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Como lidar com críticas ao seu design

Postado em 18/04/2011

Seja qual for o tipo de trabalho que você realiza, ele sempre será criticado, positiva ou negativamente. Muitas pessoas não sabem lidar com as críticas e acabam sendo prejudicadas por isso. É praticamente uma regra do mundo, existem pessoas que vão gostar do seu trabalho e outras não. É impossível agradar a todos. Mas, como lidar corretamente com as críticas ao seu trabalho?

Por Alexandre Bigaiski

Baseado no artigo How to Effectively Deal With Design Criticism”, do blog Designzzz.

Se você é designer gráfico, por exemplo, provavelmente participa de fóruns na internet, nos quais tem que lidar com críticas o tempo todo, tanto boas como ruins. É preciso saber lidar com os dois tipos de críticas. Algumas dessas críticas não valem a pena ser respondidas, melhor simplesmente ignorar.

O melhor jeito de lidar com isso provavelmente é usar estas críticas negativas como maneira de evoluir na carreira, mas sabemos que não é tão simples assim. Então, vamos ver algumas dicas básicas de como lidar com as críticas negativas ao seu design.

O que é crítica?

A crítica é, basicamente, alguém falando bem ou mal sobre você ou sobre o seu trabalho. Muitas pessoas não sabem lidar com isso por uma série de razões. Na sua vida, tanto pessoal como profissional, você vai receber muitas críticas. É importante você saber que, tanto as críticas positivas como as negativas, têm seus lados positivos e negativos.

As críticas sempre farão parte da sua vida, por isso é importante saber lidar muito bem com elas.

Críticas – Boas e Ruins

A crítica depende muito de quem a está fazendo e para que pessoa ela é dirigida. Ela pode ser completamente construtiva ou destrutiva, dependendo da maneira como a pessoa que a está recendo a aceita.

Antes de você aprender a lidar com as críticas, você precisa saber criticar. Tenha em mente que as críticas que você faz podem machucar os sentimentos de alguém. Portanto, é importante transmitir a sua crítica de forma apropriada. Isso também vai fazer com que a sua credibilidade aumente.

A crítica construtiva vai ajudar as outras pessoas a melhorarem o seu trabalho. Mas, preste atenção! Você tem direito de criticar alguém, mas nunca degradar o seu trabalho ou humilhá-lo. Então, tente fazer críticas sempre positivas e, quando você for criticado, leve sempre para o lado positivo e use a crítica para evoluir no seu trabalho.

Resposta às Críticas

Lembre-se de que as críticas fazem parte do seu trabalho. Algumas pessoas preferem ignorar todas as críticas negativas mas, definitivamente, está não é uma boa ideia. Ignorando todas as críticas negativas você não terá informações para evoluir na carreira. Se você realmente quer evoluir no seu trabalho, responda às críticas, mas de maneira controlada.

As críticas trazem a você coisas que provavelmente nem percebeu em seu trabalho. Saiba responder adequadamente às críticas para poder crescer na carreira.

Isso com certeza o ajudará a ser um Designer (ou qualquer outro profissional) melhor. Aprovar o seu próprio trabalho sozinho só serve para inflar o seu ego. Conseguir a aprovação do seu trabalho por todo mundo é o que você precisa e, de qualquer forma, o mundo é composto de pessoas. Então, aceite as críticas e use-as para melhora na sua profissão.

Você tem que lidar com críticas o tempo todo, e isso vai melhorar as suas habilidades de comunicação. Isso também é importante para você conhecer cada vez mais sobre o mundo do Design e ajuda-o também a manter-se motivado. Quando você aprende a aceitar as críticas negativas, isso o tornará humilde. Não deixe as críticas machucarem o seu ego.

Maneiras de Lidar com as Críticas Negativas

A maioria das pessoas tornam-se defensivas ao se deparar com críticas negativas. Se não for o caso, elas provavelmente as ignorarão e, de nenhuma forma, essa é a melhor atitude a ser tomada. Vamos ver então algumas dicas:

1. Mantenha o Positivismo

Quando estamos falando de Design, falamos de algo bastante subjetivo. Ninguém realmente pode dizer se você está certo ou errado. Todo mundo vai simplesmente opinar sobre o seu ponto de vista, porque o Design é uma área muito vasta. Então, você não pode ignorar nenhum tipo de crítica.

