Home Carreira e Mercado de trabalho Todos os Posts Como escolher o equipamento para o seu escritório de freelancer em casa

Como escolher o equipamento para o seu escritório de freelancer em casa

Postado em 10/05/2011

Uma vez que você decidiu trabalhar em tempo integral como freelancer, talvez esteja considerando a hipótese de montar um escritório em sua casa. O seu escritório deve ser funcional, mas também deve ter personalidade. Tudo deve ser útil, confortável, acessível, ergonômico, e até mesmo “legal”. Vamos ver algumas dicas de como montar o seu escritório em casa, com os equipamentos certos para você.

Por Alexandre Bigaiski

Baseado no artigo 5 Ideas for Choosing Your Home Office Equipment Setup, do blog Freelance Switch.

Dica 1: Suporte e Ergonomia

Vamos dizer que você passe quatro horas do dia trabalhando em seu escritório em casa. Talvez você pense que a aplicação de ergonomia não é tão necessária assim. De qualquer forma, a ergonomia é importante para que você faça mais trabalhos e com mais prazer. E claro, depois que você terminar o seu trabalho, terá mais energia e disposição para fazer outras coisas.

Para pessoas das quais os pés nem sempre tocam o chão, é importante ter um apoio para os pés. Isso evitará que as suas pernas “adormeçam” e fará com que a sua postura melhore.

Se você já teve um teclado barato, sabe que tem que pressionar as teclas com muita força. Nada pior do que um teclado que prejudica as dobras dos seus dedos – partes muito sensíveis do corpo – e atrapalha a velocidade do seu pensamento.

Um bom apoio para os pés, uma cadeira adequada, um bom teclado são partes fundamentais para que você não tenha problemas físicos, mas considere também a aquisição de uma mesa ajustável à sua altura. Certamente, essas dicas evitarão problemas na sua saúde.

Dica 2: Utilidade

Não importa a quantidade de monitores que você usa, o que importa é que eles estejam exatamente onde devem estar: em frente aos seus olhos.

Existe uma grande utilidade para os quadros brancos, principalmente se você quer fazer algumas anotações importantes que não podem ser esquecidas, ou então em um processo de brainstorming, ou simplesmente quando a tela do seu computador já não é útil para determinada tarefa em determinado momento.

Tão importante quanto utilizar a poltrona certa para sentar-se, a iluminação do lugar também deve estar adequada. Procure trabalhar em um ambiente bastante iluminado, ou então, você pode ter problemas de visão.

Você até pode não precisar de um local para guardar suas coisas, mas é melhor ter este lugar e não precisar do que precisar e não ter. Além disso, ter um lugar para guardar o seu material ajuda a deixar de lado (pelo menos por um tempo) aqueles projetos nos quais você não está envolvido no momento.

Não fique limitado às caixas de som do seu laptop. É muito importante gastar um pouquinho mais e ter um bom sistema de som, pois ele pode ser essencial para o seu trabalho criativo.

Dica 3: Durabilidade

Neste momento, as ligações para você podem ser apenas cobranças. Mas, em um futuro próximo, você vai ter de se desdobrar para atender ao telefone. Considere a ideia de adquirir um aparelho que tenha durabilidade. Fatalmente, você acabará derrubando-o no chão ou derrubando a sua xícara de café em cima dele.

Se você fica, ou pretende ficar, durante muito tempo em uma ligação com um cliente para falar sobre aquele cartão de visitas ou outro material gráfico que ele precisa, por exemplo, talvez seja interessante você ter um telefone sem fio. Entretanto, considere que um telefone sem fio pode não segurar a carga da bateria por muito tempo, ou pode haver interferências quando a sua mulher estiver usando o forno micro-ondas. O importante é considerar que tipo de equipamento é melhor para o seu caso.

Dica 4: Economia

Você vai precisar de cafeína no seu trabalho como freelancer. É quase uma lei. Então, em vez de você pegar o seu carro e ir ao mercado, ou uma lanchonete, para comprar um café, considere a compra de uma máquina de café. Provavelmente você vai economizar muito mais.

Dica 5: Sim, tenha um escritório “legal”

OK, agora que você já tem um teclado bom, ergonômico, que não prejudica a sua saúde, considere a hipótese de ter um teclado sem fio. Se você usar uma caneta, por que não ter uma caneta que, ao mesmo tempo em que escreve ou desenha, digitaliza tudo?

Considere também a compra de uma planta. Sim, uma planta! Além de fazer companhia a você ainda te dá motivos para se distrair um pouco. Além disso, cria um ambiente saudável dentro do escritório.

