Marketing e Comunicação

Dicas para trabalhar em casa

By Atual Card

October 21, 2011

Achamos um artigo interessante no blog do Pequenas Empresas & Grandes Negócios. O nome original do artigo é “Dez coisas que você precisa para ter uma empresa em casa”. Resolvemos fazer uma adaptação, levando em consideração os itens e tentando transportar para a nossa realidade.

Trabalhar em casa nem sempre – e raramente – é fácil. Por isso, vamos compartilhar estas dez dicas importantíssimas para você que quer render mais no conforto do seu lar.

1. Analise se há mercado para o seu negócio

Se você não tem pra quem vender, não venderá. Simples assim. O seu produto pode ser excelente, inovador, fantástico. Mas, se não tiver quem compre, não adianta. Pare e pense: existem clientes para este tipo de produto? Um ímã de geladeira é bacana para qual tipo de cliente? E um cartão de visita, um folder, um flyer, tag, cartão duplo, cartaz etc.? Com certeza, alguém vai querer este tipo de produto. Basta você saber quem.

2. Trabalhe em um espaço separado

Por mais que você trabalhe no conforto do seu lar, se você juntar muito as duas coisas não vai dar certo. Tenha um local separado para trabalhar. Chamamos este espaço, que pode ser um quarto, por exemplo, de home office. As coisas da sua casa vão tirar você do foco do trabalho. Você tem de saber separar o lado profissional do pessoal.

3. Use uma boa estação de trabalho

Ou seja, use uma boa mesa, uma boa cadeira, produtos e equipamentos ergonômicos. Uma escolha errada poderá deixar você com problemas na coluna, nos pulsos, na visão. Tenha em mente que a sua saúde é algo muito importante. Tenha bons móveis assim como bons equipamentos. Leia mais sobre ergonomia e saúde.

4. Tenha uma linha telefônica à parte

Isso é básico para não misturar coisas pessoais com profissionais. Ter um telefone específico para trabalho é uma excelente ideia, vista que você vai saber se estão te ligando para falar sobre trabalho ou coisas pessoais. Além disso, se os seus clientes, que têm o seu número de telefone residencial, resolverem te ligar às 22h para falar sobre negócios você não vai gostar nem um pouco. Uma boa ideia é ter um telefone com secretária eletrônica, pelo menos aquele que você usará para o trabalho. Assim, você pode programá-lo para que as ligações caiam diretamente na secretária eletrônica, e você poderá responder às ligações no dia seguinte ou em outro horário de sua preferência.

5. Abra uma conta bancária à parte

Se você movimentar o dinheiro da sua empresa na mesma conta que você usa como pessoa física você vai se confundir e se perder. Fato. Por isso, tenha uma conta bancária específica para movimentações referentes ao seu trabalho. Isso evitará muitos problemas.

6. Formalize a sua empresa

Nós já falamos sobre isso aqui no blog. É muito importante que você formalize a sua empresa, que tenha CNPJ e que possa emitir nota fiscal. As vantagens são grandes. Leia o artigo “A formalização do profissional autônomo”.

7. Tenha um site e uma conta de e-mail com o nome da empresa

Você precisa de uma identificação. Os clientes confiarão mais em você se você tiver uma empresa. As pessoas tendem a acreditar que uma empresa formalizada é mais séria do que um profissional sem qualquer tipo de registro. Também já falamos sobre isso aqui no blog, leia “Por que, como freelancer, você deve ter o seu próprio domínio”.

8. Cartões de visita, material de escritório e, sim, um fax

Nós já sabemos que cartão de visita é algo fundamental e, se você quer mesmo ter um escritório em casa, terá de ter material de escritório. Agora, fax? Fax parece ser coisa do passado. Mas, acredite, ainda tem gente que usa. Você pode precisar dele.

9. Seguro de saúde e contra terceiros

Muito bem, você resolveu largar o seu emprego e trabalhar como freelancer. (Leia também “Como voltar a ser freelancer sem pânico”). Você estará sozinho. Não terá mais garantia de receber o seu salário fixo no final do mês. Não terá mais plano de saúde e/ou odontológico da empresa. Considere também um seguro para a sua empresa.

10. Horas de trabalho regulares e vida fora do escritório

Por isso é importante saber separar a vida profissional da pessoal. Tem gente que confunde tudo e aí fica difícil saber separar as coisas. Você não pode trabalhar muito, tem que controlar o seu horário de trabalho. Saia, jogue videogame, passeie no parque. Enfim, tenha uma vida pessoal! Para isso, você precisa ser disciplinado. Outro artigo interessante é “6 maneiras de acabar com o stress de freelancer”.

E aí, gostou das dicas? Se você trabalha em casa, conte para nós como consegue conciliar a sua vida pessoal com a profissional.

Abraços e bons negócios.

Gráfica Atual Card | https://blog.atualcard.com.br

Se quiser, leia o artigo o original.