Home Carreira e Mercado de trabalho Filmes para empreendedores

Filmes para empreendedores

Postado em 05/10/2018

Criar uma marca, abrir um negócio, aumentar as vendas e fidelizar os clientes são grandes desafios para o empreendedor. Além de oferecer serviços e produtos de qualidade, para se destacar dos concorrentes também é preciso aprender novas técnicas e sempre estar motivado para trabalhar.

Pensando nisso, nós da Atual Card preparamos uma super lista de filmes para empreendedores que irão te entreter, mas que também lhe trarão ensinamentos sobre o mundo dos negócios.

Selecionamos longas metragens sobre vendas, criações de marcas, o uso da internet para ampliar o seu negócio e até mesmo sobre os desafios (e a melhor forma) de trabalhar com funcionários de diferentes gerações.

Então prepara a pipoca e vem se divertir com a gente!

michael-jackson-pipoca

Filmes sobre empreendedorismo

Criar uma marca ou iniciar um novo negócio pode ser exaustivo e às vezes até desanimador. Mas não pense em desistir! Toda empresa começou de alguma forma e “o caminho até chegar lá” nem sempre é fácil. Acompanhe a saga de dois empreendedores que abriram a sua própria empresa e se tornaram o próprio chefe:

Chef (2014)

Carl Jasper (Jon Favreu) é um chef de cozinha famoso em Los Angeles que há tempos tenta atualizar o cardápio do restaurante em que trabalha, mas em todas as vezes é reprimido pelo dono do local. Tudo muda quando um crítico gastronômico detona a sua sequência de pratos em um blog, justamente porque o local não inova os pratos.

Descontrolado, Carl aproveita o momento para extravasar a sua frustração de uma forma muito comum nos dias de hoje: xingando muito no twitter! A discussão tem tanta repercussão que ele acaba saindo do restaurante, e então se vê obrigado a se tornar o seu próprio chefe em um novo empreendimento gastronômico.

A única comédia na lista de filmes sobre empreendedorismo, nos mostra a importância de sempre se modernizar nos negócios para surpreender os clientes (e críticos), e também chama a atenção para o uso das redes sociais, tornando evidente o grande poder da internet para afetar uma empresa.

Além disso, o filme é uma excelente oportunidade de acompanhar o começo de um novo negócio, já que Carl precisa de uma nova fonte de renda e também está a procura de felicidade e realização em sua carreira profissional.

 

Coco Antes de Chanel (2009)

Chanel é uma famosa marca de roupas de grife e neste filme você vai descobrir como tudo começou! Coco e sua irmã são abandonadas pelos pais em um orfanato, e com o passar do tempo, passam a sobreviver fazendo bainhas e cantando em um cabaré de uma pequena cidade.

Alguns filmes sobre empreendedorismo são atemporais, como é o caso da biografia de Gabrielle Bounher Chanel, conhecida depois como Coco. Este longa que conta todos os passos que levaram à construção da marca, aborda as dificuldades enfrentadas por Coco e como ela revolucionou o mundo da moda ao utilizar trajes masculinos em meados de 1900!

Conseguimos acompanhar as escolhas que tornaram a Chanel uma das maiores marcas da alta-costura do mundo, atualmente avaliada em mais de 10,8 bilhões de reais. Coco Antes de Chanel é uma lição para aqueles que buscam desenvolver a sua própria marca e acreditam fielmente no potencial dos seus negócios.

 

Filmes motivacionais para empreendedores

Agora que você já acompanhou o surgimento de novos negócios, é importante lembrar que uma empresa não se desenvolve sozinha, e justamente por isso não poderíamos deixar as relações sociais de lado, não é mesmo?

Confira a nossa lista de filmes motivacionais para empreendedores com indicações sobre gestão de pessoas e relacionamento interpessoal:

Um Senhor Estagiário (2015)

Ben Whittaker é um senhor de 70 anos que está buscando se reinventar, ele encontra no anúncio de um e-commerce a saída para o seu dilema: a empresa está contratando estagiários idosos. É aqui que ele conhece Jules Ostin, a jovem CEO de um e-commerce que está crescendo muito rápido.

O conflito de gerações torna o filme um interessante aprendizado sobre liderança e o respeito às diferenças. Logo Ben passa a compartilhar a sua visão sobre a vida, pontuando pequenos detalhes que podem modificar os relacionamentos interpessoais na empresa, como a importância dos funcionários se olharem nos olhos durante as conversas.

Jules é a personagem que demonstra grandes qualidades de um bom “chefe”: ser um verdadeiro líder que respeita os seus colaboradores e está disposto a escutar a sua equipe. Ela sempre está envolvida com a empresa, acompanhando todos os processos comerciais e motivando o trabalho em equipe.

Excelente filme sobre empreendedorismo e gestão de pessoas, com Um Senhor Estagiário você vai aprender como criar um ambiente de trabalho saudável desenvolvendo o diálogo e a confiança entre os seus funcionários.

 

De Porta em Porta (2002)

Os filmes motivacionais para empreendedores que são baseados em histórias reais nos proporcionam um novo olhar e maior incentivo para o mundo dos negócios. Este longa biográfico conta a história real do melhor vendedor da empresa Watkins Incorporated nos Estados Unidos.

Bill Porter nasceu com paralisia cerebral, uma condição que acabou limitando a sua fala e movimentos das pernas e braços. O que não o impediu de trabalhar vendendo produtos de “Porta em Porta” em uma rota de mais de 11 quilômetros.

