Oito maneiras de combinar fontes [Parte 3/3]
Agora que já vimos a parte 1 e a parte 2 do artigo, vamos para a terceira e última parte.
Menu
Oito Maneiras de Combinar Fontes [Parte 1/3]
Oito Maneiras de Combinar Fontes [Parte 2/3]
Oito Maneiras de Combinar Fontes [Parte 3/3]
Conflito vs. Contraste
O contraste é algo normalmente muito bom no design. O ponto é usar fontes diferentes para criar este contraste e, portanto, um ótimo visual. Entretanto, se você utilizar fontes muito semelhantes, será criado um conflito, e isso não é bom.
Veja o exemplo abaixo. As fontes da primeira linha são muito similares (a Hoefler Text e a Goudy Bookletter 1911), portanto não existe nenhum tipo de contraste e, quando o contraste desaparece, o visual fica meio estranho.
A segunda linha já é melhor, com as fontes ChunkFive e Geneva. Elas têm proporções similares, mas existe algo a mais além das similaridades, existe um bom contraste.
A terceira linha mostra claramente que usar fontes diferentes não necessariamente cria um bom contraste. Por isso, é importante considerar mais aspectos em se tratando de contraste do que apenas um.
Contraste radical
O contraste radical em combinar fontes é algo bastante interessante para um design. Mas, isso não significa que você simplesmente vai pegar duas fontes diferentes, colocá-las juntas e esperar pelo melhor. Você ainda deve considerar os princípios gerais da tipografia, e escolher quais deles vai seguir e quais não.
A forma mais fácil de fazer uma combinação radical de fontes é manter em mente as proporções. Preste atenção nas formas gerais das fontes e aspectos como o tamanho da letra “x”, e então brinque com essas fontes.
Você pode precisar ajustar o tamanho de algumas fontes para que encaixem melhor, vista que nem todas as combinações de fontes são consistentes quando os tamanhos são alterados. Veja os dois exemplos abaixo.
A linha de cima mostra uma combinação muito variável de fontes, mas todas elas são do estilo grunge ou são desconstruídas. Isso dá um estilo comum ao texto, mesmo que a proporção e os tamanhos sejam diferentes.
Na linha de baixo são usados apenas três tipos de fontes, duas delas são sans-serif e uma serif. Entretanto, estas fontes têm algo em comum. Em primeiro lugar, todas elas são relativamente pesadas. Usando as fontes mais pesadas em trechos curtos e as leves em trechos mais longos, você cria um bom balanço visual. As larguras das fontes também são uniformes em cada uma delas, o que não causa um desvio entre elas ou nelas mesmas. Finalmente, as fontes têm letras largas e arredondadas.
De uma forma geral, esta maneira de combinar fontes é subjetiva, mas mantendo em mente o que faz um bom design de tipografia pode ajudar você a tomar a direção certa quando começar a fazer o design desta forma.
E você, o que achou do artigo? Como você faz para combinar fontes? Comente e divulgue para seus amigos.
Grande abraço e bons negócios.
Gráfica Atual Card https://blog.atualcard.com.br