Você estudou (e continua estudando), trabalhou, se esforçou, fez pós-graduação e está apto a realizar o seu trabalho de designer e/ou comunicólogo. Mas, nem tudo é perfeito. O seu cliente pode não entender aquele seu trabalho maravilhoso e nem sempre você consegue fazer com que ele entenda. Isso é muito comum, e pode trazer alguns problemas entre o profissional e o cliente. Mas não se preocupe, existem formas de apresentar o seu trabalho e fazer com que o cliente o entenda.
Por Alexandre Bigaiski
Você pode ser um excelente profissional de design, talvez o melhor do mundo, mas isso não quer dizer que você saiba como apresentar o trabalho ao seu cliente. O cliente não é um especialista na área. Provavelmente ele tenha contratado os seus serviços justamente por isso. Mesmo assim, existem aqueles clientes que insistem em achar que o azul fica melhor na peça porque ele sempre gostou de azul. E faz parte do seu trabalho explicar a ele que, mesmo ele gostando daquela cor, ela não tem muito a ver com o que ele mesmo quer transmitir ao público através da peça (claro, se esse for o caso).
Infelizmente, é muito fácil o seu cliente achar que você é arrogante caso tente explicar que ele está errado. Realmente não é uma tarefa das mais fáceis, mas existem várias formas de se fazer isso. Tudo começa lá no início, quando você está fazendo o briefing. Usando como exemplo a questão das cores, você realmente está aplicando no material a cor correta para o objetivo da peça? Se sim, já é um grande passo. Você vai poder explicar a ele o porquê de ter usado tal cor. Como você já deve saber, existe a teoria das cores, na qual cada cor representa uma emoção, um motivo, uma energia, um clima. Partindo desse princípio, você terá como explicar a ele os motivos para ter escolhido determinada cor.
Deixe que o cliente participe da apresentação. O trabalho não é só seu, é dele também, não o deixe de fora. Deixe-o falar bastante, reclamar, discordar, concordar, discutir etc. Se for o caso de discordar dele, discorde com elegância, respeito e educação. Explique os motivos que o levaram a discordar da sua ideia e tente fazer com que ele entenda que de outra forma o resultado será melhor. (Obs.: “fazer entender” não significa empurrar garganta abaixo, mas explicar a situação).
Nunca conteste o seu cliente (ou qualquer pessoa). As pessoas não gostam de serem contestadas e acabam se fechando, impedindo que você continue a sua explicação adequadamente. Discutir não é contestar! E também seja humilde se o cliente der uma ideia que ajudará no trabalho. Aceite e explique por que a acatou. A ideia é realmente útil? Se você achou que sim, deve haver algum motivo. Se não houver um motivo, é porque a ideia não é tão boa assim e, possivelmente, você só está tentando agradar o seu cliente, e de forma errada.
Use exemplos e analogias, eles funcionam muito bem. E não se preocupe se o seu cliente ficar quieto o tempo inteiro. Muitos clientes não gostam de se meter no trabalho e, muitas vezes, contratam serviços de terceiros justamente por isso, para não precisarem se preocupar com problemas desse tipo.
Não se estresse, as relações com clientes normalmente são assim mesmo, e isso é completamente normal. Nunca se exalte com um cliente sem um bom motivo para isso. Nunca o conteste. Converse, discuta, dê uma ideia nova e acate as ideias dele que ajudarão no trabalho. E uma última dica: não tente simplesmente agradar o seu cliente. Você o agradará de fato se o seu trabalho trouxer um bom resultado para ele. E para isso, é necessário muito trabalho, muito estudo, discussão e, às vezes, refazer o trabalho muitas vezes.
Como você conversa com o seu cliente? Usa algumas dessas dicas? É uma relação saudável ou complicada? Compartilhe conosco, gostaríamos muito de saber.
E agora você pode ler mais artigos do nosso blog. Aproveite.
Abraços e bons negócios.
Gráfica Atual Card
Tags:campanha, cliente, design, diálogo, marketing pessoal, Publicidade, vendas, vendedor
Muito bom, os toques são de otimas qualidade, parabéns! sempre estarei lendo.
Agradeço a partilha da experiência. Isso faz com que as pessoas que são parceiras cresçam junto com a Atual Card. Valeu mesmo!
É isso mesmo, Edmar. Gostamos de ver todos crescendo juntos. O trabalho de todos melhora muito.
Abraços e bons negócios.
Essas dicas mostram que a Atual Card se preocupa com seus representates.
Ótimo artigo!
Eu como designer sempre estou lendo publicações de profissionais, e esse artigo me ajudou muito, é sempre bom estar aprendendo.
Sou representante fiel à Atual Card, todos os meus trabalhos impressos são direcionados à vocês.
E esses artigos estão realmente me ajudando.
Continue com o ótimo trabalho, tem meus parabéns.
Bom dia, Roger.
Obrigado pelos elogios e por ter acessado o nosso blog. Ficamos sempre felizes em saber que os clientes estão bastante satisfeitos.
