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A criatividade morreu?

Postado em 24/09/2010

Vamos começar este artigo com uma frase bastante conhecida:

Nada se cria. Tudo se copia.

Você já deve ter ouvido falar muito sobre isso. Mas, será que é verdade mesmo? Existem muitas formas de criar algo novo. Tudo bem, talvez não novo, mas diferente sim.

Por Alexandre Bigaiski

Já notou algum material gráfico com um elemento ou uma foto exatamente igual à que você viu em outro material? Isso é meio comum. Em um mundo onde as pessoas usam quase como um mantra a frase “Nada se cria. Tudo se copia”, existem poucas inovações realmente. E é também verdade que algo advém de outro. Todo o conhecimento que você possui será usado durante a sua vida para realizar várias tarefas, inclusive criativas. Quando você cria algo “novo”, está usando conhecimentos e elementos que já viu e/ou que fizeram parte da sua vida.

Entretanto, a resposta para o título desse artigo é não. A criatividade não morreu e nem vai, pois ela é extremamente importante até mesmo para a sobrevivência do ser humano. Mas voltemos à área gráfica.

Então você precisa criar um material diferente, inovador, incrível para um cliente. Comece utilizando as formas que você conhece para ativar a sua criatividade. Se não conhece nenhuma forma, já é hora de conhecer. A criatividade é algo muito importante para o trabalho.

Vamos a um exemplo prático. Você precisa colocar a imagem de um rosto humano no material gráfico do seu cliente. O que é melhor? Comprar uma foto em um banco de dados (que, aliás, pode ser usada por outras pessoas)? Ou fazer um desenho personalizado de um rosto? Acredito que a última opção é a mais indicada.

Mas como assim? Eu não sei desenhar!

Obs.: Tudo bem. Se você sabe desenhar, ignore essa frase. Mas continue lendo o artigo, ele será interessante para você também.

OK. Você não sabe desenhar. Mas você pode encontrar vários tutoriais pela internet, em forma de texto, áudio e até vídeo. Normalmente eles estão bem explicados. Você também pode modificar totalmente uma foto com o Photoshop, por exemplo. Se procurar no Google, você encontra vários tutoriais que explicarão como fazer isso. Como exemplo, vamos mostrar um tutorial em vídeo. Ele explica como desenhar um personagem no Corel Draw. Dá uma olhada e veja só como é bacana.

Vídeo

Gostou? Lembre-se de que quanto mais personalizado estiver o seu trabalho para o seu cliente, melhor o trabalho ficará. Então, mãos à obra! Deixe um comentário para nós contando sobre como você personaliza os materiais dos seus clientes.

Depois, leia mais artigos do nosso blog.

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  • Machado disse:

    Deu até vontade de aprender a vetorizar !

    5521…….

  • Daniel Lima disse:

    Claro que a criatividade não morreu… e, tão pouco morrerá…

    Porém… devemos levar em contar que as pessoas não dispõem ( ou querem querem perder) de tempo “descobrindo/entender” como algo funciona.

    Não posso afirmar com tanto certeza na área gráfica… porém, quando o estamos falando de net… por mais que queiramos ser original… temos que fazer essa “originalidade” com cuidado… pois o internauta (cliente em potencial de um determinado serviço ou produto) não vai querer perder tempo “aprendendo/entendo” como o site funciona… tudo tem que ser claro e direto!

    Talvez por isso estejamos vendo tantos trabalhos parecidos (na área de web…)!

    Concordo que personalizar é sempre um diferencial… porém, sempre com o pensamento:

    “Temos alguns segundos para prender a atenção e passar a mensagem ao cliente.. seja na net ou em algum impresso… entao, pra que arriscar?!??!”

    Cuidem-se…

  • MK disse:

    Legal a idéia, mas podemos diferenciar tb no material, mas sempre depende do que o cliente quer/precisa.

    Prefiro trabalhos em que eu possa demonstrar valor qndo meu cliente mostrar seu material impresso

  • Designjr disse:

    È… Realmente a criatividade não morreu e jamais morrerá. Existe um termo na publicidade chamado “Brainstorm” (Tempestade de idéias), que consiste na exploração a princípio desorganizada de várias idéias relativas àquilo que se pretende executar, para depois ser organizada passo a passo sendo assim aproveitadas as melhores idéias, até chegar num produto final… Seria, literalmente, viajar profundamente no universo do produto que se propõe a criar. Se todos os artistas gráficos conseguissem fazer essa experiência em seus trabalhos, ainda que em fase experimental, com certeza os trabalhos começariam a fluir de forma incrivelmente mais criativa e original. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre o assunto.

  • Hoje em dia realmente é dificil ter uma idéia original, com tantas referencias a nossa volta vamos moldando nossa forma de fazer arte, mas sempre é bacana quando sai algo inovador, e assim agregamos nao só a satisfação do cliente, mas a de outros possiveis que verão a arte. É claro que podemos produzir uma foto tambem, hoje é até barato, ou edições na imagem comprada tambem produzem ótimos resultados, ou nao utilizar imagem nenhuma tambem. Independente disso, a criatividade é algo que acaba sendo inserido no cotidiano do designer, experimenta ficar um dia sem ela!

