Home Carreira e Mercado de trabalho Todos os Posts Como se tornar um freelancer de sucesso

Como se tornar um freelancer de sucesso

Postado em 16/02/2011

Um trabalho fixo garante que você tenha um salário no final do mês. Mas não existe nada como ser o seu próprio chefe. O problema é que não é tão simples administrar o jeito freelancer de viver. Não é fácil largar uma carreira estável para trabalhar por si, mas aqui temos algumas dicas para você ter sucesso como freelancer, sendo vendedor, designer ou tendo qualquer outro tipo de trabalho. Por Alexandre Bigaiski

Traduzido e adaptado do texto Tips for Becoming a Successful Freelancer, do blog Designzzz.

Regras Básicas

Disciplina

Este é o item básico. Muitas pessoas gostam de trabalhar como freelancer porque têm liberdade de fazer os seus próprios horários, trabalhar onde quiser, quando quiser. Sim, está certo, mas até certo ponto. Mesmo tendo essa liberdade, saiba que você precisa agendar o seu trabalho, marcar horas, períodos, quando e como seu trabalho será feito. Se você não conseguir administrar isso, todo o seu trabalho como freelancer vai por água a baixo.

Marketing

Você tem que fazer o seu marketing. Fazer ligações, procurar por clientes. Você não pode ser tímido. É uma boa ideia pesquisar e estudar um pouco as dicas de marketing. Aqui mesmo no blog da Atual Card temos várias delas. E existe muito material sobre o assunto por aí, é só pesquisar.

Escolha um nicho

Você pode ser um designer completo, fazer design gráfico, de produtos, de móveis, logos etc. Mas você deve focar em apenas um tipo de design, como o design gráfico, por exemplo. Você pode também focar em tipos de design mais específicos, como logos. A princípio pode parecer que isso vai diminuir o seu número de clientes, mas as chances de sucesso são maiores em um mercado tão competitivo.

Políticas

Defina as políticas, as características, do seu negócio. Esta é a maneira de você alcançar os seus clientes. A política pode ser, por exemplo, trabalhar com os menores preços do mercado, ou oferecer a ele infinitas revisões de material, até que ele fique exatamente como o cliente quer. Nem pense em esconder preços ou mentir sobre qualquer coisa!

Como começar o seu negócio

Comunicação

Em primeiro lugar, você precisa se comunicar. Precisa fazer marketing! Como o seu cliente vai chegar até você se ele nem sabe que você existe? A principal dica de comunicação é que não é necessário ser muito técnico em sua linguagem. Tente fugir do hábito de falar termos muito técnicos. Acredite, uma grande parte dos seus clientes não entendem (e não são obrigados a entender).

Alavancando o negócio

É ótimo quando você é muito bom em alguma coisa, mas é essencial para um freelancer “alavancar” o seu negócio. Isso inclui marketing, coordenação, recursos humanos... Acho que você já entendeu o que quero dizer.

Conclusão

Poderíamos escrever neste tópico para sempre, mas precisamos ser sucintos, objetivos. O trabalho de freelancer não é fácil no começo. Mas, uma vez que você transpôs os obstáculos, se transformar em um freelancer pode ter sido a melhor decisão da sua vida. Aproveite o seu espaço para comentar o artigo. Gráfica Atual Card https://blog.atualcard.com.br

+ Mais

Curta a nossa Fan Page no Facebook Siga-nos no Twitter

Tags:, , , , , , , , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Gilmar disse:

    Muito bom.
    Considero um Hobby trabalhar com artes gráficas. Mas fazer as coisas expandirem e darem retornos é interessante, útil e, muitas vezes, indispensável e fundamental para muitas pessoas.

    A matéria é simples como dever, ao alcance de todos, mas cheia de detalhes que vão muito além do comum!

    Parabéns e obrigado!
    .

    • Olá Gilmar.