Nem todo mundo consegue ver as coisas do seu ponto de vista, então, a discordância faz parte do seu trabalho. Lembre-se sempre de que as pessoas estão criticando o seu trabalho e não a sua personalidade. Então, nunca leve as críticas para o lado pessoal. Mantenha a sua atitude positiva e responda calmamente.

2. Cuidado com a Primeira Reação

Normalmente, a primeira reação de quem está sendo criticado é ficar defensivo. Você não tem que dizer algo do qual depois vai se arrepender. Então, espere um pouco e pense no que a pessoa realmente quer dizer. Uma vez que você se livrar da raiva, você poderá dar uma resposta apropriada.

3. Aprenda a Transformar o Negativo em Positivo

Para ser bem sucedido em qualquer carreira, é preciso que você aprenda a perceber os aspectos positivos de qualquer situação. Uma pessoa pode transformar algo negativo em positivo, dependendo de como ela percebe tal situação.

Se alguém está criticando negativamente um trabalho seu, aproveite a oportunidade para aprender, melhorar e crescer. Se você achar que a pessoa que o está criticando está errada, conforte-se na ideia de que ela está em um dia ruim e está de mau humor. Simplesmente ignore.

4. Diferenciando as Críticas Úteis das Inúteis

É muito importante diferenciar as críticas positivas das negativas. As críticas que merecem atenção são somente aquelas que são claras e lógicas. Críticas sem embasamento como “eu não gostei das cores deste cartão de visita” são inúteis. As críticas positivas são dadas por aquelas pessoas que explicam claramente o seu ponto de vista e desejam realmente ver uma melhora no seu trabalho.

5. Aprenda com as Críticas

Existe um propósito para tudo neste mundo. Deixe as críticas agirem. Você não pode ignorar a opinião de uma pessoa para a qual você trabalha. As críticas ajudarão você a identificar os seus pontos fracos e fortes. Lembre-se de que você nem sempre está certo e que outras pessoas podem dar sugestões melhores. A prática faz uma pessoa perfeita, então trabalhe com as sugestões das outras pessoas e evolua na sua carreira.

Finalizando

A única maneira de lidar bem com as críticas é entender que elas não são um ataque pessoal. Uma vez que você realiza algum tipo de trabalho, tem que saber que existirão comentários bons e ruins sobre ele. Levar em consideração os sentimentos em qualquer crítica que recebe não vai leva-lo a lugar nenhum. Na verdade, isso vai acabar com a sua confiança e vai impedir que você trabalhe corretamente. Sempre aceite as críticas saudavelmente e considere-as um caminho para evoluir.

O que você achou do artigo? Aproveite e comente.

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  • DANIEL LINEKE disse:

    Achei esse artigo um lixo, deve ser melhorado no conteúdo!rsrsrs…

    brincadeira, era só um exemplo de críticas desestrutivas que recebemos, o blog tá de parabéns, foi muito bom, poder ler mais sobre isso, afinal nós designer passamos por isso diariamente!

    • Olá, Daniel.

      Quase nos pegou com a sua brincadeira! 🙂 Obrigado pelo elogio. Muitos profissionais ouvem críticas deste tipo, o importante é saber lidar com a situação.

      Abraços e bons negócios.

  • Lian disse:

    Excelente artigo. Venho acompanhando o blog da Atual Card há um tempo, e os artigos são muito bem bolados. São artigos que servem tanto pra nossa vida profissional, como pra vida pessoal. Vocês estão de parabéns.

    • Olá Lian.

      Muito obrigado mesmo. Esperamos que você e os outros visitantes do nosso blog continuem gostando.

      Abraços e bons negócios.

  • Thais disse:

    Muitoo bom, gostei de verdade, um outro amigo meu me enviou esse link por ter achado interessante, e por sua vez somos Designers Gráficos, e convivemos diariamente com isso, parabéns pelo artigo.