Sua história nos mostra a importância de oferecer uma chance para funcionários com limitações, Bill ganhou premiações e bonificações durante os 40 anos que trabalhou para a Watkins.

Outro grande ensinamento é a importância de prestar atenção em seus clientes, Bill sempre os observava e escutava os seus problemas, e logo depois oferecia produtos da Watkins que os ajudassem. Por indicar produtos úteis, Bill conseguiu fechar muitas vendas e fez com que a marca sempre fosse lembrada com carinho pelos seus clientes.

 

Documentários sobre empreendedorismo

E qual é o cenário das novas empresas? Qual é o perfil do jovem empreendedor? Fizemos uma seleção de documentários sobre empreendedorismo pensando nas novas exigências do mundo empresarial.

Nesta seleção de docs você vai descobrir porque obter lucro já não é o único fator que indica sucesso e também quais são as novas metas e preocupações do empreendedorismo atualmente.

Vai Que dá: A Cara das Startups Brasileiras (2013)

Vai Que Dá é uma web série brasileira produzida pela Endeavor Brasil, os curtas mostram empreendedores brasileiros que conseguiram construir grandes empresas de tecnologia. Os depoimentos irão te apresentar ao mundo das Startsups e evidenciar a grande importância de observar as atuais necessidades da sociedade e aproveitar a brecha para criar soluções e suprir essas novas demandas.

As histórias são contadas pelos próprios empreendedores que dividem as suas experiências, dificuldades e aprendizados. Através dos vídeos podemos acompanhar como as ideias surgiram e como prosperaram até se transformarem em exemplos de sucesso.

Vai Que Dá chama a atenção por demonstrar a importância do empreendedorismo social e o seu impacto na sociedade. Desenvolver negócios que transformam o mundo é a grande motivação para a criação dessas novas empresas, e sim, eles estão conseguindo mudar a realidade!

 

Capital C (2014)

Capital C nos mostra como o crowdfunding está mudando a forma de conseguir investidores e abrindo espaço para que as pessoas passem a trabalhar com o que gostam e transformem os seus sonhos em realidade.

Este documentário sobre empreendedorismo nos mostra três estudos de casos, retratando como o financiamento coletivo funciona e qual é a interferência direta que esses apoiadores podem exercer nos projetos. Capital C apresenta as vantagens e problemas do crowdfunding que tem se tornado a melhor alternativa para viabilizar a concretização de novas ideias.

O documentário é uma excelente motivação para os pequenos empreendedores, mostrando que a economia colaborativa pode ser o melhor caminho para buscar novos investidores e finalmente trabalhar com o que você gosta.

 

Não se esqueça de ver esses filmes também!

Não poderíamos terminar a nossa lista sem mencionar aqueles clássicos que todos deveriam ver! Baseados em fatos reais, estes filmes para empreendedores já se tornaram essenciais para a inspiração, já que nos passam grandes lições importantes sobre o mundo dos negócios, como por exemplo, não desistir das suas ideias e escolher bem a sua equipe e sócios.

A Rede Social (2010)

Com uma trilha sonora impecável, o filme mostra todos os passos que levaram o Mark Zuckerberg ao sucesso do Facebook. Podemos acompanhar o nascimento da ideia, a busca por investidores e aprender com as brigas entre os sócios.

 

Jobs (2013)

Cinebiografia sobre Steve Jobs que apresenta a visão de um gênio e a execução turbulenta de suas ideias. O filme nos lembra que ninguém é intocável e, portanto, o próprio criador da empresa pode ser demitido se não for um bom líder.

 

Walt Antes de Mickey (2015)

O longa é o exemplo perfeito de sonhos que se tornam realidade e traz um novo folego para quem está pensando em desistir de abrir um negócio. Walt Antes de Mickey nos mostra a persistência do Walter Elias Disney e a importância de acreditar em si próprio.

 

O Jogo da Imitação (2014)

Uma lição sobre colaboração! Este filme apresenta as dificuldades que podemos ter ao realizar um projeto em grupo, mas deixa evidente que sem trabalho em equipe não seria possível alcançar o sucesso.

 

E aí, gostou da lista? Estes filmes motivacionais para empreendedores nos mostram que sempre é possível aperfeiçoar as nossas habilidades e aprender um pouco mais. Ter o seu próprio negócio e se transformar em um caso de sucesso pode ser cansativo e difícil, mas não é impossível!

Acredite em si mesmo e não desista! O mundo está repleto de excelentes exemplos e a sétima arte está aí para te fazer recarregar as energias e continuar com crescimento do seu empreendimento!

Aproveite toda essa inspiração e vem crescer com a gente! Aqui na Atual Card você encontra os produtos certos para aumentar os lucros da sua revenda gráfica, como os Cartões de Visita, Folders, Pastas e muitos outros impressos com o melhor custo-benefício do mercado! Além, é claro, de ficar bem informado, em nossos posts de blog e redes sociais, com muitas dicas e informações sobre o mundo dos negócios! ;)

Se junte a maior gráfica online da América Latina, a Atual Card Brasil!

Tags:, , , , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assuntos Relacionados

Criatividade Mode ON

Tipos de cardápio: qual é o cardápio personalizado ideal para o seu cliente?

Como lidar com críticas ao seu design