      Obrigado pelos seus elogios e pelo seu comentário. Trabalhar com artes gráficas realmente é quase um Hobby. 🙂

      Abraços e bons negócios.

  • Vicente Pereira Filho disse:

    Trabalho com venda e confecção de sacolas plásticas. Para atender minha clientela necessito introduzir sacolas de papel. Gostaria de saber como a Grafica Atual Card pode me orientar no sentido de aumentar meus rendimentos oferecendo seus produtos.

    • Bom dia, Vicente.

      Leia vários artigos em nosso blog, lá têm várias dicas de como vender mais.

      Abraços e bons negócios.

  • Julio disse:

    Já faz uns 20 dias que me cadastrei no site da Atual Card, e todos os dias tenho lido alguns tópicos aqui do blog. Vocês estão de parabéns. Sou artefinalista em uma gráfica aqui da minha cidade há mais de 10 anos e estou passando por um momento de transição muito importante na minha vida profissional, estou sentindo necessidade de me transformar em um free lancer e sempre encontro informações úteis aqui. Recebi o envelope com amostras e creio que vamos fazer ótimos negócios. Parabéns pelo blog e obrigado!

    • Bom dia, Julio.

      Estamos muito felizes por estar pensando em melhorar a sua vida. Isso é bom. E agradecemos pelos elogios ao nosso blog, que é direcionado para vocês, profissionais de vendas e freelancers.

      Abraços e bons negócios.

  • Marcinho Caiçara disse:

    Parabens pela matéria ,gostaria de ser um free lancer de vocês!!

    Att.

    Marietto

  • Ricardo disse:

    Procuro um freelancer que tenha estas caracteristicas, pois também sou e as vezes preciso de uma pessoa que também seja freela, mas na maioria dos casos são irresponsáveis quanto aos prazos, portanto, aproveitando este espaço gostaria de deixar meu contato para freelas de design gráfico, webdesigners e programadores que tenha essas caracteristicas e tenham como objetivo estabelecer novas parcerias produtivas.
    meu contato é
    ponto_de_contato@hotmail.com

    aguardo contato de interessados através de envio de portfolios.

  • Charles disse:

    Recomendo a todos o seguinte: seja freelancer mas vá estudando em alguma faculdade, curso técnico. Evite essa mania de estudar só por livros, tutorias da web. Isso é bom! Mas a teoria por trás da arte que faz aqueles trabalhos invejáveis é categorica. Merece MUITAS horas compartilhando ideias com colegas de sala, presenciais. Recomendo que divida entre horas livres para estudar na internet com horas para seu curso superior.

    Mais ainda, decore esta frase e basei-se nela pelo resto da sua vida: “Design, 10% de inspiração e 90% de transpiração.”

    Abraço e sorte para todos (:

  • Aldair Brito disse:

    Boa dica já tive e tenho essa experiência de freelancer trabalhei em uma editora de pois resolvi começa meu próprio negócio… o importante é nunca desistir de seus sonhos.

  • Lilian disse:

    É essencial para ser freelancer um trabalho ético que não aceite as imposicões do mercado e siga tabelas de preço , como a da Adegraf, por exemplo. Isso faz com que todos os designers autônomos possam praticar sua profissão. É preciso enxergar que quando se rejeita um trabalho por pouca valorização o freelancer está fortalecendo seu mercado. Alguém já viu uma concessionária de veículos fazer um desconto de mais de 5% em seu produto?

