Home Sem categoria Como funciona uma impressora 3D

Como funciona uma impressora 3D

Postado em 14/03/2016

Impressora 3D

Com o avanço da tecnologia, é possível criar um objeto real a partir de um arquivo digital, isso já existe com a tecnologia 3D, e você pode transformar o seu mundo com essa  ferramenta.

Imagine você poder ver um material em vários ângulos, e parecido com o real. Essa é a realidade em que estamos vivendo, e está apenas começando, pois muitos estudos ainda estão em desenvolvimento para aprimorar as impressões em 3D.

Com a tecnologia 3D pode ser criado um objeto em qualquer formato. Não é necessário se fixar em um modelo ou design de criação, você pode fazer em quantidades baixas, pode utilizar materiais como plástico, cerâmica, lama, vidro, metal, entre outros.

Essa nova tecnologia está em vários ramos do mercado, como arquitetura, automotivo joalheria, calçada, inclusive no design de produto. Você pode fazer seu cartão de visita e mostrar para seus clientes essa nova técnica. O blog da Atual Card traz alguns objetos que podem ser feitos em 3D.

  • Fones

Os fones de ouvidos em 3D foram desenvolvidos para se encaixarem perfeitamente no ouvido do indivíduo, também foi produzido um megafone que direciona a mensagem exclusivamente para a pessoa, e somente ela pode escutar essa mensagem.
  • Comida

Nas impressoras de terceira dimensão também é possível imprimir comidas, como sorvete, frutas, chocolates, entre outras. Existe também a impressora que faz a comida em formatos inusitados.
  • Veículos

Não são somente produtos pequenos que as impressoras 3D são capazes de fazer, mas também objetos maiores, como um carro. Já foi feito um test drive com o veiculo para ver como funciona. O mais curioso é que o automóvel pode ser derretido, e pode ser utilizado em um novo.
  • Casas

Casas também são possíveis de fabricação do universo 3D, já foram impressas casas, prédios e também castelos. Que foi a última construção,desenvolvida até o momento. Esse produto é possível por meio da impressão 3D com lama.
  • Roupas e acessórios

As impressões em 3D atingem também o mundo da moda, é possível a impressão de roupas e acessórios. Já foram confeccionadas bolsas, braceletes, brincos, biquínis, cintos, entre outros. Esses materiais são mais leves que um produto feito a mão.
  • Instrumentos musicais

A música também já está inclusa nas impressões 3D, com uma guitarra, saxofone, etc. Um grupo de estudantes da Suécia já se apresentou com instrumentos criados pela tecnologia, duas guitarras elétricas, uma bateria e um teclado.
  • Ferramentas

Várias são as ferramentas que podem ser desenvolvidas com a impressão em terceira dimensão, já foram produzidas pequenas peças de aço, até armas de fogo foram desenvolvidas em 3D.
  • Tatuagem

Uma das mais difíceis de fazer com a tecnologia 3D com certeza é a tatuagem, mas já foi desenvolvida por uma máquina capaz de tatuar a pele em um ritmo de 150 perfurações por segundo.
  • Avanços na medicina

Um dos maiores benefícios da tecnologia 3D, pode-se dizer que é na área da medicina, já foram criadas mandíbula humana, mapas para deficientes, cartilagem. A mais comum é a prótese, que são muito mais baratas que uma oferecida por médicos.

Como surgiu?

A origem da impressora 3D foi em 1984, por Charles Hull, inventor da Califórnia, Estados Unidos. Hull utilizou a estereolitografia para a produção de um protótipo de um componente eletrônico, que foi a percursora da impressora 3D. Anos depois ele criou a 3D Systems Corp, que permanece como uma das líderes no mercado até hoje.

Preço de uma Impressora 3d

Com o passar do tempo as máquinas de impressão 3D ficaram mais baratas e também mais fáceis de usar. Na década de 1990 uma impressora 3D valia em torno de um milhão de dólares, sendo possível somente quem tinha muito dinheiro possuir uma, mas hoje em dia pode ser adquirida por menos de mil dólares.

Vários são os modelos e formas de impressão e impressora em 3D. As empresas Epson e HP, que são as maiores fabricantes de impressoras convencionais, já possuem suas máquinas em na terceira dimensão.

Abaixo vamos mostrar como funciona um dos mais comuns processos de impressora 3D.

Impressora-3D

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assuntos Relacionados

Domine o Corel Draw

Concursos ajudam na sua carreira de freelancer? (+ O que é Spec Work)

A Origem das Marcas