fazer no momento é passar o link do nosso artigo sobre CMX para você dar uma olhada, esperemos que ajude: http://blog.atualcard.com.br/cmx-corel-presentation-exchange.html

      Abraços e bom dia.

    • Jean Franzoi disse:

      Ola moana!

      Vai uma dica. antes de salvar em cmx agrupe página por página. no final elas estrão todas sobrepostas mas vc tem como selecionar uma a uma sem miturar seus itens.

  • Thaís disse:

    Olá,
    tenho uma dúvida. Se eu apagar todas as cores que tem no “estilo de cores” irá danificar meu desenho ?
    Dês de já agradeço.

    • Olá Thaís.

      Este procedimento não danificará o seu material. Mas, como em todos os procedimentos que você for fazer no seu material, verifique sempre depois para que não haja eventuais problemas.

      Abraços e bons negócios.

  • Humberto disse:

    Realmente com os patches de atualização consegui abrir os estilos de cores, o que antes não acontecia porque travava tudo.
    E tive que apagar um por um os estilos, mas deu tudo certo!

  • Emmanuel Franklin disse:

    A função F8 resolveu meu problema, obrigado!!!

  • Vanessa disse:

    Oie eu ñão consegui limpar o estilo de cores. Quando entro ele fica em branco, não aparece nunhum… me ajudemmmm

    • Bom dia, Vanessa.

      Se quando você abre os estilos de cores e você não encontra nenhum, provavelmente o documento não tem nenhum estilo de cor. Mas isso não é um problema. O seu arquivo deve estar correto.

      Abraços e bons negócios.

      • Vanessa disse:

        Bom dia GRAFICA ATUAL CARD, então não entendo o que esta acontecendo… O catalogo nem tem muita coisa e agora esta com 500MB… Impossivel trabalhar com ele assim… Leva 20 minutos para abrir, e para salvar então nem se fala… Trava a maquina e tudo mais… O q pode ser???

        • Bom dia Vanessa.

          As únicas tarefas que você pode fazer são: limpar os estilos de cores, os estilos, agrupar todas as imagens que você está usando. Também pode tentar exportar página por página do arquivo em CMX, sempre verificando se a exportação não causou problemas no material, OK? Além disso, não temos conhecimento de algo mais que possa ser feito neste caso.

          Abraços e bons negócios.

  • tommaso mottironi disse:

    olá, quando o arquivo está pesado eu recomendo o seguinte:
    salvar o arquivo em cmx, voltar a abrir e salvar em Corel.
    assim não só limpará de uma vez todos os estilos como reorganizará a compatação do arquivo cdr, fazendo com que um arquivo que abria em 20/30 seg abra um segundo ou dois. atenção para usar a dica é preciso ter em atenção o seguinte: o layout da pagina será perdido (dims folha e linhas de referencia) e só funciona quando o arquivo tem uma folha!
    de qualquer forma aconselho a todos, para acelerar o proprio trabalho, sempre que receber de um terceiro um arquivo com uma logo, por exemplo, fazer esse processo de limpeza antes de incluir no layout final.
    no Corel x4 é preciso ter cuidado em fazer essa conversao pois o resultado não sempre é fiel ao original.

  • Alan Correa disse:

    Fiz todo o processo, deletei todos modos de exibição e também o estilo de cores (5minutos com delete travado para poder apagar tudo). Meu arquivo foi de 116mb para 115mb. Nesse caso, não vi vantagem.

  • Marcos disse:

    Existe um script que pode ser aplicado ao Corel até a versão X3. Isto faz com que nenhuma informação de cor de algum aquivo criado ou alterado anteriormente veja a ser salvo automaticamente no arquivo em execução. A lentidão na abertura de arquivos simples é um sinal. Aplicando o script, o Corel ignora os estilos anteriores e abre normalmente qualquer arquivo.

    • Olá Marcos.

      Você poderia enviar esse script para a gente testar e aplicar, passando as dicas para os clientes? Obrigado.

      Abraços e bons negócios.

    • Betto Meira disse:

      Olá eu gostaria de receber esse arquivo tmb se não for pedir muito, pois trabalho muito com arquivos pesados…
      E outra na falta de opção fui fazer a limpeza do gerenciador de exibição, quando estava deletando as cores e salvando como disseram ae em cima… deu pau e fechou… quando fui abrir novamente meu arquivo, dava como se estivesse em branco. Quando fui tentar importar ele no blank tambem dava como branco… por favor se voces puderem me ajudar… agradeço muito, é uma revista que estou diagramando…

  • Marcos disse:

    Enviei como resposta ao e-mail “Newsletter nº3″

  • Marcos JF disse:

    Arquivo do corel lento: Abra o arquivo, salve como CMX, feche o arquivo que demora abrir, abra o arquivo CMX e salve como CDR. Agora é redimensioná-lo para seu tamanho original.

  • bruno mendes disse:

    ae galera, acabei de descobrir um metodo maravilhoso pra me livrar dos milhoes de estilos de cores do corel.

    bem, jah que temos q deletar um por um, vamos fazer isso mega rapido neh mesmo?

    eu baixei um programa pra aumentar a taxa de repetiçao do delete, o nome do programa é KEYBOAR KING. Configurei certinho pra aumentar a taxa do delete, e o que eu levaria 8 horas pra fazer com a taxa de repetição padrao do sistema, eu fiz em 8 segundos.

    aprovadissimo galera, espalhem, finalmente o problema tem cura.

    flws

  • Jones M. Tramontin disse:

    Bom dia Senhores.