  • GILMAR disse:

    PARABEMS PELO ARTIGO ESCRITO E AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS GOSTARIA QUE POR GENTILEZA VOCES ME ENVIA-SEM ALGUMAS AMOSTRAS DA ATUALCARD DE IMPRESSOS SENDO QUE JÁ SOU CADASTRADO NO SITE E ATE AGORA JA SOLICITEI VARIAS VEZES AMOSTRAS E SENDO QUE JÁ FIZ VARIAS COMPRAS E NUNCA RECEBI O AMOSTRUARIO POR GENTILEZA AGRADECERIA SE ME ENVIA-SEM ALGUMAS AMOSTRAS POIS PODERIA REALIZAR MAIS FECHAMENTO DE NEGOCIOS

  • severino lima disse:

    ola!
    Gostei do artigo,estou tentendo ser um freelancer a 2 anos não é fácil já tentei dessistir várias vezes.sou técnico de laboratório,técnico em informática e editor de imagem.desejo iníciar meu próprio negócio com sublimação e foto produto.este artigo mim deu mas garra para não dessistir do meu objetivo.

  • Boa Tarde,
    Excelente materia para quem quer iniciar nessa área.

  • João disse:

    Muito proveitoso o artigo, é o meu objetivo de vida: não só trabalhar, mas, viver por conta!

  • Marcos Henkel disse:

    Por favor, se for possivel poderia dar mais alguma dica no ítem “alavancar o negócio”?
    Obrigado.
    Marcos Henkel

    • Olá Marcos.

      Boa dica. Vamos preparar um artigo referente sobre isso e avisaremos quando estiver pronto.

      Abraços e obrigado pela dica.

  • Nida disse:

    Boa tarde!!!
    estou iniciando, como revendedora de produtos graficos. preciso baixar os gabaritos, mas não estou conseguindo localizar no site, pode me mandar por e-mail?

    obrigado

    • Bom dia, Nilda.

      É um prazer termos você como revendedora. Os links para os gabaritos (Arquivos Padrão) estão localizados logo abaixo da imagem dos produtos no nosso site: http://www.atualcard.com.br. Você deve acessar o site, escolher o seu produto que deseja comprar e, assim que você entrar na página do produto, clique no link chamado “Padrão”, e pronto!

      Abraços e bons negócios.

  • Dion disse:

    Muito bom! Eu estou pensando em começar a trabalhar como freelancer mas ainda estou meio perdido, esse tópico concerteza foi de muita utilidade para mim. Obrigado!

    • Olá, Dion.

      Sempre que puder, dê uma passada aqui no nosso blog, temos sempre dicas bacanas para freelancers.

      Abraços e bons negócios.

  • Olá!!

    Parabénsssssssssssssssssssss

    Pelo trabalho de excelência que vocês vem desenvolvendo!

    Sou free Lancer e Procuro um Bom Fornecedor!

    Por sorte acabei encontrando vocês!

    Mas tenho uma duvida muitoo grande!

    1. Vocês tem empresa aqui em Salvador- Bahia, ok?
    2.Eu faço o pedido aqui pelo site e vou pegar numa das lojas fisicas de vocês aqui em salvador, é isso???
    3.Se eu quiser que venha entregar em minha casa eu pago o frete é? ou é gratis??

    Porfavor me esclareci essas duvidas quero comprar varias coisas na mão de vcs! ,URGNENTE!!!

    Ahhh explica tambem como funciona o sistema de compras de vcs…

    Obrigado estou de olho na sua resposta o dia enteirooo.

    VLWW!!!

    • Olá, Leonardo.

      Ficamos muito felizes que tenha nos encontrado. Então, vamos às respostas:

      1. A empresa a qual você se refere é chamada de Balcão de Retirada. Quando você faz a compra pelo site, vai escolher se deseja receber o produto em casa ou se irá retirá-lo no Balcão. Os balcões são empresas terceirizadas, não são propriedade da Atual Card.

      2. Você escolhe se retira o produto no balcão ou receber no endereço desejado.

      3. Sim. Se você quiser receber em casa paga frete. A não ser que a sua compra dê mais que R$ 500,00. Neste caso, o frete é grátis.

      Se você precisar de mais instruções, acesse o nosso site especial de Instruções: http://ajuda.atualcard.com.br/.

      Uma dica é você seguir a gente no Twitter: http://twitter.com/atualcard e curtir a nossa página no Facebook: http://facebook.com/atualcard. Sempre temos novidades e postamos dicas lá pra vocês.

