Muitas pessoas não conhecem a importância do currículo e, talvez por isso mesmo, não sabem fazer o seu corretamente. O currículo é mais do que um pedaço de papel em que você coloca informações sobre sua vida profissional, ele faz parte do seu marketing pessoal.
Acredite, eu vejo vários currículos e, a informação que mais me interessa, é o que a pessoa já fez, o que realizou. A experiência. Em segundo lugar, se ela tem alguma formação e em qual área. Depois, vejo quais foram as empresas nas quais ela trabalhou. E, finalmente, quais são as suas características complementares.
Mas, veja, isso não é regra. Cada recrutador tem a sua forma de analisar o currículo de um candidato. Mas, via de regra, existem informações que são, indiscutivelmente, muito importantes.
Aqui temos algumas dicas de como fazer um bom currículo.
1. Escreva certo! Não use abreviações, gírias e revise todo o conteúdo do seu currículo. Segundo algumas pesquisas, um em cada quatro currículos são descartados por erros de português. (Pura verdade, a maioria é realmente descartada).
2. Insira seus dados pessoais. As pessoas devem ter facilidade de entrar em contato com você. E não se esqueça de manter esses dados sempre atualizados.
3. Informe o cargo de interesse. Escreva, claramente, qual o cargo que você quer exercer na empresa. Às vezes recebemos currículos para uma área mas, no cargo de interesse, a pessoa escreve algo totalmente diferente. Isso é bem ruim. Foque! Não coloque coisas como, por exemplo, “Área de marketing, publicidade, redação, direção de arte, atendimento ou design.” Dica: se você quiser enviar seu currículo para várias empresas, com perfis diferentes, faça um currículo com o campo “Objetivo Profissional” diferente um do outro. Por exemplo, se você escreve, para um jornal você pode colocar “Ser editor do jornal X”. Se está enviando o currículo para uma agência de publicidade online escreva “Ser redator publicitário em redes sociais”.
4. Informe sobre sua experiência profissional. Escreva, com letras maiúsculas, o nome das empresas onde trabalhou. Cite as experiências em ordem cronológica inversa, ou seja, da mais atual para a mais antiga. Importante: procure não inserir informações como “proprietário de tal empresa” ou “freelancer”. Pois, segundo algumas pesquisas, existem empresas que têm receio em contratar funcionários com este perfil, porque acreditam que estes profissionais não estão acostumados a cumprir regras como horário, por exemplo.
5. Formação acadêmica. Importante informar à empresa sobre o que você estudou, onde se formou. Escreva o nome da instituição e ano de conclusão do curso. Se você tem curso superior, não é necessário colocar que fez segundo grau. Se você fez segundo grau técnico, aí sim é bom colocar. É uma experiência a mais que você mostrará ao recrutador.
6. Idiomas. Se você não tiver fluência em um idioma estrangeiro, é melhor nem citá-lo no currículo. A maioria das empresas, quando exigem outro idioma, pedem que você seja fluente. O seu currículo pode ser simplesmente eliminado se você não tiver fluência em tal língua estrangeira.
7. Cursos e especializações. Cite também quais cursos e especializações que você realizou. Mas os cursos citados têm de ser da área pretendida. Cite apenas os nomes dos cursos e as instituições.
8. Resumo do currículo. O resumo do currículo é a primeira informação que a empresa vai ver. Portanto, é importante você fazê-lo, tendo como conteúdo as seguintes informações:
Essas dicas são importantíssimas para você. Pois, o seu currículo, é a primeira impressão que a empresa terá de você. E você sabe que, a primeira impressão, é a que fica.
Abraços e bons negócios.
Gráfica Atual Card |https://blog.atualcard.com.br
Tags:currículo, curriculum, portfolio
Tenho todos os seus livros e quase todos os dias abro um ao acaso para ler uma frase ou uma página que para mim representa a mensagem para o meu dia.
vaga de op corte vinco procuro meu fone91992241
Olá Davi, por gentileza envie seu currículo para curriculum@atualcard.com.br Nossa equipe vai entrar em contato com você. Obrigada.
Criatividade Mode ON
Entendendo nossos prazos
A essência da competição