Marketing e Comunicação

Marketing de guerrilha: A sua empresa está preparada para lutar?

By Atual Card

September 21, 2010

Em um mundo cada vez mais corporativista, cheio de grandes empresas que gastam milhões em publicidade, propaganda e marketing, será que as pequenas empresas, sem praticamente verba alguma para comunicação, têm espaço? Claro que sim! E para isso elas se utilizam de uma técnica interessante: o marketing de guerrilha.

Por Alexandre Bigaiski

O termo “Marketing de Guerrilha” surgiu com base nas guerras que aconteceram (e que às vezes ainda acontecem) na história da humanidade. O conceito básico é o de que mesmo uma tropa tendo menos recursos de armamento ou efetivo, por exemplo, pode derrotar um grande exército com todos os recursos possíveis. Mas, será que isso é realmente possível? A guerra do Vietnã prova que sim. E no marketing essa técnica também funciona.

Então, isso quer dizer que, mesmo não tendo muitos recursos (ou quase nenhum) você pode trabalhar com o marketing da sua empresa. Um exemplo que podemos facilmente visualizar é o uso das redes e mídias sociais atualmente. Não é necessário pagar nada para estar lá no Facebook, por exemplo. Claro, é necessário um funcionário ou uma pessoa que entenda de redes sociais. É necessário também acesso à internet e possivelmente alguma estrutura física. Mas, mesmo assim, não se gasta muito dinheiro. As empresas utilizam-se muito desse recurso ultimamente. Se gasta muito menos do que trabalhar com as mídias tradicionais, não que elas não sejam importantes, aliás, o melhor é trabalhar com uma comunicação integrada, na qual usamos vários (ou todos) os recursos disponíveis.

O uso de materiais gráficos, como os oferecidos pela Gráfica Atual Card: panfletos, folders, cartões de visita, adesivos etc. também podem ser utilizados no planejamento do marketing de guerrilha, por serem materiais muito baratos e eficientes. A contratação de pessoas para distribuição destes materiais não custa muito, e dependendo do caso, a própria pessoa pode fazer esse trabalho de distribuição.

Vamos a alguns exemplos. Em uma ação para uma academia de ginástica você pode contratar alguns atores e atrizes bem sarados, com um belo físico para fazer performances em uma praça ou supermercado. Logo em seguida eles podem entregar o cartão de visita e o folder da academia. Se for uma academia de artes marciais também podem ser feitas apresentações com alguns atores e, logo em seguida, haver a entrega dos materiais gráficos. Certamente são ações de bastante impacto no público.

Então, não pense que, mesmo a sua empresa não sendo uma das maiores, você não pode trabalhar com marketing. Na verdade, é até uma obrigação para que o seu negócio prospere cada vez mais. E tenha uma certeza: vai dar resultado.

Agora, aproveite para ler mais artigos do nosso blog.

Gráfica Atual Card https://blog.atualcard.com.br

Marketing de Guerrilha para pequenas e médias empresas