Abraços e bons negócios.
Muito bomm.. exelentes dicas! que postem mais e mais….
gostamos muito com serteza nos ajudara
Muito bom!
Entender o cliente é mais dificil do que fazer o projeto! mais quando se consegue isto, tudo fica mais fácil! gostei das dicas!!!
ótimo post! Concordo plenamente, mas entre vc e eu, teoria das cores foi criada para o designer poder discutir com o cliente. Eu, pelo menos, acredito que a teoria das cores é furada, mas tudo bem, eu uso e facilita minha vida!
Prezados
Senhores
Gostei das dicas, de fato as relações com os clientes
de hoje, exigente e conhecedor da informação é difícil,
porém sugiro manter sempre um clima cordial em qualquer
situação .
Gostaria de saber quando vocês irão trabalhar com material ecológico ?
Att
Rodrigo Torres
Olá Rodrigo.
Obrigado pelos elogios. A respeito dos materiais ecológicos, nós trabalhamos com o material que chamamos de Reciclato. Temos vários produtos que são produzidos em papel reciclado.
Abraços e bons negócios.
Tem aqueles clientes que pedem para mudar a cor da bandeira do Brasil. Situação até meio ilegal, tem aqueles que rasgam um contrato na sua frente! Em fim já passei por diversas situações tipo essas. Mais é como um médico, que cuida de pacientes. O bom é aquele que explica tudo com o mínimo detalhes 😉
ótimo artigo
Marvio Rocha
http://www.olharhost.com.br
execelente post!
abraço
BACANA, ESTOU ENTRANDO AGORA COM VCS,
MAS JA ESTOU VENDO FUTURO ATRAVÉS DAS DICAS A VOSSOS CLIENTES, VALEU!
Olá, meu nome é Uellington, trabalho com design web e gráfica.
Hoje! os clientes evoluirão, estão mais exigentes, e nós temos que passar para outro nivel, nem tudo que o cliente fala é correto, e nosso trabalho é falar isso a eles.
O que o Alexandre compartilhou acima é de pura importância, você deve se portar diante do cliente como se ele fora seu mestre (discordando ou nao), e você esta ali para aprender, mas de forma alguma deixe o cliente subir em você, deixe-lo opnar e acate todas as boas ideias dele, mas ao notar que ele esta passando do limite, diga “não”, sinceramente algo que aprendi como web design, é que os clientes adoram ouvir um “não”, mostra segurança no seu trabalho e profissionalismo em desenvolver algo util para sua empresa, ou isso, ou, você nunca mas terá este cliente, mas vale apena correr o risco.
Os clientes não são apenas os visinhos e familiares, mas toda a rede de pessoas que estão esperando por você, e especificamente por seus serviços, nós designers temos um campo gigantesco e ainda pouco explorado. Essa é a hora!
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Espero ter ajudado, e colaborado com este post.
Um tema muito interessante, que vale apena ter um segundo post sobre o mesmo.
Uellington Damazio de Oliveira
Twitter: @uell34 || Facebook: http://www.facebook.com/uell34
Agradeço a AtualCard pela iniciativa.
Um grande abraços a todos que estão lendo, e muito sucesso!
Olá Uellington.
Obrigado pelos seus elogios e pela sua colaboração. Certamente ela é muito importante.
Abraços e bons negócios.
OLA, boa tarde
Muito valiosa esta dicas, gostei muito
Isso sim são e-mail inteligentes
T+
briefing primeiramente, geralmente dou 5 dias para fazer um layout de uma determinada empresa, quando tenho tudo que preciso em mãos, acabo agradando o cliente, no que ele realmente queria.
Dicas:
1 – Fale com seriedade, o cliente avalia vc e seu trabalho.
2 – Nunca fale de mais, se ver q esta fazendo isso, pise no freio.
Bom dia, Yuri. Ótimas dicas as suas. Obrigado.
Abraços e bons negócios.
beleza essa atual é demais da conta, uma coaching on-line, fico feliz em te-los como fornecedor.
Olá pessoal da Arte Comunicação.
Agradecemos os elogios. O nosso objetivo é realmente compartilhar informações para nos tornarmos melhores profissionais a cada dia.
Abraços e bons negócios.
Obrigado pelos toks..as veses axamos q estamos sempre com a razao e n eh asim..Agradeço o interese de voces de ajudar seus clientes para nós eh de grande valor..Abraços
Quando discordodo do cliente nem argumento muito, faço exatamente o que ele pediu. Mas também preparo outra apresentação do jeito que eu imagino e mostro a ele para comparar as duas idéias. Normalmente minhas sugenstões são bem aceitas.
Pior que é assim mesmo… Hehe
Mas o cliente sempre tem razão, não é mesmo?
Claro, na cabeça dele…
O jeito é conversar e fazer entender, não simplesmente “obrigar” ele a aceitar o nosso ponto de vista.
Ótima matéria! Adorei!
=)
Street art
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