Home Todos os Posts Combinando as cores da sua arte

Combinando as cores da sua arte

Postado em 29/07/2015

Algumas pessoas tem um talento especial para trabalhar com cores. Elas são capazes de misturar as cores mais diferentes, e fazer um bom trabalho. Já outras, se batem um pouco mais na hora de colorir.

Talvez você tenha um incrível talento em construir imagens impressionantes, mas te falte um pouco na hora das cores. Se esse for seu caso, o post de hoje do blog da Atual Card foi feito para você.

Você lembra no post sobre Design e comunicação visual, quando falamos sobre o lado psicológico das cores? Da uma olhada de novo naquele gráfico.

cores nos logotipos

Como você acha que as cores conseguem transmitir essas noções? Vamos investigar mais a fundo isso?

Antes de qualquer coisa, você precisa entender o que é a cor. A cor é como cérebro dos animais interpreta os sinais eletro nervosos vindo dos olhos, devida a reemisão da luz que rebate em um objeto. Por isso, a cor não é um fenômeno físico. Ela é percebida de forma diferente por diferentes pessoa. A cor é um fenômenos fisiológico, subjetivo e individual.

O que diferencia as cores, são os comprimentos de onda e frequência de cada luz que nos chega aos olhos. Nós conseguimos enxergar cores entre 380 e 750 nanômetros. Ondas que estejam fora desses valores são, para nós, invisíveis. Por isso não conseguimos ver raios ultravioleta, raio x, infravermelho e etc.

2000px-Espectro_eletromagnetico-pt.svg

Perceba como essa faixa do espectro visível pelo olho humano é estreita. E como, se nosso olho pudesse enxergar, veríamos muito mais cores. Alias, como é estranho tentar imaginar uma cor que não conseguimos ver, não é?

Bom, agora chegamos na parte importante do design. Como trabalhar as cores em sua arte. Se você pegar aquela escala das frequências, e alinhar essas cores em um circulo, você vai chegar no que Newton chamava de Círculo cromático. A fim de facilitar o processo, esse círculo é normalmente feito com 6 ou 12 cores. Da uma olhada.

20150121_cores-que-combinam-1

Existem algumas combinações que - historicamente - tendem a funcionar.

Combinacao_harmonica_das_cores

Essas combinações se dão pela posição no disco cromático. Logo, você pode mudar as cores, desde que você mantenha a mesma direção na roda.

Cores Análogas

images

Analogous

 Complementares

Psychedelic Retro Ornament

Complementary

Em Triangulação

Índice

Triad

 Meio-Complementares

split-compliment-2 SplitComplementary

 Retangulares

retangularTetrad

 Quadradas

square Square

Além dessas combinações padrão, existem centenas de palhetas de cor. As pessoas mixam as cores, e depois disponibilização na internet. Da só uma olhada em algumas.

Picture_391 Picture_43 Picture_20 Picture_13 Picture_07

Iluminou alguma coisa para você? Ficou com alguma dúvida em um tópica? Manda uma mensagem para a Atual Card. A gente te ajuda!

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assuntos Relacionados

Santinhos políticos: Como fazer e como comprar

Por que converter fontes em curvas?

Um guia para cuidar da sua saúde de freelancer [Parte 1/3]