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Oito dicas para os Designers freelancers receberem o seu pagamento mais rápido

Postado em 17/05/2011

Anteriormente, postamos um artigo sobre o mesmo assunto: “O que fazer quando o seu pagamento está atrasado”. São ótimas dicas. Agora, este artigo vai mostrar a você como receber o seu pagamento mais rapidamente.

O fluxo de caixa é crucial para qualquer negócio, especialmente se você é um freelancer. Quando você começou a trabalhar como freelancer não tinha a intenção de ficar correndo atrás de clientes para receber o seu pagamento, você fez isso para trabalhar no que gosta, e claro, ser pago devidamente pelo seu trabalho. Aqui estão algumas dicas importantes de como ser pago mais rapidamente pelos seus clientes.

Por Alexandre Bigaiski

Baseado no artigo 8 Tips for Freelance Designers to Get Paid Faster, do blog Webdesigner Depot.

1. Administre as suas expectativas desde o primeiro dia

Às vezes os freelancers ficam muito empolgados para conseguir muitos clientes e ganhar mais dinheiro, mesmo que esses clientes não assinem um contrato. A dica importante aqui é que você sempre faça um contrato. Isso vai ajudar você a deixar as coisas bem claras e vai poder controlar melhor os prazos do trabalho e do pagamento. Não se esqueça de colocar no contrato as políticas sobre atrasos no pagamento. E não se preocupe, o cliente sempre espera por um contrato.

2. Construa uma relação sólida com o cliente

A melhor maneira de construir uma relação sólida com o cliente é estar sempre se comunicando com ele. Deixe-o a par de tudo o que está acontecendo durante o projeto. Faça-o sentir que ele faz parte do processo. Assim, ele vai saber como está o andamento do trabalho e confiará mais em você. Quando você enviar a fatura a ele, não haverá nenhuma surpresa.

3. Saiba quem é a pessoa responsável por pagar você

Em diferentes tipos de empresa, diferentes pessoas são responsáveis por pagar você. Em uma empresa pequena, normalmente quem vai realizar o seu pagamento será o proprietário da mesma. Caso seja uma empresa de médio ou grande porte, provavelmente terá um setor financeiro, que será responsável pelos pagamentos.

Certifique-se de, antes de começar o projeto, ter todos os contatos possíveis da pessoa responsável, no setor financeiro, pelo seu pagamento como telefone, e-mail etc. Você precisa saber para quem vai enviar a fatura. Assim, você evita de se perder e não saber mais quem é o responsável por fazer o seu pagamento.

4. Não subestime os termos da sua fatura

Aqui temos algumas dicas importantes de itens a serem colocados na fatura para que você seja pago mais rapidamente:

  • Seja educado. Um simples “por favor, pague a sua fatura na data certa” ou “obrigado pela parceria” pode aumentar a taxa de pagamentos em 5%.
  • Não use jargões. Não deixe o cliente confuso. Use sempre termos conhecidos e simples.
  • Taxas para pagamentos atrasados. Deixe claro que o cliente pagará algumas taxas caso ele atrase o pagamento. Um exemplo: “Obrigado pela sua pareceria, nós realmente adoramos trabalhar com você. Por favor, envie o pagamento desta fatura até 21 dias após o recebimento da mesma.”

5. Envie a fatura o mais rápido possível

Muitas pessoas nem pensam nisso, mas quanto antes você enviar a sua fatura ao cliente mais cedo você será pago. Importante lembrar também que muitos clientes irão querer que você envie a fatura impressa, não somente por e-mail. Isso é útil para aquelas empresas que precisam de um registro impresso para poder realizar o seu pagamento. Uma ótima ideia também é utilizar algum serviço online de fatura.

6. Seja claro na descrição do seu trabalho

Seja o mais claro possível na descrição do seu trabalho em sua fatura. Não utilize termos técnicos, porque se o cliente não entender completamente sobre o que você está falando, será mais difícil receber o seu pagamento. Por exemplo, em vez de escrever “Papelaria”, escreva “Cartões de visita; papel timbrado; folder; envelopes; tags; adesivos...”. Ou seja, especifique o máximo que você puder.

7. Cobre

Em um mundo perfeito todas as faturas são pagas em dia. Mas, infelizmente, não funciona desta forma. Se o seu cliente está demorando a pagar, cobre-o. Faça isso gentilmente, com educação e profissionalismo. Você pode fazer isso, por exemplo, uma vez por semana. Não fique esperando que o seu cliente o pague, talvez ele nem lembre disso, não por maldade, mas porque ele pode ter muitas coisas para resolver, e o seu pagamento pode ficar para trás.

Normalmente, esta lembrança por e-mail funciona bem. Mas, se o cliente não responder os seus e-mails, não tenha medo de ligar para ele. Desta forma, você conseguirá falar com ele mais facilmente.

8. As cartas e a lei

Quando as coisas estão realmente indo mal você pode acionar o tribunal de pequenas causas para resolver o seu problema. Antes disso, envie cartas formais ao seu cliente explicando a situação. Se não houver resposta, a única alternativa que você terá será acionar os meios legais.

