Carreira e Mercado de trabalho

Gramática aplicada (Hífen)

By

December 01, 2010

Dando continuidade às dicas quinzenais de gramática iremos abordar o uso correto do hífen de acordo com as definições do novo acordo ortográfico. Esperamos que assim o pequeno traço (o hífen é odiado por muitos e utilizado corretamente por poucos), deixe de ser um assunto que provoque tantas dúvidas.  Você verá que tudo na verdade é uma questão de memorização.

Vejamos os principais critérios e regras que mais chamam a atenção em relação ao hífen: Ele não deve ser utilizado em palavras formadas de prefixos* (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por ‘r’ ou ‘s’, sendo que essas devem ser dobradas, exemplo:antessala, arquirrivalidade, autorregulamentação, contrassenha, extrarregimento, extrassístole, extrasseco, ultrassonografia, suprarrenal, suprassensível etc.

Em prefixos terminados por ‘r’, permanece o hífen se a palavra seguinte for iniciada pela mesma letra a exemplo de: hiper-requisitado, inter-regional, super-racional etc. E não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por outra vogal: autoafirmação, autoajuda, autoaprendizagem, autoescola, autoestrada, autoinstrução , antiaéreo, antiamericano e socioeconômico. Mas a regra não tem validade se a palavra seguinte iniciar com ‘h’ como: anti-herói, anti-higiênico e extra-humano.

Utiliza-se o hífen quando a palavra é formada por um prefixo terminado em vogal + palavra iniciada pela mesma vogal, veja : anti-inflamatório, arqui-inimigo, micro-ondas, micro-ônibus etc. Uma exceção é o prefixo ‘co’. Mesmo se a outra palavra inicia-se com a vogal ‘o’, não utiliza-se o hífen.

O mesmo vale para palavras compostas que, pelo uso, perdeu-se a noção de composição como: mandachuva, paraquedas, paraquedista, paralama, parabrisa e parachoque. E deve ser utilizado nas palavras que contêm elemento de ligação, com acento próprio, e nas designam espécies botânicas e zoológicas: azul-escuro, médico-cirurgião, guarda-chuva, segunda-feira, tenente-coronel, beija-flor, couve-flor, erva-doce, bem-te-vi etc.

REVISÃO DO USO CORRETO DO HÍFEN

Utiliza-se:

Não utilizar em:

Prefixo* :  Parte inicial de uma palavra; subpalavra encontrada no começo de outra palavra.

Até a próxima dica de gramática.

Equipe da Atual Card.