Marketing e Comunicação

Prefere Comer Onde? (Novos Cardápios para Restaurantes e Lanchonetes)

By Atual Card

August 23, 2011

Novos cardápios para restaurantes e lanchonetes

A Gráfica Atual Card está sempre oferecendo produtos novos para os clientes. Agora é a vez dos Cardápios. E nada melhor para comemorar mais este incrível produto do que publicarmos um artigo especial sobre ele.

Você sabia que todos os detalhes de um cardápio influenciam na escolha dos pratos pelos clientes? Desde o layout até a tipografia utilizada, as cores, as fotografias, posição dos pratos na lista, a forma como os preços estão escritos. Vamos falar um pouco sobre cada um destes itens para que você faça o design de ótimos cardápios para os seus atuais e futuros clientes.

Veja abaixo dois exemplos de cardápios. Em qual dos restaurantes você preferiria almoçar? No que tem um cardápio com o design parecido com o da esquerda ou com o da direita?

Isso prova o quanto o design de um cardápio é importante para a decisão do cliente.

Lembre-se de que tudo, antes, deve ser analisado. Qual é o tipo de cliente? Ou melhor, qual o tipo de estabelecimento de refeição que ele possui? É fast food? Comida italiana, francesa, mexicana, tailandesa, japonesa…? É uma lanchonete? Um bistrô? Cada tipo de restaurante ou lanchonete tem a sua atmosfera, e essa atmosfera deve estar presente no cardápio, assim como em outros itens que levam a identidade visual da empresa

Layout

A forma como os itens estão dispostos em um cardápio é de suma importância. Você não pode fazer um layout muito poluído para um restaurante francês, por exemplo. Tem que ser algo mais “clean”, mais limpo, com cores mais sóbrias e imagens de pratos sofisticados. Um restaurante ou lanchonete que venda alimentos mais “pesados” pode ter um layout mais “pesado” também. Mas aí também vai depender da atmosfera que o restaurante quer transmitir aos clientes.

Tipografia

Fast food combina mais com fontes retas, sem serifas, porque combina com uma vida mais moderna, mais rápida. Restaurantes sofisticados combinam mais com fontes igualmente sofisticadas, as fontes com serifa são uma boa opção. Podemos até utilizar fontes manuscritas, mas com o devido cuidado para que as letras possam ser lidas. Nada mais chato do que pegar um cardápio para escolher o seu prato e ter de usar óculos para ler.

Cores

Sabemos que as cores que mais despertam a fome são o amarelo e o vermelho. Tá certo. Mas parece que essas cores combinam mais com fast food. Já pensou se você vai a um restaurante mais sofisticado e o cardápio é inteiro amarelo e vermelho? Se essas forem as cores da identidade visual do restaurante, tudo bem. Mas, normalmente, não é o caso.

As cores da identidade visual do estabelecimento podem (e pode ser uma boa ideia) estar no cardápio, mas de forma controlada e equilibrada. Não é porque o nome do restaurante francês é em vermelho que você vai utilizar vermelho em todo o cardápio. O importante é ter equilíbrio e discernimento.

Se o cardápio tiver fotos, procure utilizar apenas fotos com ótima qualidade, com cores bem definidas, bonitas e vivas. É importante que o prato esteja bem bonito para despertar a fome do cliente e para que ele se disponha a pagar mais por ele.

Os Preços

Item muito importante. Uma pesquisa na área de Neuromarketing mostrou que quando os preços são colocados sem vírgula (ao contrário de “R$ 22,30”, por exemplo) e sem a cifra (R$), o cliente tem a sensação de que o valor do prato não é um valor monetário, e sim o quanto vale saborear aquele prato. Desta forma, os preços dos produtos poderiam ficar assim:

Bife à Parmegiana  36 Sushi  28 Spaguetti à Bolonhesa  14 Nhoque ao Sugo  15

A Posição dos Pratos na Lista

Outro item também importante. Se o estabelecimento tem um prato exclusivo, coloque-o em destaque no cardápio. Isso já mostra que o estabelecimento tem um prato que é só dele. Uma exclusividade ou uma especialidade. Diferencial é um dos principais itens em qualquer tipo de negócio.

Se o local tem vários tipos de pratos como almoço, lanches, sucos, vinhos etc., divida estes tipos de itens em um layout adequado, não misture as coisas. Cada tipo de prato deve estar um local específico, e este local deve estar totalmente legível. O cliente tem de achar aquilo que quer com facilidade e rapidez.

Gostou das dicas? Como o produto Cardápios é novo na Atual Card, quaisquer novidades e dicas sobre este produto serão publicadas aqui no blog. Se tiver uma dica adicional, envie para nós no campo de comentários.

Abraços e bons negócios.

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