Frases no seu portfólio que passam a mensagem errada

Frases no seu portfólio que passam a mensagem

Se você é um vendedor e/ou designer de cartão de visita, folder, folheto ou qualquer outro tipo de material, então você provavelmente é um freelancer. Você deve saber também que precisa ter um portfólio, mas, nem sempre, eles são feitos adequadamente. Então, o que será que não devemos colocar em nosso portfólio?

Traduzido e adaptado do artigo “8 Portfolio Phrases That Send the Wrong Message”, do blogFreelance Switch”.

Muitas empresas utilizam frases do tipo “estratégias inovadoras” ou “soluções de ponta” em seu site na internet. Acontece que muitos profissionais autônomos acreditam que devem utilizar este tipo de frase em seu portfólio de designer. Só que, este tipo de frase é muito batido, todo mundo já viu. Parece aquelas frases que todo mundo copia. Se você vai utilizar alguma frase de impacto em seu portfólio, então considere utilizar outros tipos de frases.

Sou novato / Não tenho muita experiência / Só estou começando

Acredite. Existem muitos portfólios que apresentam este tipo de frase. Quando você usa essas frases, a mensagem que você pode passar para o seu cliente é de que você não é suficientemente capaz de fazer o trabalho para ele, ou então que você vai cobrar muito barato, o que automaticamente desvaloriza o seu trabalho.

Em vez disso procure dizer profundamente o que você pode oferecer para o seu cliente, e não o que você não pode. Talvez, algo como “eu tenho um olho clínico para selecionar fontes” ou “eu sou muito meticuloso com os prazos”. Talvez você possa entender sobre fotografia ou entenda muito sobre planilhas. Lembre-se que, mesmo você não tendo muita experiência trabalhando como freelancer, todo o conhecimento que você adquiriu na faculdade ou em um possível emprego em uma empresa, trará muitos benefícios ao seu cliente, tanto como um cartão de visita, um folder, um website etc.

Experiência única/rara/ímpar

Desculpe. Mas todo mundo gosta de pensar que é único, que é raro e que a sua experiência como profissional é a melhor de todas. Só que, esta frase, torna-se ineficaz porque é muito usada. Existem muitas chances de ter alguém por aí que tem muito mais experiência do que você. Se você trabalha há dez anos com design, com certeza existe alguém que trabalha há vinte anos.

Em vez disso foque no que você está tentando dizer e seja específico. Por exemplo, “minha experiência com literatura e arte ucraniana traz uma perspectiva global ao meu trabalho, capturando detalhes de cores que vamos utilizar no seu cartão de visita”. Ou então “trabalhando com negócios durante anos antes de me tornar designer, eu entendo sobre como convencer o cliente, e como enfatizar todas as vantagens da compra para o negócio dele”. Usando esta técnica de mostrar em vez de contar, você tende a ser mais persuasivo.

Eu, eu, eu

Muitos blogs ou sites de freelancers têm frases do tipo: “eu fiz vários materiais gráficos para a empresa X”; “eu estudei na universidade Y”; “eu gosto de fazer cartões de visita que são bonitos e ao mesmo tempo eficazes para o negócio do cliente”; “eu estou procurando desafios”; “eu sou muito responsável com os prazos” etc.

Em primeiro lugar, muitos “eu” é repetitivo. Em segundo lugar, isso não fala nada sobre as necessidades do seu atual ou futuro cliente. Isso porque não foca nas necessidades dele e sim em você! Se ele quer fazer um cartão de visita, ele não vai precisar saber em primeira mão em qual universidade você estudou, e sim, o que você pode fazer no cartão de visita dele que o auxilie na empresa ou negócios dele.

Em vez disso veja quantas vezes você colocou a palavra “eu” em seu texto. Tente usar frases diferentes. Por exemplo, “minha experiência inclui…” em vez de “eu trabalhei…”. Tente também enfatizar o que você pode fazer pelo seu cliente falando diretamente com ele. A sentença acima pode ser reescrita também da seguinte forma:

“Minha missão é criar materiais gráficos com ótima qualidade, que são eficazes como publicidade e esteticamente bonitos ao mesmo tempo. Você pode contar comigo em relação aos prazos e trabalhar com desafios de um design complexo!”.

Guru / Ninja / Estrela do Rock

Nos dias de hoje, muita gente se intitula “guru do design”, “desenvolvedor ninja de websites”, ou “designer rock star”. Estes termos podem parecer modernos, divertidos, legais nas redes sociais, onde você está tentando mostrar um pouco da sua personalidade resumindo-se em uma palavra bem curta. Mas quando você tem um espaço virtual ilimitado no seu blog ou website, esses tipos de termos não vão se encaixar muito bem. Sim, logicamente você quer que o seu cliente acredite que você é incrível, e talvez você ache que “designer freelance” não faz justiça a você. Mas, existem algumas conotações negativas nestes termos.

Em vez disso, se você é um “designer rock star” (pelo menos, em sua visão), tente mostrar o quanto os seus clientes já ganharam com o seu trabalho. Quantos cartões de visita você vendeu e qual foi o resultado para os seus clientes. Tente mostrar o que os seus clientes acharam do design do seu cartão de visita e o quanto isso os ajudou a melhorar a sua empresa.

O que você acha? Concorda ou não concorda com o que está escrito neste artigo? Quais são as frases e termos que você usa em seu portfólio? Deixe o seu comentário para nós.

Depois, aproveite para ler mais artigos em nosso blog.

Abraços e bons negócios.

Gráfica Atual Card
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