Na carta que você enviar ao seu cliente, explique formalmente que a situação está difícil de ser levada, porque faz muito tempo que não recebe o seu pagamento e nem ao menos uma resposta. Avise que, se a situação não for resolvida, você acionará os meios legais para poder receber o que lhe é de propriedade por direito.

Mas, se você criar uma relação sólida com o seu cliente, dificilmente chegará a este ponto.

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Depois, leia mais artigos do nosso blog.

Abraços e bons negócios.

Gráfica Atual Card https://blog.atualcard.com.br

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  • Domingos disse:

    Amigos,
    Sou um novo membro deste grupo.
    Admirador de design gráfico e usuário amador do Corel, tenho realizado alguns trabalhos para a família e amigos, coisas muito simples, sem pretenções profissionais. Um verdadeiro passatempo.
    No entanto, vocês da Atual Card, atravéz dos artigos e orientações, estão incentivando-me a olhar para esse meu “passatempo” de outra maneira.
    Mesmo sendo amador, meu trabalho deve ter qualidade, com aprimoramentos constantes. E isto significa estudar, estudar, estudar…
    Quem sabe algum dia, poderei me considerar um profissional.
    Parabéns Atuar Card, por oferecer não apenas produtos, mas orientando-me a ter uma visão diferente desta área tão fascinante do design gráfico
    Um grande abraço a todos.
    Domingos

    • Olá Domingos.

      Ficamos muito contentes em saber que você faz o que realmente gosta, isso é muito importante. Por isso também que publicamos estes artigos, que ajudam o profissional autônomo (freelancer) a trabalhar melhor.

      Obrigado pelos elogios e bons negócios. Abraços.

  • Ricardo disse:

    Muitas vezes por conhecer e confiar nos clientes eu sempre recebia atrasado e as vezes nem recebia e o meu erro era sempre fazer negociações verbais. Então aprendi a fazer contrato msm aquele tipo “ordem de serviço” c duas vias q já ajudou apesar de não ser nota fiscal. Eu não possuia cnpj. A matéria ajudou tb, gostei das dicas para cobrar o cliente e manter um bom relacionamento.

    Vlw!

    • Bom dia, Ricardo.

      Realmente, o contrato é algo essencial para uma relação de trabalho. Vamos aprendendo e evoluindo sempre.

      Abraços e bons negócios.

  • grafica disse:

    Num mercado tão concorrido, ter um documento é fundamental, seja ele um contrato formal ou pelo menos um simples pedido de compras em 2 vias.

    Otimo Blog.

    Abraço!

    LC Artes Graficas

  • Adriano Caldas disse:

    Olá, gostaria de saber se algu’me tem algum modelo de contrato, procurei alguns modelos na internet, mas nengum que se encaixe ao trabalho.
    att.
    Adriano

    • Olá Adriano.

      Essa seria mais para uma área jurídica. Vamos verificar se encontramos algo interessante e publicaremos aqui no blog. Mas, a princípio, você deve colocar no contrato os termos que você acredita que sejam importantes para você como datas de entrega do trabalho, valor do trabalho e forma de cobrança, prazo para pagamento do cliente, juntamente com os dados dele e o que poderá acarretar caso uma das partes não atenda alguma especificação do contrato.

      Abraços e bons negócios.

  • Elianderson Miranda disse:

    Vocês estão de Parabéns!
    fiz o meu cadastro no dia 19/07 no intuito de comprar os serviços e repassar pra meus clientes. Sou novo nesse ramo e pelo pouco que tenho lido desses artigos tenho sentido motivação e coragem pra perseverar naquilo que venho fazendo. Receber os pagamentos de uma forma rápida é imprescindível pra qualquer empreendedor. Gostei muito da dica. Tenho certeza que me ajudará bastante.
    Deus continue abençoando vocês da Atual Card

    • Olá Elianderson.

      Obrigado pelo seu comentário e pelos elogios. Estamos sempre dispostos a compartilhar artigos interessantes para o pessoal da nossa área.
      Boa sorte na sua carreira.

      Abraços e bons negócios.

  • Obrigado pelas dicas grande. Os cinco primeiros deve ser muito ativa para freelancers.

    • Olá, Freelance Designers.

      E nós agradecemos por ler o nosso blog e pelo comentário.

      Abraços e bons negócios.

  • Monica Mogi disse:

    Freelancer tem dois empregos, o trabalho que faz e o de ser micro empresário, com todas as tarefas que acompanham. Você é o depto de Marketing, o Contas a Pagar, Vendas, etc.
    É cansativo, é excitante, revigorante… E administrar seu tempo e suas finanças fazem toda a diferença.
    Queria fazer uma recomendação.
    Fica a dica para o pequeno empresário e outros que, como eu são freelancers: existe um site chamado Nutcache http://www.nutcache.com/pt-br/recursos/faturamento.html que oferece uma ferramenta gratuita para faturamento com aprovação do cliente, envio de orçamentos, gerenciamento de despesas, gestão de tempo. É tudo de bom para se projetar uma aparência profissional e eficiente e ainda ficar de olho nos negócios. Sou fã incondicional. Experimentem.

    • Bom dia Monica,
      Obrigada por sua participação em nosso blog. Continue nos acompanhando.
      Sua dica foi muito importante, ajudará muitas pessoas.
      Abraços.
      Equipe Atual Card


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