Marketing e Comunicação

Novo Logo do Governo Federal e a Polêmica da Licença

By Atual Card

May 03, 2011

Recentemente, o Governo Federal apresentou o seu novo logo. Gostos e funcionalidade à parte, gerou-se uma polêmica em torno da utilização de fontes da família Gotham no logo, as quais, para serem utilizadas, precisa-se pagar a licença.

Por Alexandre Bigaiski

A ADG (Associação dos Designers Gráficos) redigiu uma carta aberta ao Governo Federal, na qual explica os problemas em utilizar as fontes do novo logo e algumas sugestões de solução para o caso. As fontes utilizadas no novo logo do Governo Federal são da família Gotham 1, a qual tem um valor de licença a partir de 199 dólares (aproximadamente 330 reais), para ser utilizada em cada computador. Quanto gasto isso não geraria para o Governo? E ainda a fonte foi doada pelo diretor de arte Marcelo Kertész.

Este caso nos faz pensar que a melhor forma de resolver isso é trabalhar com uma fonte de licença livre, ou melhor, uma fonte produzida especialmente para o logo, exclusiva. Já pensou se você utiliza uma fonte em um logo de um cliente seu e ele precisa pagar licença para utilizá-la, mesmo não tendo conhecimento disso?

Por isso que todos os designers, assim como outros profissionais que trabalham nesta área, devem conhecer todas as regras referentes à utilização de fontes em logos. Problemas futuros podem ser evitados apenas com o conhecimento das leis de direitos autorais. Se o seu cliente tiver problemas, você também terá.

O que mais impressiona no caso do novo logo do Governo Federal é o fato de o diretor de arte que o criou não ter conhecimento de que as fontes da família Gotham são propriedade de uma empresa e são protegidas por direitos autorais. Se ele tem conhecimento, pode ter ignorado, o que não é uma boa ideia. Ainda mais em se tratando de um projeto tão grande quanto este. Enquanto o Governo Federal está preocupado em economizar dinheiro para o país, não seria interessante pagar licença de uso de fontes. Existem opções melhores.

Quando você, designer, estiver em um projeto de criação de logo, seja grande ou pequeno, leve em consideração os direitos autorais envolvidos no processo. Você pode estar utilizando uma fonte protegida e terá de pagar licença. Dependendo do caso, não é nem um pouco vantajoso.

Uma ideia melhor? Criar uma fonte exclusiva. Além de você não precisar pagar licença, a fonte terá uma personalidade que combina completamente com o seu cliente. A identificação fica exclusiva, pessoal. Com certeza o seu cliente vai gostar muito de algo produzido só para ele, e o seu trabalho vai ser ainda mais valorizado.

O que você acha do novo logo do Governo Federal? De que lado você está nessa polêmica?

Abraços e bons negócios.

Gráfica Atual Card https://blog.atualcard.com.br