Você que é designer ou publicitário já deve ter ouvido falar muito sobre Trademark e Copyright. Mas, nem todo mundo sabe quais são as diferenças exatas entre estes dois termos.
Para começar: Trademark: Marca Registrada (representada por “™” ou “®”); Copyright: Direitos Autorais (representado por “©”). E sim, são duas coisas diferentes. É importante que você entenda as diferenças para saber como proteger o seu trabalho e a marca do seu cliente.
Uma Trademark, ou marca registrada, é definida basicamente como uma palavra, um símbolo, ou frase, usada para identificar uma empresa particular e distingui-la das outras empresas do segmento. Por exemplo, Mc Donald’s é uma Trademark (marca registrada) que a distingue das outras empresas de hambúrgueres, como o Burger King, por exemplo.
Isso acontece quando um designer ou uma empresa que produz logos copia ou recria um logo já existente. A infração de marca registrada, basicamente se define como “marcas registradas similares que criam confusão ao consumidor”.
Uma marca precisa ser única. Se houver duas marcas em que uma lembra a outra, o consumidor ficará confuso, o que leva a problemas de lealdade e identidade visual por parte do consumidor.
Se houver um caso no qual uma empresa queira processar outra por ter copiado a sua marca, ela pode. E isso pode trazer vários problemas. Normalmente, o que acontece, é que as duas empresas tentam entrar em um acordo, para que o caso não precise chegar à corte, o que raramente acontece.
Geralmente, o copyright não é utilizado para logos de empresas. O copyright é mais utilizado para proteger artes ou trabalhos criativos individuais. Entretanto, em casos excepcionais, existem logos que são como obras de arte e que podem ser protegidos pelas leis do copyright. Como um designer, você pode proteger o seu trabalho com o copyright.
Desta forma, você protege o seu trabalho contra cópia. Qualquer um que deseje utilizá-lo deverá solicitar a sua permissão.
A Trademark (Marca Registrada) protege a marca de uma empresa, enquanto o Copyright (Direitos Autorais) protege o trabalho do designer. Entretanto, existe uma contradição nesta diferença. Se o seu trabalho for a marca de uma empresa, então o seu poder de detenção sobre ele torna-se nulo.
Isso significa que você não pode re-licenciar o seu trabalho para mais ninguém, porque ele está protegido pelas leis da trademark. O copyright, no caso de design de logos, não é tão forte como em outros campos tais como textos, publicações, pinturas etc.
Este artigo serve para você saber que, quando fizer o design de um logo para um cliente, este logo não é mais seu. Você não tem mais direitos sobre ele, vista que ele está protegido pela lei da marca registrada. Por isso, é de extrema importância que você entenda as diferenças entre Trademark e Copyright. Entendido? :)
Abraços e bons negócios.
Gráfica Atual Card |
Baseado no artigo “Copyright and Trademark in Logo Design – Understanding the Difference”.
Tags:copyright, direitos autorais, marca registrada, trademark
seria interessante se incluissem comentarios explicando “copyleft”.
Olá, Denis. Com certeza é uma excelente sugestão.
Vamos preparar um artigo sobre “copyleft” também.
Obrigado pelo comentário. Abraços.
Ótimo post, poderiam fazer outro explicando como registrar a marca. Abraços!
onde eu posso estar fazendo o registro (copyright) de meus trabalhos
Olá, Fabio.
O local onde você registrará o seu trabalho depende do tipo de trabalho. Alguns lugares onde você pode registrar os seus trabalhos são: Escola Nacional de Belas Artes e da Biblioteca Nacional, Escola de Música – UFRJ – MEC, Escola de Belas Artes – UFRJ – MEC, Secretaria para o Desenvolvimento Audiovisual – SDAv, Esplanada dos Ministérios, Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA, Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.
Abraços e bons negócios.
acho valor muito abusivo para registros de marcas
Obrigado por sanar minha dúvida ! Estarei aguardando a sequência já solicitada por Denis Leonard. Parabéns a equipe.
Olá, Thiago.
Publicamos um artigo relacionado a este assunto: Creative Commons. É só acessar: http://blog.atualcard.com.br/creative-commons.htm….
Obrigado pelo comentário e boa tarde.
Seria útil dizer como dispor estes símbolos na arte.
Boa tarde Penélope,
Nesse caso depende muito da sua arte, de como o cliente quer o material.
Obrigada por sua participação em nosso site.
Abçs.
Equipe Atual Card
Parabens o post esta otimo, tenho uma duvida eu tenho que fazer o trademarket em todos os paises? ou se fizer em um so ja vale internacionalmente, por exemplo se moro fora do Brasil posso fazer o trademarket online por um site Brasileiro, ele sera valido fora do Brasil ?
muito obrigada
Boa tarde Ana,
Obrigado pelo elogio. Para sanar a sua dúvida é necessário que procure uma empresa especializada em patentes.
Att.
Equipe Atual Card
Esclarecedor ! obrigado pelas informações!
Olá Allysson,
Obrigada por sua participação em nosso blog.
Nos acompanhe também pelo Facebook https://www.facebook.com/atualcard e pelo Twitter https://twitter.com/atualcard.
Att.
Equipe Atual Card
Olá, tudo bem? Esse post me ajudou bastante, mas ainda tenho uma dúvida. Digamos que eu mesmo crie um logo pra minha empresa e queira registrar tanto o direito autoral do design quanto a marca, eu uso TM e C juntos no logo ao mesmo tempo ou não?
Olá Leonardo,
Obrigada por sua participação em nosso blog.
Então, nesse caso você precisa contactar um advogado ou empresa que trabalhe com direitos autorais para tirar a sua dúvida e te orientar bem certinho.
Abraços,
Equipe Atual Card
Oito maneiras de combinar fontes [Parte 1/3]
Corte especial: O segredo de um diferencial dos cartões de visita
Dicas de como conservar os livros