Técnicas de Venda

Como se prevenir para que os clientes não atrasem o seu pagamento

By Atual Card

August 29, 2012

Como se prevenir para que os clientes não

Um dos grandes problemas de um freelancer é o recebimento adequado do seu pagamento. A maioria dos clientes pagam tarde ou não pagam, não por mal, mas porque não gostaram do resultado final, ou não têm certeza de que realmente querem o trabalho, ou desistiram. Mas você fez o trabalho e gostaria de ser pago. Fim da história.

Por isso, é importante que o freelancer tome algumas precauções para que ele possa ser pago de forma correta pelo cliente.

1. Faça a sua pesquisa

Saiba o máximo que você puder sobre o futuro cliente. Procure referências de pessoas que já trabalharam com ele. Tente encontrar um jeito de conhecer sobre o seu comportamento financeiro. Você não vai querer perder tempo com um cliente que atrasará o seu pagamento ou que, muitas vezes, nem irá te pagar.

2. Tudo gira em torno do contrato

Nunca faça um trabalho sem antes redigir um contrato. Apesar de levar algum tempo para redigi-lo, vai fazer com que você não perca tempo e nem dinheiro no final do trabalho. Apertos de mão, confirmações com a cabeça ou verbais não vão te ajudar muito. Tenha tudo por escrito.

Coloque no contrato todos os termos de pagamento. Quanto o cliente vai pagar, como, e qual será o prazo para que ele realize o pagamento. Coloque também no contrato que “oposições opinativas” não serão aceitas. Especifique que você é um profissional e que o trabalho que o cliente contratou vai ser feito por alguém que entende do assunto.

Especifique também que, se o cliente mudar de ideia e quiser mudar o material, que existirá outro tipo de transação, outro contrato, outra forma de fazer o trabalho. Enfim, outra negociação.

3. Utilize fatura

Garanta que o seu cliente não fará nenhuma pergunta depois de receber a fatura. Deixe tudo claro: a quantia que ele deve pagar, quando ele deve pagar, quais as formas de pagamento serão aceitas por você, e todas as formas de contato com você para eventuais informações detalhadas sobre o pagamento.

Evite colocar na fatura outro tipo de assunto. Seja direto e objetivo. Além disso, o fato de você usar palavras como “por favor” e “obrigado” aumentam as chances de você ser pago pelo cliente, e melhoram a sua relação interpessoal.

4. Comunicação constante

Às vezes, os clientes podem, simplesmente, esquecer. Por isso, você deve manter sempre contato com eles. Assim, você será lembrado (assim como o seu pagamento).

Faltando uma semana para o prazo do pagamento, envie ao seu cliente um lembrete bem educado e simpático. Isso pode ajudar muito àqueles clientes esquecidos. Além disso, quando o cliente percebe que você está sempre atento à sua agenda, ele vai fazer com que o seu pagamento seja prioridade.

5. Torne tudo fácil

Vamos falar a verdade: quanto mais fácil for fazer algo, mais chances existem das pessoas fazerem. Então, facilite o pagamento por parte do seu cliente. Pode ser em cheque, cartão de crédito, débito automático etc. Isso fará com que o cliente te pague mais rápida e facilmente, realizando a transação assim que ele receber a fatura.

Então, gostou do artigo? Como você faz para receber o pagamento do seu cliente? Lembramos que este artigo contém apenas dicas. Cada profissional deve encontrar a melhor forma de receber o seu pagamento e estudar um pouco mais sobre finanças.

Abraços e bons negócios.

Atual Card Gráfica https://blog.atualcard.com.br