Como um freelancer deve encarar um feriado?

Estamos próximos de mais um feriado. Freelancers trabalham sem carga horária definida, sem patrão para cobrar rendimento ou dispensar para um feriado. Alguns trabalham demais outros menos. Mas, sem ter essa carga horária definida, será que sabemos lidar com um feriado?

Por Alexandre Bigaiski

Já falamos aqui no blog sobre saúde, especificamente para freelancers (parte 1, parte 2 e parte 3 do artigo). Sabemos o quão importante é cuidar do nosso bem maior que é o nosso corpo e mente. Alguns workaholics (os trabalhadores compulsivos) podem pensar em aproveitar o feriado para arranjar mais clientes ou para colocar o trabalho atrasado em dia. Dizem que tempo é dinheiro, não é?

Talvez essa seja uma boa ideia. Afinal, temos que cumprir todos os prazos aos quais nos propomos e, quanto mais trabalharmos, mais dinheiro teremos. Porém, você não acha importante descansar, relaxar, curtir? O feriado é uma grande oportunidade para isso.

Também temos que pensar que muitos dos seus clientes vão viajar. Se não forem, pelo menos vão querer relaxar, descansar no feriado. Alguns deles não vão querer ser importunados por ninguém, muito menos se o assunto for a respeito de trabalho.

Se o seu cliente é daqueles que não param de trabalhar nem no feriado, diga a ele que você precisa de uma pausa. O melhor a fazer é passar um comunicado, pode ser por e-mail mesmo, dizendo que as suas atividades ficarão temporariamente em pausa durante o período do feriado. Afinal, você também precisa e deve descansar.

Tá certo que você não tem horários definidos, mas o mínimo que você pode fazer é ter um pouco de controle para você não ficar, sem perceber, descontrolado.

E você, como se comporta no feriado? Descansa ou aproveita para colocar o trabalho em dia? Conte um pouco pra gente.

Abraços a todos e aproveitem o feriado, com moderação.

Gráfica Atual Card | https://blog.atualcard.com.br

Como um freelancer deve encarar um feriado?
Avalie nosso conteúdo!