Algumas pessoas tem um talento especial para trabalhar com cores. Elas são capazes de misturar as cores mais diferentes, e fazer um bom trabalho. Já outras, se batem um pouco mais na hora de colorir.
Talvez você tenha um incrível talento em construir imagens impressionantes, mas te falte um pouco na hora das cores. Se esse for seu caso, o post de hoje do blog da Atual Card foi feito para você.
Você lembra no post sobre Design e comunicação visual, quando falamos sobre o lado psicológico das cores? Da uma olhada de novo naquele gráfico.
Como você acha que as cores conseguem transmitir essas noções? Vamos investigar mais a fundo isso?
Antes de qualquer coisa, você precisa entender o que é a cor. A cor é como cérebro dos animais interpreta os sinais eletro nervosos vindo dos olhos, devida a reemisão da luz que rebate em um objeto. Por isso, a cor não é um fenômeno físico. Ela é percebida de forma diferente por diferentes pessoa. A cor é um fenômenos fisiológico, subjetivo e individual.
O que diferencia as cores, são os comprimentos de onda e frequência de cada luz que nos chega aos olhos. Nós conseguimos enxergar cores entre 380 e 750 nanômetros. Ondas que estejam fora desses valores são, para nós, invisíveis. Por isso não conseguimos ver raios ultravioleta, raio x, infravermelho e etc.
Perceba como essa faixa do espectro visível pelo olho humano é estreita. E como, se nosso olho pudesse enxergar, veríamos muito mais cores. Alias, como é estranho tentar imaginar uma cor que não conseguimos ver, não é?
Bom, agora chegamos na parte importante do design. Como trabalhar as cores em sua arte. Se você pegar aquela escala das frequências, e alinhar essas cores em um circulo, você vai chegar no que Newton chamava de Círculo cromático. A fim de facilitar o processo, esse círculo é normalmente feito com 6 ou 12 cores. Da uma olhada.
Existem algumas combinações que - historicamente - tendem a funcionar.
Essas combinações se dão pela posição no disco cromático. Logo, você pode mudar as cores, desde que você mantenha a mesma direção na roda.
Além dessas combinações padrão, existem centenas de palhetas de cor. As pessoas mixam as cores, e depois disponibilização na internet. Da só uma olhada em algumas.
Iluminou alguma coisa para você? Ficou com alguma dúvida em um tópica? Manda uma mensagem para a Atual Card. A gente te ajuda!
[…] Quando você manda em RGB, a tia te liga e faz você arrumar a arte antes de ir para produção. Para lembrar mais um pouco sobre cores, você pode ler esse post aqui. […]
[…] Se surgir alguma dúvida em que cores usar para o seu panfleto, confira o artigo que escrevemos sobre: Combinando as cores de sua arte. […]
[…] Quando você manda em RGB, a tia te liga e faz você arrumar a arte antes de ir para produção. Para lembrar mais um pouco sobre cores, você pode ler esse post aqui. […]
[…] Se ainda tiver dúvidas em relação às cores, confira o nosso post: combinando as cores da sua arte. […]
Oque fazer para não acontecer de um impresso ser finalizado com uma cor diferente da minha arte feita no corel draw?
Oi Walcir, tudo bem? Neste link de instruções temos algumas dicas que podem te ajudar a montar seu arquivo para impressão, acesse: http://bit.ly/2W8gZ8r
Qualquer dúvida estamos à disposição!
Dados Variáveis
Street art
Controle de gastos é a receita para o sucesso