Além dessas dicas, pense em outras coisas que farão com que o seu escritório fique mais legal e confortável para você.

O equipamento certo para o seu escritório

Depois de ter montado o seu escritório da forma certa, e ter colocado o seu toque pessoal nele, é hora de começar a ligar para clientes, agendar visitas, trabalhos etc. Boa sorte na escolha dos equipamentos ideais para o seu escritório.

Gostou do artigo? Comente. Conte-nos como é o seu ambiente de trabalho.

Depois, leia mais artigos do nosso blog.

Gráfica Atual Card https://blog.atualcard.com.br

Tags:, , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Mauro Lang disse:

    Interessantíssimo o post, pois esclarece muitos pontos que só conseguimos descobrir com o decorrer do tempo.
    Quando comecei era tudo na base da gambiarra e aos poucos fui ajeitando tudo. Hoje trabalho com numa estrutura enxuta (Notebook, Multifuncional, Telefone e Carro), mas confesso que já passou da hora de expandir, felizmente.
    Como terceirizo toda a parte de imrpessão (digital e off-set), não tive a necessidade de investir em máquinas, mas a coisa está mudando e quero pegar aquele cliente que não precisa de quantidade.
    Para o próximo ano já está programado alugar uma sala comercial, comprar uma boa impressora laser, uma guilhotina semi-automática, enfim concentrar tudo que é necessário para uma gráfica rápida, incluíndo a contratação de funcionários. É o tal negócio, estou crescendo e a pouca estrutura que tenho já está no limite, então a expansão é inevitável.
    Hoje eu faço tudo: compro, vendo, entrego, visito clientes, faço a arte, atendo ao telefone, faço o cafezinho, troco o galão de água, enfim, sou quase um BomBril (rsrs), mas em compensação não tenho finais de semana, férias, e o mais importante: não consigo arrumar tempo para estudar, acumular conhecimento.
    Tudo isso, quando comcecei, foi planejado para 2 anos, tempo que tenho de residência em Brasília, e felizmente o limite está chegando antes do prazo projetado.
    Enfim, me propuz a trabalhar desta forma e é isto que estou fazendo… até quando não der mais. Sucesso total!!

    • Olá Mauro.

      Realmente, trabalhar como freelancer não é nada fácil. Mas também têm as suas vantagens. Isso que é o importante, trabalhar e crescer. Parabéns pela força e dedicação. Em breve, postaremos aqui no blog da Atual Card, artigos sobre a saúde do freelancer. Bem interessante também.

      Abraços e bons negócios.

  • Thiago Auler disse:

    gostei muito da dica 4!!!!!!!!!

    valeu pessoal da atual card,
    que continuem com o ótimo trabalho que tem feito
    suprindo as nossas necessidades!
    mtu bom trabalho tem feito mesmo suporte mto bom!

    Você vai precisar de cafeína no seu trabalho como freelancer. É quase uma lei. Então, em vez de você pegar o seu carro e ir ao mercado, ou uma lanchonete, para comprar um café, considere a compra de uma máquina de café. Provavelmente você vai economizar muito mais.

    • Obrigado, Thiago. Sabemos mesmo que o café é um dos itens mais importantes. 🙂
      Abraços e bons negócios.

  • Thiago Mendes disse:

    Importantíssima dica!
    principalmente a parte da planta! Sugiro também um aquário (com um ou dois peixes dentro), pq só nós, designers gráficos sabemos como é que ficamos quando pensamos muito e não encontramos soluções para alguns problemas, esfriar a cabeça e relaxar nessas horas é essencial, e nada melhor que alguma distração que não tire-nos do foco.
    Obrigado pelas dicas!

    • Olá, Thiago.

      Nós é que agradecemos o seu elogio e comentário.

      Abraços e bom fim de semana.

  • Regis Deiques disse:

    Parabéns pelas dicas, meu escritório é na minha sala e tenho duas samambaias que me ajudam muito. Outro dia estava travado e de repente me vi cortando e adubando as duas.
    Logo a seguir terminei os projetos e o cliente ainda me encaminhou outros dois.
    Abraços

  • Gostei bastante da matéria. Pois, nós freelancer preocupa-monos muito com o fazer trabalhos e não nós atentamos muito ao conforto. Ainda bem que temos parceiros que sempre estão atentos para nos auxiliar. Valeu mesmo por estas dicas, começarei a colocar em pratica estas dicas.


Assuntos Relacionados

Como apresentar o seu trabalho ao cliente

5 Plugins essenciais para turbinar o seu Photoshop

Revolução no Pre-flight