Comunicação Visual e Design.
O ramo das vendas está completamente ligado à comunicação. Por isso se diz que a maior arma de um vendedor é a palavra.
A maneira como um vendedor descreve um produto, argumenta seu preço ou compara seus atributos aos dos concorrentes.
Porém comunicação não se da apenas através de palavra. A comunicação também se da pelo visual. E hoje vamos falar sobre esse assunto aqui no blog da Atual Card.
Vamos imaginar que você está andando em lugar cheio de florestas. E você vê fumaça, vindo de uma parte da floresta. Você vai pensar “ali está pegando fogo”. Você não viu o fogo, ninguém te falou, ou se quer apareceu escrito em algum lugar.
Havia uma informação visual (fumaça), através do seu conhecimento, você fez uma leitura desta imagem, e então chegou a uma conclusão. Isso é comunicação. Você foi comunicado, visualmente, do fogo.
Como um vendedor pode usar esse tipo de comunicação? Vamos fazer duas rápidas experiências, observe essas duas logos empresariais, e tente achar alguma informação visual, que não é escrita, sobre as marcas.
Alguma coisa? Perceba como nos dois casos, você tem flechas. na Amazon, a flexa vai do A ao Z. E esse é o slogan da empresa: De A a Z. Eles escreveram o slogan de maneira visual, usando a logo.
A flecha da FedEx fica entre o E e o X. É uma seta, que passa a noção de objetivo, direto, que vai de um ponto até outro sem grandes problemas.
Além de formas, você pode trabalhar com informação através de cores, pois cada cor identifica um tipo de sensação. Novamente, vamos olhar algumas logos, e delas perceber a ligação com as cores.
E então, qual é o papel do designer gráfico em relação a comunicação? O que você pode fazer para comunicar, sem usar texto algum? Manda alguma trabalho seu aqui pra empresa, onde você trabalhou informações de maneira visual e não textual.
A gente posta aqui no blog e comenta! Até a próxima.