  • Lianderson disse:

    Realmente a criatividade jamais será extinta, mas sobreviverá somente naqueles que não se acomodam com o fantasma do imediatismo, onde a necessidade do cliente e seu desespero por ver seu trabalho executado vão eliminando cada vez mais grandes mentes brilhantes, e tornando-as em grandes maquinas de xerox ambulantes somando apenas em matemática como +1. Aqueles que não se acomodam e não se vendem a tal ideal, apesar de ter de se esforçar mais, conseguem sair da matemática de +1 e se tornam exemplo sendo apontados como “realmente esses caras fazem a diferença”. Talvez alguns do imediatismo digam que não importa se é cópia, o importante é “satisfazer” seus clientes, que cada vez com descontentamento maior procuram algo diferente.
    Alguns clientes possuem as idéias, mas não sabem quanto tempo e qual o grau de dificuldade que isso terá. Cabe ao profissional orienta-lo para que ao ver o resultado final o cliente não fique somente contente, mas totalmente surpreendido com a dinâmica e criatividade aplicada ao serviço, tornando-o também, não apenas +1, mas fazendo-o se destacar em meio a tantos parecidos.

    • Olá Lianderson.

      É muito bom saber que existem profissionais que não se acomodam diante do seu trabalho. O seu comentário é muito importante para todos nós. Obrigado.

      Abraços e bons negócios.

  • Adalberto disse:

    O grande problema é que naum se consegue cobrar mais a arte final hoje, por isso ninguem mais quer aprender e perder um tempão fazendo algo tá artesanal quanto a vetorização. É uma pena mas o mercado “PROSTITUIDO” como esta indo de mal a pior. Será que o TRABALHO PROFISSIONAL vai PERMANCER VIVO daqui a uns tempos???

    Forte abraço a todos.

  • weric barrinha disse:

    devemos tentar manter o grafico que o cliente necessitar… as vezes precisamos apresentar algo renovador pra ele … precisamos de ares diferentes com a net para tentar aproximar em um layout que podera agrada-lo ,,, mais concerteza esse artigo e tamanha importancia para nós! Valeu …

    w.b design

  • Alexandre Costa disse:

    No meu caso , tanto no Corel como até em “mão livre”, eu só sei fazer uma cópia. Qualquer imagem , consigo fazer igual, porém a criatividade como q está pessoa tem para fazer o q fez, seria como a daqueles grafiteiros q pintam coisas incríveis. Este indivíduo (a), tem o dom, é um artista no corel!

  • Renan G. Leithold disse:

    Muito bom o artigo. Só para complementar, existe também vários materiais que são muito úteis para os designers. Como por exemplo a revista Photoshop Creative, ela traz vários exemplos e exercícios para exercitar sua criatividade, é uma boa pedida para quem está começando ou está sem idéias. O melhor modo de fazer algo novo é ter um bom caderno e quebrar a cabeça mesmo, pois só vem a vitória depois do esforço. Depois de ter uma boa base e idéias primárias as coisas se tornam mais fáceis e objetivas.

    Grato

    Renan G. Leithold

    Gerente de Marketing.

    • Olá Renan.

      Muito obrigado pelas suas dicas, principalmente sobre a revista. Todos os profissionais devem ler esse tipo de publicação.

      Abraços e bons negócios.

  • A criatividade não morreu, alias, ela é indispensável ao profissional da área de marketing… mas são poucos os profissionais que realmente merecem estar no “hall of the fame”.

    O que acontece é que, o acervo gráfico free disponibilizado hj na net é muito vasto e muito bom. Materiais vetorizados, fotos em alta definição, tudo issu a um clique, facim.

    Não usar desse acervo gratuito e de excelente qualidade é bobeira, mas usar idêntico sem alterar nada, sem dar o seu toque, a sua personalização é mais bobeira ainda.

    Quando recebo um arquivo desses, desmembro ele todo, quero saber como foi feito, quais ferramentas foram usadas, os efeitos aplicados, pois é aprendendo a usar as ferramentas que temos nas mãos é que vamos construir asas às nossas imaginações, ou seja, vamos conseguir transformar a criatividade em realidade.

    A dica que deixo a todos é essa, quando baixar um arquivo que seja muito bom, desmembre ele, fuça ele todinho use só metade dele no seu projeto, personalize essa metade, mude de cor, aplique mais efeitos, abstraia alguns, deixe sua criatividade falar com vc e levar seu trabalho ao sucesso e à excelência.

  • Alexandre Nobre disse:

    As idéias não morrem, o que morre e o tempo que os clientes nos impõem, trabalho com fabricação de moveis personalizados, no nosso setor de projetos deixamos de criar novas idéias pq o cliente quer pra ontem o impresso com o leiaute do ambiente, então acabamos fazendo quase tudo parecido. E pra piorar na hora q montamos o ambiente cerca de 30% não gostam de alguma coisa e pedem pra mudar, assim gerando mais despesas, tanto para o cliente quanto para o prestador. Hj tudo gera entorno do tempo.

  • Na verdade acredito realmente que tudo se copia. Afinal de contas, o copiado alterado é novo. Isso acontece desde Socrates…. Mas a criatividade realmente não acabou o que está acabando é a vontade de se inovar… com o Google tudo ficou mais fácil e prostituido.

    Abraços

  • Célio Dário disse:

    Olá gostei muito da matéria, olhasó nao sou um Design gradico dos bons apenas estou começando sou um cara muito curioso uso o corelDraw x5 vi uma vez um cara usando a versao 12 e gostei do q ele estava fazendo ai qndo ganhei o meu primeiro pc baixei o corel x3 ai comecei a escrafunchar o corel recentemente fui fazer uma revista pra um cliente ai eu personalizei o trabalho dele e ele sem enterder preferia buscar imagens da internet para colocar ao invés de deixar mais personalizado cada anuncio da revista,

    peço a vcs uma ajuda eu estou começando nessa aréa o meu msn é o mesmo do meu nome apenas sem os acentos quem quiser me ajudar muitissimo obrigado


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