Com o avanço da tecnologia, é possível criar um objeto real a partir de um arquivo digital, isso já existe com a tecnologia 3D, e você pode transformar o seu mundo com essa ferramenta.
Imagine você poder ver um material em vários ângulos, e parecido com o real. Essa é a realidade em que estamos vivendo, e está apenas começando, pois muitos estudos ainda estão em desenvolvimento para aprimorar as impressões em 3D.
Com a tecnologia 3D pode ser criado um objeto em qualquer formato. Não é necessário se fixar em um modelo ou design de criação, você pode fazer em quantidades baixas, pode utilizar materiais como plástico, cerâmica, lama, vidro, metal, entre outros.
Essa nova tecnologia está em vários ramos do mercado, como arquitetura, automotivo joalheria, calçada, inclusive no design de produto. Você pode fazer seu cartão de visita e mostrar para seus clientes essa nova técnica. O blog da Atual Card traz alguns objetos que podem ser feitos em 3D.
A origem da impressora 3D foi em 1984, por Charles Hull, inventor da Califórnia, Estados Unidos. Hull utilizou a estereolitografia para a produção de um protótipo de um componente eletrônico, que foi a percursora da impressora 3D. Anos depois ele criou a 3D Systems Corp, que permanece como uma das líderes no mercado até hoje.
Com o passar do tempo as máquinas de impressão 3D ficaram mais baratas e também mais fáceis de usar. Na década de 1990 uma impressora 3D valia em torno de um milhão de dólares, sendo possível somente quem tinha muito dinheiro possuir uma, mas hoje em dia pode ser adquirida por menos de mil dólares.
Vários são os modelos e formas de impressão e impressora em 3D. As empresas Epson e HP, que são as maiores fabricantes de impressoras convencionais, já possuem suas máquinas em na terceira dimensão.
Abaixo vamos mostrar como funciona um dos mais comuns processos de impressora 3D.
Tags:3d, aço, arma., Cartão de visita, Epson, gráfica, Hp, impressão, Impressora, impressora fiscal, laser colorida, multifuncional, panfleto, pdf, portátil, preço, wireless
[…] Leia também: Como funciona a impressora 3D […]
Vamos conversar | Parte 2: O exame das expectativas
Você sabe iluminar uma arte?
As diferenças entre Trademark e Copyright