  • joao wilian disse:

    Meus parabens a equipe da atuas card , sou Designers Gráficos, convivo com isso diariamente,

  • Ramon disse:

    ótimo artigo, mas ainda não tira a nossa raiva e nem nosso desapontamento, quando achamos que nosso trabalho está show e alguém diz: olha acho que está legal, mas podemos mudar…. podemos mudar TUDO!!!!!!!
    grgrgrgrgrgrgrgrgrgrgr

    No momento que recebi o e-mail estava recebendo uma crítica dessas!

    Valew pessoal

    • Não é fácil mesmo, Ramon. Estamos recebendo críticas o tempo todo, a melhor saída é levar em consideração o que essas críticas podem trazer de bom para nós.

      Abraços e bons negócios.

  • beto jr disse:

    Muito bom o artigo. No mundo gráfico em que vivemos, a crítica positiva ou negativa de um trabalho deve ser compartilhada por todos, assim o que foi dito terá sua relevância e entendimento. Realmente o ver de cada um é de cada um. Mas em se tratando de chefia, é bom ficar antenado e atualizado com as tendências e as técnicas de design que nunca falham e nos ajudam a construir qualquer que seja a peça gráfica com criatividade e bom gosto.

    • Olá Beto. Com certeza, de qualquer forma, sempre devemos estar atualizados com as tendências. Afinal, todas as formas de aprimorar o nosso trabalho sempre são bem-vindas.

      Abraços e bons negócios.

  • PAULO disse:

    Ola bom dia, gostei muito. Vivendo e aprendendo. É muito importante diferenciar as críticas positivas das negativas. VLW

    • Sim, Paulo. E saber aproveitar as críticas negativas a nosso favor.

      Abraços e bons negócios.

  • Marcelo Lemes disse:

    Vou passar esse artigos para meus amigos designers, pode ajudar bastantre na auto-estima.

  • BRAIS disse:

    BOA TARDE GOSTEI MUITO, DA IDÉIA E OBRIGADO PELO APOIO DE VCS.

    ATÉ PORQUE ME DEPARO MUITO COM ESSAS SITUAÇÕES MAS GRAÇAS A DEUS SEMPRE OBTIVE O CONTROLE, MAS É SEMPRE BOM UM POUCO DE CONHECIMENTO

    • Realmente, às vezes é difícil se controlar, mas é muito importante mesmo. Obrigado pelo elogio e boa tarde.

  • Boa tarde! Muito legal o artigo. Trabalho como designer gráfico, na verdade com designer de embalagens em uma indústria farmacêutica. Sei muito bem lhe dar com esse tipo de situação e o texto que eu acabei de ler só veio a comprovar que eu sei ouvir críticas e me acrescentou muito sobre o tema.
    O que eu mais ouço é justamente o que está escrito no artigo: – Críticas sem embasamento como “eu não gostei das cores deste cartão de visita” são inúteis. – Parabéns pelo texto! Gostei muito…se possível acessem http://www.medquimica.com para conhecerem meu trabalho. Não conhecia o Blog, mas agora pretendo acessá-lo sempre, já está em meus favoritos. Abraços…

    Léo

    • Olá Leonardo.

      Obrigado por ter visitado o nosso blog e pelos elogios. Realmente é um pouco difícil lidar com essas críticas, mas devemos tentar sempre nos controlar para manter o bom relacionamento com o cliente. Vamos dar uma olhada no seu blog sim.

      Abraços e bons negócios.

  • Alfredo Cabral disse:

    Show de bola. É importante sabermos sobre estas informações, pois, é a coisa mais chata não conseguirmos lidar nestas situações. Muito obrigado pelas dicas pessoal, que sirvam para muitos abrirem os olhos e se confortarem. Parabéns.

    • Obrigado, Alfredo. Vamos continuar sempre postando artigos com dicas para os freelancers.
      Abraços e bons negócios.

  • Diego Marques disse:

    Vocês estão de parabéns por todos os artigos do blog.
    Tem sido muito nutritivo para nós designers gráficos, vendedores e multifuncionais do ramo gráfico.
    Continue sempre assim, temos sido motivados com o conteúdo desse blog!
    Abração

    Diego Marques
    DM’Arts Serviços Gráficos

    • Olá Diego.

      Agradecemos muito pelo seu comentário e por ser um leitor do nosso blog, e ficamos felizes em saber que o conteúdo está agradando.

      Abraços e bons negócios.


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