Home Marketing e Comunicação Propaganda ainda é a alma do negócio

Propaganda ainda é a alma do negócio

Postado em 25/08/2010

Marketing digital, Facebook, Twitter, Orkut, blogs... Novas ferramentas de comunicação e relacionamento surgiram (e continuam surgindo) através dos tempos. Maneiras diferentes, inovadoras, tecnológicas de se fazer propaganda. Não vemos apenas outdoors, painéis nas ruas, comerciais de TV. O mundo da propaganda também evolui e, hoje, temos muitas ferramentas disponíveis para trabalharmos com marketing e comunicação também na internet. Mas sim, ainda tudo é propaganda. E ela é importante para todos.

Por Alexandre Bigaiski

Experimente um dia, em uma conversa informal com alguns amigos, perguntar a eles se já compraram ou compram algum produto influenciados por propaganda. A maioria, se não todos, dirão que não. Afinal, todos têm sua própria personalidade e não fariam nada que não quisessem; não comprariam nada que não tivessem vontade de comprar. Pois bem, mas se a publicidade não funciona, então por que as empresas ainda gastam tanto dinheiro com verba publicitária? A resposta é simples: porque sim, funciona.

Você mesmo que está lendo este artigo pode estar pensando que a publicidade talvez não seja tão eficaz assim como dizem por aí. Agora, experimente colocar-se do outro lado. Se você tem um produto ou serviço que quer vender, o que faria? Você pode utilizar a técnica da publicidade boca a boca, na qual as pessoas comentam com seus amigos sobre tal produto e serviço que elas gostaram (mas atenção, elas também comentarão sobre produtos que não gostaram). Pode utilizar-se de mídias tradicionais como outdoor, anúncios em jornal, anúncios em revista etc. De qualquer forma, falará bem do seu produto.

  • “Está novo, praticamente nunca foi usado”.
  • “Eu comprei e nem tirei ele da caixa ainda. É como se você estivesse comprando direto da loja”.
  • “Sim, eu garanto a qualidade do produto. Ele tem um ótimo acabamento e está bem bonito”.

Isso é propaganda. Você não vai simplesmente criar um produto ou serviço e esperar que aconteça um milagre e todo mundo comece a comprá-lo ou contratar o seu serviço. Você vai fazer propaganda. E sim, ela ainda é a alma do negócio.

E se você ainda acha que propaganda não dá resultado, saiba que existem vários estudos neurológicos, principalmente referentes ao neuromarketing, que provam com estudos científicos que a propaganda sim, influencia as pessoas de alguma forma. Inclusive esse estudo é muito útil, porque assim podemos saber o que as pessoas realmente gostam, o que elas pensam e que tipo de produto elas gostariam de ter. A consequência disso é a produção de produtos e serviços cada vez melhores, que satisfarão o cliente por completo.

Mas a propaganda não faz milagre. Aquela história de que ela cria desejo nas pessoas é falsa. Se você não pensa e nunca pensou em comprar um carro cor-de-rosa, nunca o comprará, por mais que o comercial desse carro seja o melhor que já viu na vida.

Seja qual for o meio de comunicação que você vai usar para fazer propaganda, você e o seu cliente devem ter um pensamento: a propaganda é importante, para você, para o seu cliente e também para o consumidor final.

O que você acha da propaganda atualmente? Conte um pouco para nós sobre como utiliza as ferramentas disponíveis para divulgar o seu produto ou o produto do seu cliente.

Depois, aproveite para ler mais artigos do nosso blog.

Grande abraço e bons negócios.

Gráfica Atual Card

Tags:, , , , , , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Danilo disse:

    muito bom o topico

  • Adriano disse:

    Legal, o artigo… aproveitando, se você já faz propaganda em papel, e quer fazer via site, fale comigo: msn: adrianoh2 (at) hotmail (.) com
    E a idéia continua, propaganda é a alma do negócio.

  • Propaganda é importante sim, mas quem disse que deve ser comparada a “Alma”…

    a palavra “Alma” fala de nossas emoções, sentimentos, desejos… só os seres humanos tem Alma, animais não tem, plantas não tem… enfim, a propaganda cria um desejo em função de uma necessidade, a propaganda não é o desejo, ela cria o desejo….portanto propaganda não é a alma, ela aguça uma área de nossa alma, um cachorro não é influenciado por um comercial na tv, já nos… …

    pense nisso só existe propaganda para cria um desejo de algo que supra nossa necessidade…. Qual o alvo mais forte das propagandas hj ? Alimentos é a resposta, e porque? porque isso é uma necessidade diaria, temos o desejo de comer uma lasanha para suprir uma necessidade que é a fome… por isso propaganda é tão importante! para criar o desejo, que é uma das propriedades da alma!

    um Abraço fiquem com Deus!

  • O posicionamento das empresas no Orkut hoje, empresas de cursos por exemplo, que são de pequeno e médio porte, pode lhes trazer clientes com 24hrs de um simples investimento de que tenham alguém para indicar os cursos, conversar nos recados, ter um perfil na web. Já consegui clientes simplesmente por responder um fórum, empresas que não sabem aproveitar essas oportunidades, devem rever seu posicionamento de marca com o cliente digital.

