Gramática aplicada (Siglas)

Todos os dias nos deparamos com o desafio de escrever sem erros de português. Os avanços tecnológicos fizeram com que as pessoas deixassem de lado a aplicação correta da gramática, prova disso são os corretores ortográficos. A internet é outro exemplo do fenômeno. Basta dar uma olhada nas mídias sociais que já somos presenteados com um festival de erros.

Algo inadmissível para quem trabalha como designer gráfico. O profissional da área não pode se dar ao luxo de cometer erros, afinal ficarão impressos no papel e provavelmente ele terá de arcar com o prejuízo do cliente.

Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas quinzenais  na  nova editoria,  chamada “Gramática aplicada”. Assim, você irá garantir algo além da qualidade visual, o conteúdo escrito de modo correto.  Para começar vamos conferir as dicas em relação à utilização de siglas em cartões de visita, já que elas economizam espaço, algo precioso neste tipo de peça.  O que é uma sigla mesmo?

Para quem não lembra, ela é uma abreviatura, formada de iniciais ou primeiras sílabas das palavras de uma expressão que representa o nome de uma instituição, partido, órgão, departamento, setor ou profissão (etc.).  Ela não possui ponto abreviativo e é escrita com caracteres maiúsculos, uma vez que se trata de letras iniciais de nomes próprios.

Veja o modo correto de utilização das siglas:

Fechando a nossa primeira dica, não esqueça que o cartão profissional deve conter a logotipo da empresa e não o seu slogan, o nome do profissional, seu cargo e telefone comercial, fax, e-mail, CEP, celular (se for solicitado) e o site da empresa.  Fique atento quanto à inicial maiúscula na palavra que designarem o nome de empresas, entidades, corporações, ruas, vias e regiões.  Símbolos profissionais devem ser evitados, como no caso da balança para advogados.

Lembre-se que quanto mais a pessoa lê, mais ela aumenta seu vocabulário e corre menos riscos de cometer um erro de português.

Até a nossa próxima dica de gramática.

Equipe da Atual Card

Gramática aplicada (Siglas)
Avalie nosso conteúdo!