Concursos ajudam na sua carreira de freelancer? (+ O que é Spec Work)

Quando trabalhamos como freelancers o nosso objetivo é ganhar dinheiro, ter uma vida estável e, no mínimo, pagar as nossas contas. Então, envolver-se em projetos que não dão lucros talvez não seja uma boa ideia. Será que vale mesmo a pena participar de concursos?

Por Alexandre Bigaiski

Baseado e adaptado do artigo Can a Contest Help Your Freelance Career?” do blog Freelance Switch.

Existem alguns concursos e desafios que podem tornar-se um ótimo negócio para um freelancer, se você ganhar – desde que você saiba administrar o seu tempo entre os trabalhos e os concursos.

Os Benefícios de Ganhar um Concurso

Quando você estiver considerando participar de um concurso, competição ou desafio tenha em mente se realmente vale a pena participar e deixar de lado a busca por clientes para fazer novos trabalhos e ganhar dinheiro. Alguns concursos cobram uma taxa para poder participar deles. Analise, vale a pena pagar esta taxa? Quando você quiser participar de algum concurso que cobre taxa, talvez seja mais vantagem inscrever um trabalho seu que você já tenha feito, para não perder tempo – e dinheiro – fazendo um trabalho só para isso. Porém, existem alguns concursos nos quais vale a pena pagar para participar. Analise:

Desafios, Não Spec Work

“Spec Work” (algo como “Trabalho Especulativo”) é um termo utilizado no artigo, que baseou este, para aquele tipo de trabalho no qual você só é pago se o cliente gostar dele. Existem centenas de concursos por aí do tipo “faça o design do nosso logo” e o resultado normalmente são somente lamentos.

Em alguns casos até pode ser vantajoso participar de um spec work. Normalmente, um spec work é focado apenas no dinheiro, e não em um prestígio que pode vir de um concurso. E, geralmente, você vai ver que os spec works oferecem recompensas monetárias muito pequenas.

Existem várias start-ups que focam em conectar possíveis clientes aos designers e outros freelancers. Algumas delas trabalham mais com spec works e outras focam mais em promover concursos que trazem benefícios ao profissional. Basicamente funciona assim: se uma empresa pedir a você que entre em uma competição com outros freelancers, sem garantia de ganhar algum dinheiro por isso, isso é um spec work. Agora, se uma empresa pede para você enviar a eles algumas miniaturas e garantir que você será pago pelos futuros estágios do seu trabalho, esta é uma competição que pode ser mais saudável para a sua carreira de freelancer.

E, falando em concursos, dá só uma olhada nos vencedores das principais categorias do Cannes Lions 2011, no link abaixo:

http://www.vitaminapublicitaria.com.br/cannes-2011-lees-lees-mais-lees.html

Você costuma participar de concursos? Se já participou, como foi a experiência? Conte um pouco para nós.

Gráfica Atual Card | https://blog.atualcard.com.br

Concursos ajudam na sua carreira de freelancer? (+ O que é Spec Work)
Avalie nosso conteúdo!