Home Carreira e Mercado de trabalho Todos os Posts Oito dicas para os Designers freelancers receberem o seu pagamento mais rápido

Oito dicas para os Designers freelancers receberem o seu pagamento mais rápido

Postado em 17/05/2011

Anteriormente, postamos um artigo sobre o mesmo assunto: “O que fazer quando o seu pagamento está atrasado”. São ótimas dicas. Agora, este artigo vai mostrar a você como receber o seu pagamento mais rapidamente.

O fluxo de caixa é crucial para qualquer negócio, especialmente se você é um freelancer. Quando você começou a trabalhar como freelancer não tinha a intenção de ficar correndo atrás de clientes para receber o seu pagamento, você fez isso para trabalhar no que gosta, e claro, ser pago devidamente pelo seu trabalho. Aqui estão algumas dicas importantes de como ser pago mais rapidamente pelos seus clientes.

Por Alexandre Bigaiski

Baseado no artigo 8 Tips for Freelance Designers to Get Paid Faster, do blog Webdesigner Depot.

1. Administre as suas expectativas desde o primeiro dia

Às vezes os freelancers ficam muito empolgados para conseguir muitos clientes e ganhar mais dinheiro, mesmo que esses clientes não assinem um contrato. A dica importante aqui é que você sempre faça um contrato. Isso vai ajudar você a deixar as coisas bem claras e vai poder controlar melhor os prazos do trabalho e do pagamento. Não se esqueça de colocar no contrato as políticas sobre atrasos no pagamento. E não se preocupe, o cliente sempre espera por um contrato.

2. Construa uma relação sólida com o cliente

A melhor maneira de construir uma relação sólida com o cliente é estar sempre se comunicando com ele. Deixe-o a par de tudo o que está acontecendo durante o projeto. Faça-o sentir que ele faz parte do processo. Assim, ele vai saber como está o andamento do trabalho e confiará mais em você. Quando você enviar a fatura a ele, não haverá nenhuma surpresa.

3. Saiba quem é a pessoa responsável por pagar você

Em diferentes tipos de empresa, diferentes pessoas são responsáveis por pagar você. Em uma empresa pequena, normalmente quem vai realizar o seu pagamento será o proprietário da mesma. Caso seja uma empresa de médio ou grande porte, provavelmente terá um setor financeiro, que será responsável pelos pagamentos.

Certifique-se de, antes de começar o projeto, ter todos os contatos possíveis da pessoa responsável, no setor financeiro, pelo seu pagamento como telefone, e-mail etc. Você precisa saber para quem vai enviar a fatura. Assim, você evita de se perder e não saber mais quem é o responsável por fazer o seu pagamento.

4. Não subestime os termos da sua fatura

Aqui temos algumas dicas importantes de itens a serem colocados na fatura para que você seja pago mais rapidamente:

  • Seja educado. Um simples “por favor, pague a sua fatura na data certa” ou “obrigado pela parceria” pode aumentar a taxa de pagamentos em 5%.
  • Não use jargões. Não deixe o cliente confuso. Use sempre termos conhecidos e simples.
  • Taxas para pagamentos atrasados. Deixe claro que o cliente pagará algumas taxas caso ele atrase o pagamento. Um exemplo: “Obrigado pela sua pareceria, nós realmente adoramos trabalhar com você. Por favor, envie o pagamento desta fatura até 21 dias após o recebimento da mesma.”

5. Envie a fatura o mais rápido possível

Muitas pessoas nem pensam nisso, mas quanto antes você enviar a sua fatura ao cliente mais cedo você será pago. Importante lembrar também que muitos clientes irão querer que você envie a fatura impressa, não somente por e-mail. Isso é útil para aquelas empresas que precisam de um registro impresso para poder realizar o seu pagamento. Uma ótima ideia também é utilizar algum serviço online de fatura.

6. Seja claro na descrição do seu trabalho

Seja o mais claro possível na descrição do seu trabalho em sua fatura. Não utilize termos técnicos, porque se o cliente não entender completamente sobre o que você está falando, será mais difícil receber o seu pagamento. Por exemplo, em vez de escrever “Papelaria”, escreva “Cartões de visita; papel timbrado; folder; envelopes; tags; adesivos...”. Ou seja, especifique o máximo que você puder.

7. Cobre

Em um mundo perfeito todas as faturas são pagas em dia. Mas, infelizmente, não funciona desta forma. Se o seu cliente está demorando a pagar, cobre-o. Faça isso gentilmente, com educação e profissionalismo. Você pode fazer isso, por exemplo, uma vez por semana. Não fique esperando que o seu cliente o pague, talvez ele nem lembre disso, não por maldade, mas porque ele pode ter muitas coisas para resolver, e o seu pagamento pode ficar para trás.

Normalmente, esta lembrança por e-mail funciona bem. Mas, se o cliente não responder os seus e-mails, não tenha medo de ligar para ele. Desta forma, você conseguirá falar com ele mais facilmente.

8. As cartas e a lei

Quando as coisas estão realmente indo mal você pode acionar o tribunal de pequenas causas para resolver o seu problema. Antes disso, envie cartas formais ao seu cliente explicando a situação. Se não houver resposta, a única alternativa que você terá será acionar os meios legais.

Na carta que você enviar ao seu cliente, explique formalmente que a situação está difícil de ser levada, porque faz muito tempo que não recebe o seu pagamento e nem ao menos uma resposta. Avise que, se a situação não for resolvida, você acionará os meios legais para poder receber o que lhe é de propriedade por direito.

