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O Casamento Real com o Cliente

Postado em 29/04/2011

No meio desta história toda do casamento do príncipe William (William Arthur Philip Louis) com Kate Middleton (Catherine Elizabeth Middleton), acabei de me lembrar de algo muito importante para nós que somos freelancers, vendedores, designers ou qualquer pessoa que se relacione com o cliente, o casamento real que deve haver entre os dois. Mas, o que o casamento do príncipe William e de Kate Middleton tem haver com o nosso negócio? Simples...

Por Alexandre Bigaiski

O mundo está pautado no relacionamento, e não é à toa que relacionamos o casamento tradicional com a relação que o profissional deve ter com o cliente. Eu sempre costumo dizer que o relacionamento com o cliente começa com o flerte; você dá uma olhada de longe, acha interessante e parte para o início da conversa. Depois vem o namoro, você e seu cliente estão em uma relação mais estável, de confiança, mas ainda sem compromisso total. E então vem o casamento. Finalmente, você e o seu cliente estão em uma relação de confiança, totalmente estável e já estão em uma fase em que podem falar (quase) tudo um ao outro. Até aí, tudo bem.

O importante a ser ressaltado aqui é: todo o relacionamento com o cliente é como um casamento. Você precisa mantê-lo; precisa agradar o seu cliente de vez em quando; dar um presentinho ou outro (como um desconto ou outro material gráfico grátis); dar uma ligada às vezes para ver se ele (na verdade, o trabalho que você fez para ele) está bem, se está tudo funcionando com o esperado. Se ele tiver algum problema relacionado ao seu trabalho, converse com ele, resolva a situação da melhor forma possível.

Qualquer relacionamento precisa ser estável, ter confiança, cumplicidade e companheirismo, caso contrário ele estará fadado à separação.

Vida longa ao seu relacionamento com o seu cliente!

Abraços e bons negócios.

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  • Artigo curto, porém muito eficaz.
    De fato a comparação é muito boa. Eu por exemplo estou com um cliente 5 anos e realmente de vez em quando temos dar uns descontos, uma acessoria extra, isso é fundamental para fidelizá-los, afinal de contas, são nossos clientes que nos sustentam.

    • Exatamente, Helton. Por isso que devemos sempre manter o relacionamento da melhor forma possível.

      Abraços e bons negócios.

  • Olá amigos!
    Excelente modo de abordar o assunto!
    Com certeza manter as vias de comunicação com o cliente sempre abertas vai ajudar a ter estabilidade no relacionamente e manter os negócios em alta.
    Mesmo quando houver uma “tpm” saberemos lidar com o problema se agirmos com tato e com jeito.
    Bons negócios a todos e uma ótima semana.

    • Olá Marco.

      Parece que em todos os tipos de relacionamento existe, de vez em quando, uma “tpm”. O que a gente precisa fazer é saber lidar com isso. Daí o relacionamento dá certo.
      Obrigado pelo seu comentário.

      Abraços e bons negócios.


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