      Abraços e bom trabalho.

  • José Soares disse:

    Existe algum loja/representante em Brasília-DF?

    Abraços.

  • adilson disse:

    QUERO RECEBER ESTAS INFORMAÇÕES NO MEU E-MAIL, GOSTEI DAS DICAS É MARAVILHOSO SABER …….ABRAÇO..

    • Olá, Adilson.

      Você pode receber todos os nossos artigos em seu e-mail. Para isto, basta assinar a Newsletter. Ela está localizada ao lado direito do blog, logo embaixo da enquete. Coloque o seu e-mail e clique em “Inscreva-se”.

      Se quiser ainda mais informações, curta a nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/atualcard ou siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/atualcard. Além de conteúdo do blog, ainda postamos vários outros conteúdos bem legais da área.

      Abraços e bons negócios.

  • Karla disse:

    Parabéns pelo site. Gostaria de uma opinião. Resolvi largar meu emprego e me dedicar ao que gosto de fazer. Faço cartões de visita, tags, folders, adesivos em geral e estou entrando na área de festa personalizada, fazendo convites, lembranças.. Nas horas vagas me dedico, mas não tanto como gostaria. Não tive tempo para criar minha logo marca, minhas propagandas. Então tomei essa decisão de risco. Parabéns pelo site. Gostaria de uma opinião. Resolvi largar meu emprego e me dedicar ao que gosto de fazer. Faço cartões de visita, tags, folders, adesivos em geral e estou entrando na área de festa personalizada, fazendo convites, lembranças.. Nas horas vagas me dedico, mas não tanto como gostaria. Não tive tempo para criar minha logo marca, minhas propagandas. Então tomei essa decisão de risco.

  • MANOEL CUNHA disse:

    Boa noite.
    Gostei muito do Site.
    Acredito que é muito importante interagir com outras pessoas e na AtualCard encontrei o que procurava.
    Tenho uma Gráfica Rápida mas não sou de fazer muito logo, trabalho mais com tiragem de cópias na maioria folha A 4 fazendo trabalhos para professores.
    Atendo dois colégios no meu bairro e sou a única gráfica rápida que busca e leva os trabalhos em domicílio e gostaria de ampliar minha demanda, mas estou tendo problemas com minha administração.
    Tenho um emprego fixo e trabalho 12×36 entro as 19 horas e saio ás 7 da manhã, mesmo chegando cansado por volta das 8 da manhã em casa costumo atender meus clientes que na maioria são professores e que acredite por volta das 7 da manhã já estão solicitando serviços.
    Normalmente os colégios ficam em torno de 2 Km da minha casa e busco os trabalhos com minha moto, pois fica mais econômico, mas tenho outro problema, alguns professores me ligam para buscar por exemplo pequenas tiragens como por exemplo 20 ou 30 cópias no valor em média de 0.10 centavos e para não perder meus clientes que são maioria professores busco os mesmos.
    O problema maior é que eu já informei para a maioria dos professores que fica inviável buscar uma quantidade pouca de trabalhos e cobrar o mesmo valor que na maioria das vezes seria em média 300 cópias.
    O que faço me ajudem.
    Desde já agradeço.
    Obrigado e um abraço a todos.

    • Olá, Manoel.

      Existem algumas técnicas de vendas que poderão ajudá-lo nisso. Basicamente, você deve definir um valor para produção de uma quantidade menor de cópias e, quando for solicitado um número maior de cópias, informar ao cliente solicitante, que ele terá um desconto. Talvez isso te ajude a melhorar o equilíbrio dos valores dos seus serviços.

      Esperamos que essa dica seja útil.

      Obrigado e bom dia.

