Pare. Analise. Simplifique.
Você já deve ter passado muito por isso. O cliente solicita um trabalho na área de design, publicidade etc. Então você analisa o briefing, coloca tudo no papel, estuda a melhor forma de fazer tudo para que o cliente tenha o melhor resultado. Você apresenta o trabalho para ele infinitas vezes e ele solicita que você mude “uma coisinha ou outra” o tempo todo. Será que não seria mais fácil se tudo fosse mais simples?
Por Alexandre Bigaiski
A comunicação e o design são, muitas vezes, atividades complexas que englobam infinitos fatores como estudo do público-alvo, tipografia, cores, formato do material (folder, flyer, cartão de visita, tag, panfleto, cartaz…), tamanho da fonte, marketing, psicologia etc. Mas, às vezes, as coisas podem e devem ser simplificadas, sem ignorar, é claro, as teorias da comunicação e/ou design.
A base de tudo é: se não precisa complicar, não complique. O minimalismo é uma tendência há um tempo já. Quanto mais simples, melhor, desde que seja funcional. Um material – seja físico ou digital – limpo (clean) é gostoso de ver e não cansa os olhos.
Já pensou em um cartão de visita, folder ou qualquer outro tipo de material que tenha nome, endereço físico, endereço de internet, endereço de e-mail, telefone residencial, telefone comercial, telefone celular, cargo na empresa, o seu logotipo, slogan e a lista de serviços que ela presta? É muita informação para pouco espaço. Coloque em um material somente aquilo que for realmente necessário.
Para ilustrar melhor a situação de um briefing simples, mas que as pessoas tornam complicado, assista o vídeo abaixo. Além de ilustrar bem a situação ainda é bem engraçado.
Gostou? Aproveite e deixe o seu comentário.
Abraços e bons negócios.
Gráfica Atual Card | https://blog.atualcard.com.br