Designer vs. Cliente

O título deste artigo parece o anúncio de uma luta que está por vir (ou que já existe). Na verdade, não é bem uma luta. Mas, você já se sentiu assim?

Por Alexandre Bigaiski

E por que não é uma luta? Porque os dois, tanto o designer como seu cliente desejam chegar ao mesmo resultado, vendas, mais contratações do serviço do cliente, sucesso na comunicação visual, mais pessoas conhecendo os produtos ou serviços… O problema é que nem sempre eles se entendem. (Leia também Ops! Foi um mal-entendido).

Já pensou se os casos do vídeo acima acontecessem na vida real? Seria completamente surreal. Ninguém pode dar de graça um produto ou serviço que simplesmente vende para ganhar dinheiro, para viver. E com o design é a mesma coisa. Fazer agora para ser pago depois? Fazer um trabalho que custa determinado valor pela metade do preço? Ter de ouvir o cliente dizendo que é seu camarada só para você deixar o preço mais “em conta”?

OK, não há nada de errado em dar descontos. Na verdade, isso é até bom. Mas vantagens para o cliente podem ser fornecidas de outras formas. Na próxima solicitação de trabalho, dê um desconto, ou melhor: ofereça outros produtos (folder, flyer, cartaz, tag, marcador de página, adesivo etc.) pela metade do preço caso ele compre de você um número x de cartões de visita, convide o seu cliente para um almoço. Tudo é baseado na negociação e não no “VS.”

Dica

O ideal mesmo é trocar o “VS.” pelo “+”. Designer + Cliente.

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Abraços e bons negócios.

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Designer vs. Cliente
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