  • Boa Noite!
    Parabéns, gostei muito do site, muitas informações primordiais e importantes.
    Gostaria de pedir uma orientação.
    sou responssavel por uma pequena editoração gráfica, onde fabricamos alguns produtos e outros somos revendedores de duas gráficas no centro do Rio de Janeiro, uma é a Via Graff e a outra Primus Graff, ambas com preço muito bom para revenda, mais sempre atrasa as intregas chega as vezes o prazo de entrega de 5000 panfletos 4/0 10×14 levar 15 dias, isso vem nos prejudicando, temos uma grande quantidade clientes no Rio de Janeiro, algúns em São Paulo, Minas, Espírito Santo, só que não consigo ver lucros, ja tentei administrar de várias formas, somos fiés no prazo de entrega do que nós prosuzimos como Envelopes Personalizados, Crachá, Carteirinhas em poliester, Convites de casamento, certificados, gostaria se possível de uma orientação tendo envista as boas dicas que li.

    Obrigado e abraço a todos.

    • Obrigada pela participação e dica de pauta. Vamos ver a possibilidade de produzir uma matéria com esse assunto. Equipe Atual Card.

  • ins disse:

    gostaria de saber e que se possivel fizessem uma matéria sobre isso:
    um freelancer ao iniciar seu negócio como ele deve cobrar pelos jobs? possuir um cnpj ou ser pessoa fisica é mais interessante?

  • Renan A. Araujo disse:

    Obrigado pelas informações!

    • Olá, Renan.

      Nós também agradecemos por ter visitado o nosso blog e lido o artigo.

      Obrigado pelo comentário e bons negócios.

  • Betiane disse:

    Gostaria ser um freelancer.. Como faço???

  • Francisco Martins disse:

    Estou iniciando, acho ótimo a forma que estão fazendo colocando algumas dicas importantes.

    • Boa tarde Francisco,
      Obrigada pelos elogios ao nosso blog. Continue nos acompanhando que sempre teremos novidades.
      Att.
      Equipe Atual Card

  • Alexandre Lima disse:

    Ala amigos da atual, muito bom este post, com dicas excelentes… uma ideia para alavancar mais ainda os freelancer e os trabalhos para a atual card….

    uma área no site para divulgar freelancer por regiões para que façam estes trabalhos para pessoas leigas, que querem trabalhos da atual mas nao sabem como faze-lo e envia-lo…..

    Att,

    Alexandre

    • Boa tarde Alexandre Lima, tudo bem? Muito obrigada por seu comentário. Continue acompanhando nosso blog!

  • Priscila Tieko disse:

    Também estou começando a vida de freela esse ano e adorei o blog de vocês. Meu problema é exatamente isso, sou muito acanhada. O jeito é ser “sem vergonha” :-p

    Abraços

    • Olá Prisicila,
      Isso mesmo, não pode ter vergonha, tem que ter coragem e encarar o cliente. Mostre para ele que você é capaz e competente.
      Abraços e sucesso!
      Equipe Atual Card

  • Renato disse:

    Parabéns pela matéria, o mercado está bem concorrido e a parte comercial é a mais complicada p/ nossa área, mas acredito que se todos souberem tratar o cliente corretamente, haverá espaço para todos!

    • Olá Renato,
      Com certeza, conquistamos os clientes prestando um bom atendimento.
      Obrigada por sua participação em nosso blog.
      Abçs Equipe Atual Card

  • Paulo disse:

    Ótima matéria, parabéns!

    • Boa tarde Paulo.
      Obrigada pelo elogio e pela participação em nosso blog.
      Att,.
      Equipe Atual Card

  • Thiago Carvalho disse:

    Trabalho como freelancer (focado a criação de artes gráficas). Fica a dica se alguém precisar de ajuda ou mesmo de serviços prestados. e-mail: carvalhosouzadepacaembu@hotmail.com

    • Bom dia Thiago, obrigada pelo contato. Sucesso e continue companhando nosso blog, site e serviços.

