Home Marketing e Comunicação Concursos ajudam na sua carreira de freelancer? (+ O que é Spec Work)

Concursos ajudam na sua carreira de freelancer? (+ O que é Spec Work)

Postado em 29/06/2011

Quando trabalhamos como freelancers o nosso objetivo é ganhar dinheiro, ter uma vida estável e, no mínimo, pagar as nossas contas. Então, envolver-se em projetos que não dão lucros talvez não seja uma boa ideia. Será que vale mesmo a pena participar de concursos?

Por Alexandre Bigaiski

Baseado e adaptado do artigo Can a Contest Help Your Freelance Career?” do blog Freelance Switch.

Existem alguns concursos e desafios que podem tornar-se um ótimo negócio para um freelancer, se você ganhar – desde que você saiba administrar o seu tempo entre os trabalhos e os concursos.

Os Benefícios de Ganhar um Concurso

Quando você estiver considerando participar de um concurso, competição ou desafio tenha em mente se realmente vale a pena participar e deixar de lado a busca por clientes para fazer novos trabalhos e ganhar dinheiro. Alguns concursos cobram uma taxa para poder participar deles. Analise, vale a pena pagar esta taxa? Quando você quiser participar de algum concurso que cobre taxa, talvez seja mais vantagem inscrever um trabalho seu que você já tenha feito, para não perder tempo – e dinheiro – fazendo um trabalho só para isso. Porém, existem alguns concursos nos quais vale a pena pagar para participar. Analise:

  • Colocar no seu currículo “vencedor do concurso X” vale a pena? Vencer concursos pode fazer com que você se destaque em meio a tantos profissionais. Alguns clientes vão procurar por profissionais qualificados e, muitos deles, confiam naqueles que já ganharam algum concurso. Possíveis clientes gostarão de ver o trabalho que você fez para ganhar, o que é mais fácil do que pedir para você fazer um trabalho novo para avaliação.
  • O prêmio em dinheiro que o concurso oferece é bom? Procure pelo menos participar de um concurso no qual o prêmio seja três vezes aquilo que você investiu – tempo, taxa para entrar no concurso etc. (Dica pessoal do autor do texto original). O prêmio tem de valer a pena. Também tenha em mente que ninguém ganha todos os concursos dos quais participa.
  • Você vai poder colocar o trabalho no seu portfólio? Sabemos que ter um portfólio objetivo, direto, sem muitos trabalhos é algo bom. Talvez você possa trocar um trabalho no seu portfólio por aquele com o qual você ganhou o concurso, e ele pode agregar muito valor a você.

Desafios, Não Spec Work

“Spec Work” (algo como “Trabalho Especulativo”) é um termo utilizado no artigo, que baseou este, para aquele tipo de trabalho no qual você só é pago se o cliente gostar dele. Existem centenas de concursos por aí do tipo “faça o design do nosso logo” e o resultado normalmente são somente lamentos.

Em alguns casos até pode ser vantajoso participar de um spec work. Normalmente, um spec work é focado apenas no dinheiro, e não em um prestígio que pode vir de um concurso. E, geralmente, você vai ver que os spec works oferecem recompensas monetárias muito pequenas.

Existem várias start-ups que focam em conectar possíveis clientes aos designers e outros freelancers. Algumas delas trabalham mais com spec works e outras focam mais em promover concursos que trazem benefícios ao profissional. Basicamente funciona assim: se uma empresa pedir a você que entre em uma competição com outros freelancers, sem garantia de ganhar algum dinheiro por isso, isso é um spec work. Agora, se uma empresa pede para você enviar a eles algumas miniaturas e garantir que você será pago pelos futuros estágios do seu trabalho, esta é uma competição que pode ser mais saudável para a sua carreira de freelancer.

E, falando em concursos, dá só uma olhada nos vencedores das principais categorias do Cannes Lions 2011, no link abaixo:

http://www.vitaminapublicitaria.com.br/cannes-2011-lees-lees-mais-lees.html

Você costuma participar de concursos? Se já participou, como foi a experiência? Conte um pouco para nós.

Gráfica Atual Card | https://blog.atualcard.com.br

Tags:, , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Mauro Lang disse:

    Parabéns pela abordagem de um assunto que chega até a ser polêmico!
    Nas épocas de desespero financeiro, felizmente superada, eu buscava sites que promoviam os tais concursos, mas fazia isso somente pelo dinheiro, não pelo reconhecimento.

    Trabalhei por muitos anos desenvolvendo estampas para as maiores e principais grifes do país, e neste quesito posso assegurar que sei muuuito! Porém, numa dessas de desespero, entrei num site que, caso a estampa desenvolvida fosse votada, eu receberia uma certa quantia.

    O problema é que você tem que contar com amigos para votar, pois do contrário~não terá chance alguma, uma vez que a “máfia” do site só vota nas estampas de seus aliados. Fiz umas 3 ou 4, não deu em nada, então desistí.

