Home Carreira e Mercado de trabalho Todos os Posts Coworking: Uma nova tendência em padrão de trabalho

Coworking: Uma nova tendência em padrão de trabalho

Postado em 02/06/2011

Você é freelancer? Trabalha sozinho em casa? Já ouviu falar em coworking? O coworking é uma novidade aqui no Brasil. O seu conceito baseia-se na cooperação de profissionais, que podem ser de diferentes áreas, em um local físico, em um escritório mesmo, só que todo mundo continua trabalhando como freelancer. Gostou da ideia?

Os escritórios de coworking funcionam, basicamente, da seguinte forma. O profissional freelancer paga uma mensalidade para custear as contas básicas do local como água, luz, limpeza, aluguel (quando o imóvel é alugado) etc. e utiliza toda a estrutura de um escritório comum. E não é muito caro, dependendo da forma como você escolher trabalhar no local.

Uma das diferenças principais é que, mesmo tendo à sua disposição uma estrutura completa de escritório, você é livre, faz seu próprio horário, frequenta quantas vezes desejar ou puder e não precisa dar satisfação a ninguém.

Outra vantagem muito importante é que, no mesmo ambiente de trabalho, você conhece pessoas novas, troca conhecimento e informação, um ajuda o outro e ainda se relaciona, sem precisar ficar sozinho em casa trabalhando. Trabalhar sozinho em casa pode te deixar muito estressado.

Existe também a vantagem da disciplina. Muitas pessoas não têm a disciplina necessária para trabalhar em casa. É filho que corre pela casa, a sua mulher ou marido que recebe visita, a lâmpada que queimou e você precisa trocar, a sua mulher que pede para você levar o lixo para fora etc. Fica difícil trabalhar desta forma, e haja disciplina! Em um escritório de coworking você não tem este problema, vista que o ambiente é, exatamente, um escritório e todo mundo está lá para trabalhar.

O coworking é uma nova tendência de padrão de trabalho, no mundo inteiro. E ainda são ótimas formas de se começar uma start-up. Existem vários escritórios já espalhados pelo país, basta você procurar um aí na sua cidade.

Se você quiser saber mais sobre coworking, acesse o link na Wikipédia. Inclusive, lá tem a lista de alguns escritórios em vários locais do Brasil.

Você já conhecia o coworking? Já trabalhou desta forma? O que você acha desta forma de trabalho? Conte um pouco para nós.

Gráfica Atual Card
https://blog.atualcard.com.br

Tags:, , , , , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Legal!!! Adorei essa forma de trabalho, estou pensando em montar um em minha cidade!

    • Olá Djony.

      Parece uma ótima ideia, porque este tipo de padrão de trabalho é tendência no mundo inteiro!

      Abraços, boa sorte e bons negócios.

  • A União faz a Força. E vice-versa. Adeus para aquele velho problema de hierarquia inútil de cultura serviçal entre quatro paredes. O valor humano de um profissional deve ser respeitado com essa nova tendência.

  • Eder disse:

    Este é um ótimo conceito, além de ser uma alternativa mais barata que o aluguel de um local “convencional” ainda possibilita uma interação com outros profissionais.

  • Ricardo disse:

    Gostaria de saber quem é de Curitiba e trabalha em Homeoffice?
    Quem tem intenção de montar escritório ou ir para um coworking?

  • Alan disse:

    Uma pena que no Wikipedia não tenha essa lista com os locais. Muito interessante a idéia. Não conhecia ainda.

  • Fernanda disse:

    Fiquei muito feliz de ver este post sobre coworking. Era uma tendência, agora já é uma realidade no mercado de trabalho brasileiro!
    Vcs não imaginam o quão gratificante é ver as pessoas fazendo negócios e conhecendo amigos dentro do espaço de coworking.
    Vamos dar um basta ao isolamento do home office. 🙂
    Obrigada!

  • edinisio disse:

    meu espaço é dividido por tres profissionais, um advogado, um despachante imobiliário e um corretor de imoveis e tem dado um bom resultado.

