Home Carreira e Mercado de trabalho Técnicas de Venda Todos os Posts Thomas Edison – O empresário inventor

Thomas Edison – O empresário inventor

Postado em 12/05/2015

O Panteão dos Heróis

conheça bio de quem importa

Thomas_Edison2

Thomas Edison

Um herói do mundo moderno, personagem central dos mundo das invenções e dos negócios, figura entre Henry Ford e Harvey Firestone no hall dos maiores empreenderes americanos.

Responsável pela criação da lâmpada elétrica incandescente, da câmera cinematográfica e outras tantas invenções que moldaram o século XX. O primeiro Herói de nosso Panteão é o senhor Thomas Edison

 Young_Thomas_Edison

Vida Pessoal

Como muitos outros gênios, Edison foi na infância um perfeito Enfant terrible.

Nascido em 11 de fevereiro de 1847, em Milan Ohio, Estados Unidos, ele foi expulso do colégio onde estudava por ter, pelas palavras de seu professor , "o bicho no corpo, que é um coça-bichinhos estúpido, que não para de fazer perguntas e que lhe custa a aprender".

Nessa época, ele tinha um laboratório de química em sua casa, onde fazia experimentos que as vezes faziam a casa tremer.

Depois de adulto, Thomas Edison começou a trabalhar de noite, para aproveitar o dia para fazer experimentos de seus projetos, tais como uma ratoeira elétrica e um maquina de voto eletrônico - projeto que tentou vender mais ninguém quis comprar.

 Edison

Invenções mais famosas

Thomas Edison possui mais de 1000 patentes oficiais, homologadas nos EUA. Suas invenções mais famosas são a Lâmpada elétrica, a câmera de cinema, o fonógrafo, máquina de escrever elétrica, embalagem a vácuo, urna eletrônica

 Thomas_edison_glühbirne

A invenção da lâmpada

Edison não descobriu a lâmpada, e nem a utilização da eletricidade para iluminação. À sua época, já havia a lâmpada de arco, com duas hastes, por onde passava uma corrente elétrica, e assim se tinha luz. Isso já existia.

O que Thomas Edison fez foi fazer com que essa luz durasse mais, produzisse uma luz mas adequada e que não esquentasse tanto. O desafio era encontrar um material que ficasse incandescente quando a corrente elétrica passasse por ele, só que esse material deveria ser fino e resistente.

Durante mais de um ano, a equipe de Edison testou centenas de materiais, pensaram em todas as possibilidades, antes de encontrar o fio de algodão carbonizado. Acesa a 21 de outubro de 1879, a lâmpada de Edison brilhou por 45 horas seguidas.

 Vitascope

O cinema de Thomas Edison

Como já foi dito, Thomas Edison é o responsável pela primeira patente oficial de câmera e projetor cinematográfico, lá em 1892. Chamava-se Kinetoscope. Na época, Edison não deu muito valor para invenção, patenteou e engavetou o projeto.

Em 1985, os irmãos Lumiere fizeram uma exibição pública de filmes, e foi um sucesso. Logo a empresa dos franceses já se estabelecia como um negócio muito rentável. Foi ai que a Edison Manufacturing Company - empresa de Edison - resolveu entrar nesse mercado.

Para competir com as grandes produtoras do mundo todo, Edison melhorou seu projeto, e passou a chama-lo de Vitascope. Edison foi o grande o produtor do chamado primeira cinema americano, período entre 1895 e 1915. Confira alguns dos principais filmes produzidos por ele.

Filmes Notáveis

The Kiss

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=IUyTcpvTPu0[/embed] The Great Train Robbery [embed]https://www.youtube.com/watch?v=8oTdPklBE0Y[/embed] Alice's Adventures in Wonderland [embed]https://www.youtube.com/watch?v=Ke25rh_8veM[/embed] Frankenstein [embed]https://www.youtube.com/watch?v=TcLxsOJK9bs[/embed] Thomas Edison morreu em Outubro de 1931, vítima da complicação de sua diabetes. Gostou da nossa nova coluna, o Panteão dos Heróis? Qual biografia você gostaria de ver aqui? Manda para gente!

Tags:, , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assuntos Relacionados

O que vender para o mundo corporativo?

6 passos para a sua prospecção de clientes voar

Crise, que crise?