Para a maioria das pessoas, é muito complicado definir as diferenças entre design, arte ou ilustração. Para quem não conhece profundamente o assunto, torna-se quase um mistério. Segundo Alexandre Wollner – pioneiro do design no Brasil – design é projeto, não ilustração.
Por Alexandre Bigaiski
Uma capa de livro, por exemplo, pode ser considerado um trabalho de design? Segundo Alexandre Wollner, não. Saiba mais no vídeo abaixo.
Gostou? Não é interessante conhecermos cada vez mais sobre o design? Para você, o que é design? Use o campo de comentários para responder. Abraços e bons negócios. Gráfica Atual Card |Tags:alexandre wollner, capa de livro, design, ilustração, livro, projeto
tem gente que parece que esta sozinho no mercado!!!!!!!
Muito interessante ! Realmente o Alexandre Wollner é a principal referência em se tratando de Design no Brasil.
Infelizmente não concordo com essa “tese” de que uma caixa de sabão em pó é mera ilustração. Não sei se é bem a melhor maneira de citar uma referencia, mas la vai. http://imasters.com.br/artigo/22335/design/design…
Neste posto do imasters, fala sobre existir dois tipos de Designers… Tangível e Intangivel
O design tangível tipicamente está delineado nas habilidades artísticas do designer, e os resultados estão em algum tipo de artefato visualmente agradável.
Design Intangível – existe também um tipo mais abstrato de design que se preocupa mais com a estrutura e com a função do que com a forma( nesse caso, o rapaz que como ele disse: “faz uma caixa desabao com uma tampa que abre mais facil, ou algo do genero”).
Acredito que a ilustração seja parte do Design, e sendo assim se torna projeto. Projeto visual ou não, não sei. Mas acho que essa ideia de que projeto é so quando você projeta algo que visualmente funciona é um pouco “absolutista”. Como fica a percpção do consumidor para com a embalagem (produto)… ?
O que ele sente em relação a isso não conta ?
Seguindo a logica…Produto = Embalagem = Ilustração…
se o marketing diz que produto faz parte dos 4p’s do marketing, e marketing é puro resultado… como o PRODUTO = ILUSTRAÇÃO não é projeto, se traz resultados?
Sou apenas um estudante de Design, mas espero ter contribuido com minha opiniao e que isso não seja visto de ma fé !
Abraço a todos e desculpa qualquer besteira falada, hehe
Olá, Lothar.
O seu comentário foi muito produtivo pra gente, e temos certeza de que também será para os nossos leitores.
Obrigado.
Abraços e bons negócios.
Com certeza ! espero ter ajudado bastante.. Seria legal divulgar bem este post, pra ver o que os leitores irão falar. È sempre bom discutir.
Olá, Lothar.
Sim, vamos divulgar o artigo ainda mais. Também queremos saber a opinião de todos.
Abraços e bons negócios.
Qualquer que seja o projeto, seja de que área for, se não entrar a Intuição, não é projeto. Por mais que as mentes sejam avançadas e preparadas para desenvolverem planejamentos, esquemas e sistemas, sem intuição, não passam de fútil “projeção mental”, quando muito!
interessante…entendi as palavras dele da seguinte forma..quem projeta a lataria de um carro é um designer, ja quem faz a pintura não…pq a pintura apenas esta ilustrando o projeto!!…bem complexo isso mas muito interessante!!! parabéns!!!
Olá pessoal. Todos os comentários são muito bons. Todos construtivos, porém, minha opinião vai um pouco além das palavras expostas, tanto no vídeo como nos comentários.
No meu ponto de vista, também discordo de certa forma com o designer Alexandre Wollner.
Segundo meus conhecimentos, o design está distribuido em 4 áreas: moda, gráfico, produto e interiores.
No caso do exemplo do sabão em pó, na minha opinião, quem modela a caixa do produto seria o designer de produto, após, entra o designer gráfico, que faz todo um estudo de cores, elementos, tipografia da caixa, para que se adeqüe ao objetivo proposto no projeto.
Resumindo. O projeto de design pode ser interligado entre as áreas específicas do design para chegar ao objetivo final.
Espero que minha opinião seja construtiva a todos.
Abraço.
Creative Commons
Descubra por que 2018 será o ano do revendedor gráfico!
O que evitar em um folder