    Depois de muito procurar, e muitos arquivos aos quais limpei o estilo de cores na mão encontrei um macro que não salva os estilos de cores, ou seja para realizar a “faxina” é só abrir o arquivo como macro em funcionamento, salvar o arquivo novamente e pronto, alguns arquivos que eram de aprox. 1mb ficaram com 100kb, aumentando em muito a velocidade.

    Vi alguns comentário acima sobre o assunto mais não encontrei a solução passo a passo, por isso segue as etapas:

    1º – Fazer o download do macro em:
    http://www.easy-share.com/1910954739/wOxxOm-all-m…

    2º – Depois de extrair o arquivo instale somente o wx_PatchDraw.exe

    3º – Agora abra o coreldraw e vá em Ferramentas > Macros > Executar Macro. Certifique que na caixa Macros em: esteja selecionado o wx_PatchDraw (wx_PatchDraw.gms), selecione patch.CLOLreadToggle (para não abrir estilo de cores) e clique em Executar, depois refaça o caminho e selecione patch.CLOLwriteToggle (para não salvar estilo de cores) e novamente clique em Executar.

    Pronto, fim dos estilos de cores.

    Abraço a todos

  • Brocks disse:

    Muito bom mesmo!

    So tem um probleminha com tudo isso, quando deleto as cores, minhas escritas mudão de cor, para outra cor não desejada.

    Isso só não acontece se estiver em curvas!

  • Olá pessoal.

    Só contribuindo com o blog: Não tenho muito conhecimento das outras versões do Corel Draw, estou com o X5 em minha máquina e ele permite excluir vários estilos de uma só vez, basta selecioná-los e excolher a opção escluir clicando com o botão direito.

    Abs.

  • Samuel disse:

    Excelentes dicas. A do ‘cmx’ é velha conhecida de guerra. Mas o supra-sumo foi o macro para os estilos de cores. FE-NO-ME-NAL. Alguém saber me dizer se já existe algum macro para o Gerenciamento de Visualização?

    Excelente blog!

  • Não são os estilos e sim os ítens do gerenciador de exibição, que são permitidos selecionar multiplos ítens para exclusão.

    Para que possa excluir vários estilos é necessário instalar o service pack 2 do corel.

    Obrigado.

  • Rogério Neri disse:

    Ótima informação. Eu fiquei mais de três dias tentando decobrir o porque da minha máquina andar tão lenta. Alguns minutos de leitura deste artigo solucionou meu problema.

  • Rogério Neri disse:

    Por favor, outro dia fiz o procedimento de salvar em CMX e depois no Corel, houve uma alteração de configuração na hora de digitar algum texto,quando vou usar a ferramenta texto ela sempre aparece com angulo de rotação em 270°, como faço para voltar ao normal?

    • Boa tarde Rogério,
      Com relação a sua solicitação: para você retornar o Corel às configurações de fábrica (zerando assim o marcador de ângulos de texto) basta você fechar o programa e abrir novamente, segurando F8 enquanto clica no ícone do Corel. Mas neste procedimento, você perde toda configuração/modificação que tenha feito, e vai ter que reaplicar tudo que quiser. Espero que tenhamos ajudado!
      Abraços e bons negócios

  • Boa Tarde, tenho instalado o wx_PatchDraw em 3 maquinas sempre funcionou bem, mas agora em 2 maquinas ele deixaram de funcionar , o arquivos demora 20 minutos para abrir , reisntalei o Corel configurei a macro e nada, o que pode ser ?

    Obrigado

  • Rêniton Oliveira disse:

    Bom dia,
    Adoro as dicas postadas aqui no blog, eu uso o CDR X5, fui aplicar essa dica e quando começo a apagar os estilos de cores, percebo que alguns dos meus vetores começam a mudar de cor, ai eu dou um Ctrl+Z pulo essa cor e vou apagando as outras. isso é nomal?

  • LUCIANO disse:

    NÃO É TÃO SIMPLES QUANTO PARECE

    AO APAGAR OS ESTILOS DE CORES, SE O ARQUIVO JÁ ESTIVER PRONTO, PODE OCORRER DE ALGUMAS CORES SEREM TROCADAS, OS ESTILOS SE REFEREM AS CORES QUE ESTÃO SENDO TAMBÉM UTILIZADAS ATUALMENTE NO DOCUMENTO.

  • Márcio serpa disse:

    Dica preciosa esta .pelo menos pra mim eu tinha muitos arquivos nesta situação. Agora problema resolvido valeu galera .

Deixe um comentário

  • Só serão aceitos comentários que façam referência ao assunto tratado no artigo em questão. Qualquer dúvida sobre preços, prazos, transporte e outros assuntos referentes a procedimentos da Gráfica Atual Card, não serão atendidos neste local.

    Para entrar em contato com a Gráfica Atual Card acesse o Sistema de Mensagens ou a página de Ajuda e Instruções. Caso o seu problema seja sobre cadastramento na loja da Gráfica Atual Card, você deverá ler sobre Erros durante o cadastro.

Visite a loja

Visite a loja

Os mais lidos

Os mais lidos

Contato

Contato

Visite o site da loja e confira os preços imbatíveis que a Atual Card oferece em seus produtos.

Visite a loja

www.atualcard.com.br

A Atual Card do Brasil