  • Bia disse:

    Muito Show! Me encachei, filho correndo pela casa, marido recebendo visita e me pedindo para fazer chimarrão, esquentaa agua que ja acabou…
    Com o Coworking, outro nivel de trabalho!
    Parabéns pela informação.

  • Danilo Cassuti disse:

    Alexandre, muito boa a matéria, descreve perfeito o home office, rsrs.
    Eu na verdade estou na mitade do caminho, contratei um Escritório Virtual em Clubwork.com.br, e combino com os clientes para me reunir em São Paulo.
    Gostaria talvez do Coworking, sempre que vou por Sampa conheço novos empreendedores como eu, mas não preciso horas de escritório, acho que por enquanto vou continuar com o EV e usar uma sala de reuniões quando for preciso.

    Assino embaixo Fernanda, Coworking é um ambiente onde se respira uma nova forma de fazer negócios, mais eficiente, o cliente sabe que estamos reduzindo custos, mas melhorando a qualidade do serviço, que isso é em seu benefício.
    Saludos a todos e parabéns pelo blog Alexandre!

    • Olá Danilo.

      Obrigado pelos elogios particulares, mas têm várias pessoas na equipe que cuidam do blog. E todos nós temos a intenção de fazer o melhor trabalho possível.
      O coworking é uma nova tendência no mundo do trabalho. A cada dia aparecem novas oportunidades de melhorar o que fazemos profissionalmente e também a nossa vida particular.

      Grande abraço e bom dia!

  • Cowork in Rio disse:

    Olá, em breve abriremos mais um coworking no Rio!

    É a nova era da colaboração se firmando!

    Visite o nosso blog e Participe da Pesquisa!!
    Ou indique alguém para fazer parte da equipe!

    http://meucowork.wordpress.com/

    Saudações compartilhadas!

  • Isabela Souza disse:

    Olá, boa tarde!
    Gostei muito da matéria sobre coworking e gostaria de compartilhar um pouco da minha experiência e dar uma dica de uma empresa muito bacana para se trabalhar.
    Bom, acabei de abrir uma pousada no interior de São Paulo e precisava de um espaço para trabalhar, no entanto, vi que locar dois escritórios convencionais daria muito trabalho e sairia muito caro, então optei por uma empresa que trabalhasse com escritórios prontos, onde eu teria que somente pagar um valor fixo por mês e me instalar rapidamente para começar a trabalhar.
    Depois de uma longa busca, orçamentos e etc, acabei conhecendo a Clubwork, que trabalha com aluguel de sala, coworking e escritório virtual, exatamente o que eu estava precisando. Pago somente um valor fixo por mês e o que utilizo de telefone e tenho todas as comodidades de um escritório com a diferença de ser bem mais prático e muito mais em conta.
    Pra que quiser conhecer um pouco melhor, o site deles é http://www.clubwork.com.br
    Vale bastante a pena, a empresa é muito bacana, além de ser um ótimo custo-benefício.

  • Aline Albuquerque disse:

    Oi estava dando uma olhada e achei superinteressante esse conceito, o que me surpreendeu foi o conceito da http://www.clubwork.com.br, que é uma empresa onde reúne todos estes serviços de acordo com a necessidade de cada profissional, com um ótimo custo benefício, para quem quiser conhecer um pouco melhor, vale muito a pena!

  • Virginia disse:

    Coworking é um modelo de negócio incrível, se toda pessoa que quisesse começar em algum segmento tivesse a oportunidade de saber sobre escritórios compartilhados, organizaria muito mais fácil o setor financeiro, que é uma dificuldade padrão para todo empreendedor! Conheçam o escritório em que trabalho escritoriovirtual-saopaulo.com, é maravilhoso e tem tudo para oferecer aos coworkers!

    • Boa tarde Virginia,
      Obrigada por sua participação em nossop blog.
      Abçs
      Equipe Atual Card


Assuntos Relacionados

12 dicas para você vender mais em 2015!

Você não faz um material para si mesmo (+ O comercial banido da Hyundai)

A refeição favorita dos Designers, a pizza!