Para muitos profissionais de nada adianta apenas ter um bom currículo, é necessário comprovar o seu talento. Muitas empresas quando fazem seleção pedem, além do currículo, o portfólio.
Muitos dão apenas uma passada de olho no currículo, procurando o telefone de contato, pois o que realmente lhes interessa é o conteúdo do portfólio. Por isso um material bem elaborado pode garantir uma boa colocação no mercado de trabalho.
Veremos a seguir algumas dicas para que você monte um bom portfólio.
Para quem trabalha exclusivamente com arte, como designer o currículo tem muito pouco valor. O que será analisado é a qualidade do seu trabalho e o que ele pode acrescentar para a empresa. Dica: ao invés de uma extenso currículo faça um resumo do seu perfil em 5 ou 6 linhas, seja o mais minimalista possível.
Foque naquilo que você sabe fazer melhor, não fique tentando atirar para todos os lados, quem muito atira nunca acerta o alvo. As melhores oportunidades aparecerão quando notarem que você é expert em um determinado assunto.
Isso também não impede que você tenha conhecimento em outras coisas, afinal de contas conhecimento nunca é demais. Tudo o que você sabe pode vir a ser útil para a corporação.
Você tem milhares e milhares de peças e considera uma melhor do que a outra. Fica sempre com pé atrás de tirar esta ou aquela, chega até se sentir culpado por estar tirando tal trabalho do portfólio.
Bom, tenho uma péssima notícia para lhe dar, chegou o momento de você cortar o elo sentimental que te liga a este trabalho e mandar apenas aqueles que realmente valem a pena. Use seu senso crítico para fazer a melhor análise, se coloque sempre no lugar de quem verá o seu material.
A Internet facilita e muito o dia-a-dia. Ter um portfólio online pode ser uma ótima ideia, desde que seja algo bonito. Se você não domina as ferramentas da web e nem é web designer, uma dica então é utilizar álbuns prontos como Picasa ou o Flickr. Outra dica são os blogs, mas escolha os que têm templates mais bonitos.
você já deve ter ouvido comentários de que o dia em uma agência é uma correria só, as pessoas mal tem tempo para respirar. Então quanto mais minimalista você for, quanto menor for o seu portfólio, melhor. Pense sempre na qualidade do material e não na quantidade.
Esperamos que com essas dicas você possa montar um super portfólio e se destacar no mercado de trabalho.
Boa sorte! Equipe Atual Card
Tags:design, designer, designer gráfico, destaque, foco, gráfica, internet, mercado de trabalho, objetivo, online, portfolio
Cartilha de fechamento de Arquivo
Como obter sucesso nas ações de divulgação
Papelaria personalizada: 21 ideias criativas para casamento – Parte II