  • claudionor disse:

    para mim a propaganda eh o combustivel de todo o negocio.. vejamos bem.. imagina se a propaganda eh a alma do negocio entao quer dizer q sem ela o negocio nao permanece vivo! correto? acredito que nao.. pq nao adianta fazer uma propaganda de um produto para atrair cliente e chega na hora de comprar eh mau atendido ou o establecimento eh precario e desagradavel.. entao a propaganda na verdade e para apenas despertar desejos, fazer o comercio se mover ou seja faz a venda ir para frente.. pois quem mantem o negocio vivo, prosperando e vendendo mais o produto anunciado pela propaganda eh o bom atendimento e a boa estrutura.. muitos negocios q nao usam propaganda para seu crescimento .. eles ficam parados no tempo vendendo pouco.. e o que mantem eles no mercado muitas vezes eh o bom atendimento e a qualidade dos produtos ou servicos prestados..ai jah entra a propagando boca a boca.. entao o importante e mostrarmo isso ao nosso cliente.. q a propaganda junto com o bom atendiemento fara a empresa ou os negocios decolarem…

  • Lucy Rito disse:

    A propaganda é apenas um complemento excelente, quando associada a outras ferramentas do Marketing, que tem como objetivo, atender de forma eficaz a necessidade e desejo do seu publico alvo. Subentendo quando você se refere a “Alma do negócio”, estas ferramentas estão em evidencia.Contudo certamente, você obterá êxeto.

  • Cícero Silva disse:

    É sempre satisfatório compartilhar e integrar idéias e opiniões a cerca de abordagens interessantes e instigantes tal como a que se apresenta sobre alma negócio e propaganda. E como a frase: “Propaganda é a alma do negócio” gera margens para muitas interpretações, vou discordar e dizer apontando para o obvio que Você é a Alma do Negócio! Pois é você quem cria, produz, mantém, organiza, administra, propaga próspera e sustenta seu negócio. Se muito a propaganda é a voz, é a letra, a imagem o conceito que tem por função ampliar e multiplicar as possibilidades de realização ( realidade em ação) da sua empresa, serviço, produto, conceito, seja o que for o impulso genuíno ou primário parte de sua alma (inteligência, emoções, mente, consciência) e vai operar e administrar o resto.

    É fato que a propaganda, marketing ou publicidade são linguagens, são códigos de comunicação e é fato que linguagem gera realidade por quê? Simplesmente porque tudo o que EXISTE ou existiu ou existirá é verbo, substantivo, adjetivo e pronome.

    E a permanência de pessoas e instituições em dado ramo está totalmente relacionada à sua capacidade de se comunicar (a ação de tornar comum como um único) E atualmente qual é mídia que permeia todos os campos humanos que torna tudo comum? A internet, qual é a mídia ativa e receptiva que mais favorece um contato com quem quer que seja? E para esse fenômeno ocorrer é necessário propaganda no sentido de congregar pessoas para que gerem energia (representada por dinheiro) para manter a criação no caso o negócio, utilizando-se de artifícios ou artimanhas ou de expressões criativas construtivas não importando por qual mídia seja apresentada (letra, som, imagem, ou multimídia (internet) e disseminada é sempre com tom sedutor, persuasivo, criativo dramatizado para que). Com a mesma intenção de convencer o receptor ou publico a assimilar sua idéia ainda que seja por uma compra, espetáculo, show ou palestra…

    Compre, Venha, Experimente, Acesse, Promoção etc… Isso são comandos sugestivos que passo para meu semelhante para que ele decida comprar, vir, experimentar, Acessar…. isso é verbo carregado de um forte estimulo para ação.

    Minha loja é ampla, é bonita tem vendedores atenciosos qualificados, isso é adjetivo estou seduzindo o cliente salientando minhas qualidade isso é natural.

    Porque o ovo mais vendido do mercado é o de galinha?

    Ora porque a pata bota o ovo em silêncio e enterra a galinha bota e sai gritando…

    Para finalizar, vou discordar do colega acima que cogita dos minerais, vegetais e animais não terem alma, têm sim só não tem a inteligência e consciência no nosso nível, pois são expressões vivas do Grande Autor da Vida. Possuem existência sustentável, são almas sim só não precisam pagar impostos e nem votar… rsrsrs.

    Mas a melhor, a mais convincente e duradoura propaganda são as atitudes positivas e verdadeiras, isso fica no tempo e no espaço, se assim não fosse 2010 anos, nenhum de nós cristãos ou não jamais teríamos conhecido o Cristo, ele não dispunha de radio, tv, prensa ou internet… Mas suas atitudes e qualidades (verbo, adjetivo) ultrapassam o tempo e o espaço…

  • Willian disse:

    Olá Boa Tarde a todos.

    A propaganda ela é muito importante para os dias de hoje, em um mercado muito competitivo você não tendo acesso a um tipo de propaganda como via web, via jornal e outros. Você está com um conceito muito atrasado de trabalho ta certo que também a propaganda boca a boca e boa, mas para ser uma empresa com um bom sucesso que nem a Atual Card você precisa investir nesse setor.

    Grato pela atenção.

  • Danielle disse:

    Gostaria de fazer um orçamento referente a aquisição de Cartão em PVC, porém quando coloco o logim e a senha dar que há erro e não estão aceitando novo cadastro.Me indicaram a empresa de vcs para fazer cartão de associados, porém não estou conseguindo mandar a arte para que seja feita uma análise, preciso de ajuda nesse sentido. Atenciosamente Danielle.


Assuntos Relacionados

Designer vs. Cliente

5 erros comuns que os designers devem evitar

6 passos para a sua prospecção de clientes voar