  • Rodrigo Gomes Pedrosa disse:

    É muito bom saber quem encontraremos pessoas dispostas a nos ajudar, dando dicas e exemplos como esse que acabo de ler. Mesmo que achamos que sabemos de quase tudo, sempre é importante pesquisar, estudar e rever conceitos, tudo isso nos ajudará a está com um pé a frente da concorrência e também poderemos apresentar um melhor material para a nossa clientela.
    Ser Design Freelancer, pra mim não é um serviço ou trabalho é uma paixão.

    • Boa tarde Rodrigo, agradecemos sua mensagem. Desejamos um ótimo Natal para você e toda sua família.

  • Tony disse:

    Já trabalho com a atual algum tempo, sou auto didata, mas comecei observando o departamento de criação de uma grande empresa no ramo de listas telefônicas onde trabalhei, viajando pelo Brasil vendendo e elaborando anúncios para as páginas amarelas, Aproximadamente a 2 anos decidi ser free a as coisas estão acontecendo, sou muito grato a Atual com suas dicas no blog e no próprio site, a clientela está crescendo, mas foi preciso tomar a decisão e hoje digo que valeu a pena.

  • demais essas dicas faço curso
    Na Seven cg(computacao grafica) quero comecar a carreira de freela mais nao tive oportunidade ja fiz uns trabalhos mais ainda nao consegui me divulgar.

  • Kristiane disse:

    obrigada pelas dicas!!!!!!!

    • Olá Kristiane,
      Obrigada por sua participação em nosso blog. Estamos sempre trabalhando para oferecer o melhor.
      Atenciosamente.
      Equipe Atual Card

  • Eliseu Saraiva disse:

    Muito bom e incentivador estas informações sobre ser um Freelancer, são dicas importante para quem esta começando ou pretendendo ir a luta.
    Eu mesmo trabalho como artefinalista, montador de policromia, em uma empresa de comunicação e estou partindo para área de vendas nas horas vagas para tentar melhorar meus rendimentos. Sei que o mercado no momento passa por uma situação de crise, mas quem não arrisca vai ficar no “Acho, talvez dessse certo” e isso não quero pra mim, eu vou é a luta. Portanto vou fazer um pedido de cartão e gostaria se fosse possível uma ajuda com alguns modelos de impressos e imã de geladeira para que possa montar um mostruário apresentável para meus futuros clientes.
    Agradeço pelas dicas. Abraços

    • Olá Eliseu, agradecemos sua mensagem. Continue acompanhando o nosso blog e conte sempre com os nossos serviços. Ótima semana.

  • Marcele disse:

    Olá pessoal, primeiramente gostaria de parabenizar o blog sobre a postagem e sugestões. Peço licença para oferecer uma oportunidade para os freelancer, estou precisando de 50 pessoas para trabalhar com produção de minivideos p/ formato youtube e textos para blogs em contrato, para começar na Segunda Feira comissão fixa de R$ 1500, mensais. Interessados envie um e-mail para mbafiliados@gmail.com

    • Olá Marcele, agradecemos a sua mensagem. Continue acompanhando o nosso blog e serviços em nossa loja.

  • José Gilvan Rodrigues da Silva disse:

    Gostaria de saber se vcs cadastram freelancers para para execução de serviços gráficos (logos, papelaria, cartazes, fly…), ou me informar algo a respeito.
    Aguardo

    • Olá José, já trabalhamos com a nossa equipe de designers. Mas caso você tenha interesse em trabalhar conosco, envie seu currículo para faleconosco@atualcard.com.br
      Muito obrigada.

    • José Gilvan Rodrigues da Silva disse:

      Quais as exigências que vcs pedem nesse curriculum, do tipo experiência em carteira e/ou diplomas, nome completo, endereço, cidade, estado, data de nascimento, portfólio de alguns serviços, etc

    • Sim José, sua formação, onde mora e a sua experiência profissional.


Assuntos Relacionados

Como é Feito O Cartão de Crédito

Crédito pré-pago Atual Card

29 Maneiras de Continuar Criativo