Marketing e Comunicação

Você não faz um material para si mesmo (+ O comercial banido da Hyundai)

By Atual Card

August 29, 2011

Em uma enquete no Facebook, perguntamos às pessoas qual o erro mais grave que um designer pode cometer. A maioria respondeu “não entender o público-alvo”. Realmente, sem entender o público-alvo, todo o seu trabalho será em vão. Afinal, você não faz o material para você mesmo. (Leia também “5 erros comuns que os designers devem evitar”).

Por Alexandre Bigaiski

Quando você dá um presente a alguém, dá porque gostou do presente ou porque a pessoa que o receberá irá gostar? Resposta simples, não é? No mundo da publicidade e do design acontece a mesma coisa. Tudo o que você faz para o seu cliente, na verdade, está fazendo para o público-alvo dele. Afinal, são essas pessoas que o seu cliente quer chamar para comprar o produto ou serviço dele.

Use a linguagem do público-alvo; use elementos que fazem parte da vida deles; pense com a cabeça deles; diga o que eles querem ouvir. Mesmo que você acredite que a sua ideia é sensacional, bacana e talvez até revolucionária, a maioria das pessoas pode não gostar, simplesmente por não ter nada haver com elas. Haja vista o comercial novo da Hyundai que está rolando na internet, que está gerando bastante polêmica. (Aviso: Contém cenas fortes).

</p> <p>Você está segura?</p> <p>Sim! Eu vou andando daqui.</p> <p>Além do mais, eu gosto de ar fresco. </p> <p>OK!</p> <p>Você vai tomar cuidado?</p> <p>Obrigada. Até mais!</p> <p>Você está segura?</p> <p>Sim! Eu vou andando daqui.</p> <p>Além do mais, eu gosto de ar fresco.</p> <p>Você vai tomar cuidado?</p> <p>Pelo outro lado, madame.</p> <p>Oh! Obrigada, senhor.</p> <p>Até mais!</p> <p>Hyundai Veloster.Uma porta no lado esquerdo.Duas portas no lugar seguro.</p> <p>

Perguntamos também, em outra enquete na nossa fanpage no Facebook, se as pessoas concordavam com o banimento do comercial. A grande maioria respondeu “não”. Mas, então, por que existe tanta polêmica?

Talvez, essa polêmica seja proposital (em minha opinião, sim). Talvez a empresa tenha feito justamente para gerar comentários na internet. Muitos concordando, outros discordando e a discussão corre solta. Mas, a verdade, é que o comercial chateou muita gente. Aproveitando a polêmica, responda, você concorda com o banimento do comercial da Hyundai? (Se é que ele foi realmente banido).

[polldaddy poll=5461017]

 

 

 

 

 

 

Esse caso é só um exemplo para o nosso artigo. O importante aqui é frisar que, quem mais deve estar interessado e gostar do comercial, ou material gráfico, ou qualquer outro tipo de trabalho, é o consumidor final. Aquele que vai comprar o produto ou serviço do seu cliente. E é nele que você tem de pensar quando estiver planejando e produzindo o seu trabalho. Mas nunca se esqueça: o que você produzir deve gerar resultados.

Abraços e bons negócios.

Gráfica Atual Card | https://blog.atualcard.com.br