Home Técnicas de Venda 5 dicas para aumentar as vendas e tornar seu negócio único

5 dicas para aumentar as vendas e tornar seu negócio único

Postado em 29/03/2017

Se você trabalha com revenda gráfica, possui um restaurante, uma loja para consertar celulares ou qualquer outro comércio ou outro tipo de trabalho autônomo, já pôde perceber que a competição é, no mínimo, bastante acirrada. Mas o que exatamente faz você se diferenciar de outras empresas que tenham o mesmo segmento que o seu?

Até mesmo porque, dependendo do que você faz, seus concorrentes não são apenas outras empresas regionais, mas podem ser até mesmo empresas do outro lado do país, que estão tentando “ganhar” seus clientes.

Agora, você deve estar se perguntando como sua pequena empresa pode competir com tantas outras? Como garantir que a primeira venda venha a se repetir?

Respondemos com outra pergunta: "O que realmente torna seu negócio único?" Para lhe ajudar a responder essa pergunta, a Atual Card separou algumas maneiras de obter vantagens em um mercado tão competitivo:

 1. Preencha um nicho não atendido ou mal atendido

Uma estratégia competitiva consiste em encontrar um nicho dentro de um mercado que não está sendo atendido e se concentrar nele. Você já ouviu falar da história da empresa Casex?

Uma pessoa próxima ao fundador da empresa teve que realizar a cirurgia de estomia. Acompanhando o caso dessa pessoa, ele pôde perceber a dificuldade em encontrar bolsas de estomia no Brasil, e o alto custo do material importado impossibilitava as pessoas de usá-las.

Percebendo que várias pessoas improvisavam suas bolsas com sacolas plásticas e sacos de leite, ele decidiu investir na criação de produtos que suprisse está demanda. Hoje a Casex é uma empresa referência no mercado que atua.

Identifique um nicho que não esteja sendo atendido adequadamente e foque em resolver os problemas de quem faz parte desse nicho!

 2. Como identificar nichos não atendidas em seu mercado?

Para identificar um nicho não atendido, converse com seus clientes ou clientes de concorrentes para descobrir quais são suas necessidades que não estão sendo perfeitamente atendidas.

Faça uma pesquisa dos seus concorrentes: visite não só o site, mas vá até o local, pesquise preços e diferenciais. Assim você terá uma noção do que eles fazem de melhor e o que pode ser melhorado.

 3. Use um nome atraente para a sua marca

Você não precisa ter uma grande empresa com um orçamento enorme para chegar a um bom nome. Algumas dicas para inventar um nome memorável são:

  •  Como os clientes chamam o que você vende?
  • O que eles querem alcançar com o produto que adquiriram?
  • Como eles vão se sentir depois de comprar de você?

Respondendo a essas perguntas você com certeza chegará ao nome ideal para sua empresa.

 4. Crie um relacionamento pessoal

Seu cliente precisa saber que você pode ser um parceiro e não apenas um fornecedor. Assim certamente irá conquistar sua lealdade. Para isso, informe e dê sugestões que são de interesse dele e que irá ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Faça com que eles se sintam bem cuidados e únicos. Por exemplo, se você é um personal trainer, junto com os exercícios sugeridos envie por e-mail algumas receitas saudáveis que os mantenham motivados.

Utilize esses métodos para manter o relacionamento com o seu cliente:

  • Envie boletins com notícias e dicas de coisas que o seu cliente se preocupa;
  • Envie e-mails com ofertas especiais;
  • Tenha uma presença ativa nas redes sociais;
  • Invista em momentos informais com potenciais clientes;
  • Organize eventos para clientes com quem você deseja se reconectar;

Enfim, pense fora da caixa. As coisas não crescem de um dia para o outro. É a soma de todos esses pequenos detalhes que fazem a diferença no seu negócio. É preciso tempo e persistência para criar resultados, por isso não espere que isso aconteça imediatamente. Para ajudá-lo a não esquecer esses detalhes anote tudo em sua agenda ou em planilhas.

 5. Inove constantemente

Quando você pensa que finalmente conseguiu aperfeiçoar seu trabalho, tenha certeza: é hora de mudar outra vez. Então pare e pense! O que você pode fazer para melhorar ainda mais seus produtos ou serviços? Existe algo novo que você pode oferecer?

Aqui vão algumas ideias do que fazer para que o seu produto não fique estagnado:

  • Pense constantemente em maneiras de melhorar seu serviço;
  •  Pesquise tendências em seu mercado e pense sobre como você pode aplicá-las ao seu modelo de negócios;
  • Use a tecnologia para aperfeiçoar o seu processo e melhorar a velocidade do seu serviço.

Mas tome muito cuidado! Não vá sozinho. Peça opiniões ou novas ideias de alguns de seus clientes, funcionários ou amigos, antes de saltar de cabeça. Ou teste as suas ideias em uma pequena escala para provar o seu valor antes de investir totalmente.

Ao implementar essas dicas e se concentrar no que torna o seu negócio único, você estará melhor posicionado para se destacar de outras empresas.

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