    Essa de desenvolver logo para empresas e, caso seja aprovado você ganha uma grana, é a mais pura sacanagem (na minha opinião).

    Poxa, hoje eu cobro muito bem para desenvolver um logotipo e o respectivo MIV e tenho clientes pra isso constantemente. Detalhe: não estudei pra isso, não tenho curso superior, o negócio foi aprendido na raça, na experiência de vários e vários anos trabalhando em diversas vertentes do Design Gráfico. Até agências de publicidade (de verdade*) me contratam para desenvolver logotipos.

    *De verdade significa que são agências geridas por profissionais da área, formados e com larga experiência, e não as pseudo-agências.

    Voltando ao assunto, as dicas postadas pelo autor são de muita utilidade, especialmente para aqueles que estão em começo de carreira ou os que se empolgam demais com os projetos citados, mas deve-se levam em consideração o que já foi dito, e mais: FICAR ATENTO, pois há muitos espertinhos que tentam ludibriar o Designer Gráfico e/ou Arte-Finalistas, se escondendo atrás de falsos concursos. Já vi relatos de que alguns participantes de tais concursos participaram, não foram escolhidos, e por ironia do destino viram os logotipos criados por eles em empresas constituídas, ou seja, foram sacaneados.

    Se procurarem na internet verão que tem gente oferecendo criação de logotipo a preços desprezíveis, o que é no mínimo suspeito.

    Para encerrar, uma dicas importantíssimas:
    – Evite “atirar para todos os lados”, fazendo isso ou aquilo, mas sem conhecimento total dos assuntos;
    – Escolha as áreas que dão mais lucro, aliadas às que você goste mais, especialize-se, procure saber como são as etapas seguintes das do seu trabalho. Isso permite que você saiba exatamente como ficará o trabalho ao final do processo. Desta forma você já desenvolverá os trabalhos sabendo o que pode ou o que não pode fazer para que o resultado seja perfeito. Isso lhe dará uma credibilidade sem igual, economizará tempo (tempo é dinheiro) e não terá surpresas desagradáveis quando receber os trabalhos finalizados.
    – Evite clientes que não valorizam seu trabalho, que dão canseira para pagar, enfim, minimize ao máximo os clientes miseráveis para que você não se torne igual a eles. No início será duro, mas quando menos esperar verá os resultados, os lucros, os elogios… a motivação certa para que você seja UM DOS MELHORES naquilo que escolheu fazer.

    Palavra de quem já passou por tudo isso, quem já comeu o pão que o diabo amassou e que hoje, felizmente, está colhendo os bons frutos.

    • Olá, Mauro.

      O seu texto não é apenas um comentário, é também um complemento ao artigo.
      Parabéns pela sua carreira e obrigado por compartilhar conosco as suas experiências. Certamente serão muito úteis a todos os nossos leitores.

      Abraços e bons negócios.

  • Mauro Lang disse:

    Sempre que puder compartilharei minhas experiências.

    Muitos profissiionais novatos têm o direito de saber que este não é um mundo de contos-de-fadas e que até atingir um patamar confortável é preciso ficar atento às armadilhas (há muitas delas).

  • […] dissemos em um artigo anterior – Concursos Ajudam Na Sua Carreira de Freelancer? – que é importante participar de concursos, pelo menos alguns deles. Agora, o blog da Atual Card […]

  • Wemerson disse:

    Acho muito interessante e bem discutido todos os assuntos da Atual, parabéns pela interatividade.
    É importante saber que a atividade relacionada ao assunto atual é de muita responsabilidade dos profissionais gráficos, pois são eles que detectam os concorrentes de 1ª linha e os aventureiros. Eu apoio o trabalho liberal de um designer gráfico, e tenho certeza que muitos deles dispõe de um portfólio realmente interessante, ao ponto de qualidade e inovação, porem o mercado ficará ha qualquer momento lotado de freelancers que não dispõe de valores fixos, o que de uma certa forma é ruim para ele, a partir do ponto de vista presente / futuro, muitos deles se preocupam em tornar algo divertido para sua vida, mas também não pretende desenvolver um trabalho sólido e objetivo.
    Já os profissionais gráficos, acho que podem incentivar e estimular os aprendizes a valorizar os seus talentos, com isso todos ganham, pois trabalho tem para todos e não precisa forçar a barra como se fosse a ultima venda, existem muitas ainda por vir.
    Grande abraço a todos e um bom fim de semana.

    • Olá Wemerson.

      Tem razão. Existem profissionais que acabam ficando parados no tempo. Todos os profissionais, independentemente se são contratados por empresas ou freelancers devem ter um bom nível de profissionalismo e de interesse em crescimento. Obrigado pelo seu comentário e boa semana.

      Abraços e bons negócios.


Assuntos Relacionados

6 dicas para padronizar seu arquivo e evitar erros de impressão!

Como fazer um cartão de visita com verniz localizado

O que vender para instituições de ensino