Home Sem categoria As diferenças entre Trademark e Copyright

As diferenças entre Trademark e Copyright

Postado em 27/10/2011

As diferenças entre Trademark e Copyright

Você que é designer ou publicitário já deve ter ouvido falar muito sobre Trademark e Copyright. Mas, nem todo mundo sabe quais são as diferenças exatas entre estes dois termos.

Para começar: Trademark: Marca Registrada (representada por “™” ou “®”); Copyright: Direitos Autorais (representado por “©”). E sim, são duas coisas diferentes. É importante que você entenda as diferenças para saber como proteger o seu trabalho e a marca do seu cliente.

O que é Trademark (Marca Registrada)

Uma Trademark, ou marca registrada, é definida basicamente como uma palavra, um símbolo, ou frase, usada para identificar uma empresa particular e distingui-la das outras empresas do segmento. Por exemplo, Mc Donald’s é uma Trademark (marca registrada) que a distingue das outras empresas de hambúrgueres, como o Burger King, por exemplo.

O que é infração de Trademark?

Isso acontece quando um designer ou uma empresa que produz logos copia ou recria um logo já existente. A infração de marca registrada, basicamente se define como “marcas registradas similares que criam confusão ao consumidor”.

Uma marca precisa ser única. Se houver duas marcas em que uma lembra a outra, o consumidor ficará confuso, o que leva a problemas de lealdade e identidade visual por parte do consumidor.

Se houver um caso no qual uma empresa queira processar outra por ter copiado a sua marca, ela pode. E isso pode trazer vários problemas. Normalmente, o que acontece, é que as duas empresas tentam entrar em um acordo, para que o caso não precise chegar à corte, o que raramente acontece.

O que é Copyright (Direitos Autorais)

Geralmente, o copyright não é utilizado para logos de empresas. O copyright é mais utilizado para proteger artes ou trabalhos criativos individuais. Entretanto, em casos excepcionais, existem logos que são como obras de arte e que podem ser protegidos pelas leis do copyright. Como um designer, você pode proteger o seu trabalho com o copyright.

Desta forma, você protege o seu trabalho contra cópia. Qualquer um que deseje utilizá-lo deverá solicitar a sua permissão.

Diferença entre Trademark e Copyright

A Trademark (Marca Registrada) protege a marca de uma empresa, enquanto o Copyright (Direitos Autorais) protege o trabalho do designer. Entretanto, existe uma contradição nesta diferença. Se o seu trabalho for a marca de uma empresa, então o seu poder de detenção sobre ele torna-se nulo.

Isso significa que você não pode re-licenciar o seu trabalho para mais ninguém, porque ele está protegido pelas leis da trademark. O copyright, no caso de design de logos, não é tão forte como em outros campos tais como textos, publicações, pinturas etc.

Este artigo serve para você saber que, quando fizer o design de um logo para um cliente, este logo não é mais seu. Você não tem mais direitos sobre ele, vista que ele está protegido pela lei da marca registrada. Por isso, é de extrema importância que você entenda as diferenças entre Trademark e Copyright. Entendido? :)

Abraços e bons negócios.

Gráfica Atual Card |

Baseado no artigo “Copyright and Trademark in Logo Design – Understanding the Difference”.

Tags:, , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Denis Leonard disse:

    seria interessante se incluissem comentarios explicando “copyleft”.

    • Olá, Denis. Com certeza é uma excelente sugestão.
      Vamos preparar um artigo sobre “copyleft” também.

      Obrigado pelo comentário. Abraços.

  • Ótimo post, poderiam fazer outro explicando como registrar a marca. Abraços!

  • Fabio BNE PREMIUM disse:

    onde eu posso estar fazendo o registro (copyright) de meus trabalhos

    • Olá, Fabio.

      O local onde você registrará o seu trabalho depende do tipo de trabalho. Alguns lugares onde você pode registrar os seus trabalhos são: Escola Nacional de Belas Artes e da Biblioteca Nacional, Escola de Música – UFRJ – MEC, Escola de Belas Artes – UFRJ – MEC, Secretaria para o Desenvolvimento Audiovisual – SDAv, Esplanada dos Ministérios, Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA, Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.

      Abraços e bons negócios.

  • willian disse:

    acho valor muito abusivo para registros de marcas

  • Thiago Bravo disse:

    Obrigado por sanar minha dúvida ! Estarei aguardando a sequência já solicitada por Denis Leonard. Parabéns a equipe.

  • Penélope disse:

    Seria útil dizer como dispor estes símbolos na arte.

    • Boa tarde Penélope,
      Nesse caso depende muito da sua arte, de como o cliente quer o material.
      Obrigada por sua participação em nosso site.
      Abçs.
      Equipe Atual Card

  • Ana disse:

    Parabens o post esta otimo, tenho uma duvida eu tenho que fazer o trademarket em todos os paises? ou se fizer em um so ja vale internacionalmente, por exemplo se moro fora do Brasil posso fazer o trademarket online por um site Brasileiro, ele sera valido fora do Brasil ?

    muito obrigada

    • Boa tarde Ana,
      Obrigado pelo elogio. Para sanar a sua dúvida é necessário que procure uma empresa especializada em patentes.
      Att.
      Equipe Atual Card

  • Allysson disse:

    Esclarecedor ! obrigado pelas informações!

  • Leonardo De Abreu disse:

    Olá, tudo bem? Esse post me ajudou bastante, mas ainda tenho uma dúvida. Digamos que eu mesmo crie um logo pra minha empresa e queira registrar tanto o direito autoral do design quanto a marca, eu uso TM e C juntos no logo ao mesmo tempo ou não?

    • Olá Leonardo,
      Obrigada por sua participação em nosso blog.
      Então, nesse caso você precisa contactar um advogado ou empresa que trabalhe com direitos autorais para tirar a sua dúvida e te orientar bem certinho.
      Abraços,
      Equipe Atual Card


Assuntos Relacionados

Frases no seu portfólio que passam a mensagem errada

Utilizando Furos Especiais

5 passos para melhorar a produtividade do seu trabalho em casa