Mas, se você criar uma relação sólida com o seu cliente, dificilmente chegará a este ponto.

Aproveite para comentar e compartilhar as suas experiências conosco.

Depois, leia mais artigos do nosso blog.

Abraços e bons negócios.

Gráfica Atual Card https://blog.atualcard.com.br

+ Conecte-se

Tags:, , , , , , , , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Domingos disse:

    Amigos,
    Sou um novo membro deste grupo.
    Admirador de design gráfico e usuário amador do Corel, tenho realizado alguns trabalhos para a família e amigos, coisas muito simples, sem pretenções profissionais. Um verdadeiro passatempo.
    No entanto, vocês da Atual Card, atravéz dos artigos e orientações, estão incentivando-me a olhar para esse meu “passatempo” de outra maneira.
    Mesmo sendo amador, meu trabalho deve ter qualidade, com aprimoramentos constantes. E isto significa estudar, estudar, estudar…
    Quem sabe algum dia, poderei me considerar um profissional.
    Parabéns Atuar Card, por oferecer não apenas produtos, mas orientando-me a ter uma visão diferente desta área tão fascinante do design gráfico
    Um grande abraço a todos.
    Domingos

    • Olá Domingos.

      Ficamos muito contentes em saber que você faz o que realmente gosta, isso é muito importante. Por isso também que publicamos estes artigos, que ajudam o profissional autônomo (freelancer) a trabalhar melhor.

      Obrigado pelos elogios e bons negócios. Abraços.

  • Ricardo disse:

    Muitas vezes por conhecer e confiar nos clientes eu sempre recebia atrasado e as vezes nem recebia e o meu erro era sempre fazer negociações verbais. Então aprendi a fazer contrato msm aquele tipo “ordem de serviço” c duas vias q já ajudou apesar de não ser nota fiscal. Eu não possuia cnpj. A matéria ajudou tb, gostei das dicas para cobrar o cliente e manter um bom relacionamento.

    Vlw!

    • Bom dia, Ricardo.

      Realmente, o contrato é algo essencial para uma relação de trabalho. Vamos aprendendo e evoluindo sempre.

      Abraços e bons negócios.

  • grafica disse:

    Num mercado tão concorrido, ter um documento é fundamental, seja ele um contrato formal ou pelo menos um simples pedido de compras em 2 vias.

    Otimo Blog.

    Abraço!

    LC Artes Graficas

  • Adriano Caldas disse:

    Olá, gostaria de saber se algu’me tem algum modelo de contrato, procurei alguns modelos na internet, mas nengum que se encaixe ao trabalho.
    att.
    Adriano

    • Olá Adriano.

      Essa seria mais para uma área jurídica. Vamos verificar se encontramos algo interessante e publicaremos aqui no blog. Mas, a princípio, você deve colocar no contrato os termos que você acredita que sejam importantes para você como datas de entrega do trabalho, valor do trabalho e forma de cobrança, prazo para pagamento do cliente, juntamente com os dados dele e o que poderá acarretar caso uma das partes não atenda alguma especificação do contrato.

      Abraços e bons negócios.

  • Elianderson Miranda disse:

    Vocês estão de Parabéns!
    fiz o meu cadastro no dia 19/07 no intuito de comprar os serviços e repassar pra meus clientes. Sou novo nesse ramo e pelo pouco que tenho lido desses artigos tenho sentido motivação e coragem pra perseverar naquilo que venho fazendo. Receber os pagamentos de uma forma rápida é imprescindível pra qualquer empreendedor. Gostei muito da dica. Tenho certeza que me ajudará bastante.
    Deus continue abençoando vocês da Atual Card

    • Olá Elianderson.

      Obrigado pelo seu comentário e pelos elogios. Estamos sempre dispostos a compartilhar artigos interessantes para o pessoal da nossa área.
      Boa sorte na sua carreira.

      Abraços e bons negócios.

  • Obrigado pelas dicas grande. Os cinco primeiros deve ser muito ativa para freelancers.

    • Olá, Freelance Designers.

      E nós agradecemos por ler o nosso blog e pelo comentário.

      Abraços e bons negócios.

  • Monica Mogi disse:

    Freelancer tem dois empregos, o trabalho que faz e o de ser micro empresário, com todas as tarefas que acompanham. Você é o depto de Marketing, o Contas a Pagar, Vendas, etc.
    É cansativo, é excitante, revigorante… E administrar seu tempo e suas finanças fazem toda a diferença.
    Queria fazer uma recomendação.
    Fica a dica para o pequeno empresário e outros que, como eu são freelancers: existe um site chamado Nutcache http://www.nutcache.com/pt-br/recursos/faturamento.html que oferece uma ferramenta gratuita para faturamento com aprovação do cliente, envio de orçamentos, gerenciamento de despesas, gestão de tempo. É tudo de bom para se projetar uma aparência profissional e eficiente e ainda ficar de olho nos negócios. Sou fã incondicional. Experimentem.

    • Bom dia Monica,
      Obrigada por sua participação em nosso blog. Continue nos acompanhando.
      Sua dica foi muito importante, ajudará muitas pessoas.
      Abraços.
      Equipe Atual Card


Assuntos Relacionados

Atual Card promove ação social e presenteia crianças carentes

O que é a Colinha eleitoral?

Datas temáticas #Halloween