Home Carreira e Mercado de trabalho Todos os Posts O que fazer quando o seu pagamento está atrasado

O que fazer quando o seu pagamento está atrasado

Postado em 25/02/2011

Você trabalha duro. Ouve o seu cliente. Faz tudo o que ele pede. Faz e refaz todas aquelas revisões que ele solicita. Entrega o trabalho na data combinada e espera, espera e espera. O seu pagamento está atrasado. O problema é que você tem muitas contas para pagar, e claro, merece receber pelo trabalho que fez. Por Alexandre Bigaiski

Traduzido e adaptado do artigo Get Paid: What to Do When The Check is Late do blog Freelance Switch.
O fato é que, querendo ou não, este é um problema que faz parte da vida dos freelancers. E também precisamos saber que nem sempre os clientes fazem isso propositalmente. Alguns deles simplesmente são lentos para fazer as coisas. Por isso, colocamos neste artigo algumas dicas de como receber o seu pagamento em dia.

Sempre envie a fatura

Existem algumas empresas que não necessitam de uma fatura para pagar você, elas simplesmente depositam o seu dinheiro no momento em que o trabalho é aprovado. Mas, por medida de segurança, sempre envie uma fatura ao seu cliente. Se acontecer algo indesejado você terá bases concretas para poder resolver a situação da melhor forma possível.

Confira o seu contrato

Talvez você saiba (ou tenha esquecido) que o prazo de pagamento dos serviços varia muito. Alguns são contratos informam prazos de pagamento de 30 dias, 45 dias, 90 dias... Fique atento a isso. Sempre leia o contrato antes de assiná-lo. E faça isso com frequência, pois existem clientes que modificam os termos do contrato sem avisá-lo e você poderá ter uma surpresa indesejada.

Seja paciente

Sabemos que, para a maioria dos freelancers, um pagamento que deveria cair trinta dias depois do trabalho ainda não caiu trinta e um dias depois, causa aflição. Tenha paciência. Isso acontece com certa frequência. Muitos profissionais começam a ficar nervosos, reclamar em todos os fóruns, pedir dicas para outros profissionais sobre o que fazer etc. Não fique nervoso. Programe-se e considere a hipótese de que um atraso pode ocorrer. Cada um tem o seu prazo máximo. Por exemplo, você pode esperar, no máximo, uma semana de atraso. Então, antes disso, entre em contato com o seu cliente para verificar o que está acontecendo. Não estamos dizendo que isso é o certo, mas é assim que as coisas são.

Envie um e-mail

Quando percebemos que há muito atraso no pagamento, o que nos causa desconforto, podemos enviar um e-mail amigável para o cliente. No artigo original do blog, o escritor dá um exemplo de e-mail que ele envia para os seus clientes. (Texto adaptado).

E-mail exemplo

Caro cliente, Espero que esteja tudo bem! Eu estava verificando os recibos de pagamentos e as minhas contas hoje e percebi que ainda não recebi o pagamento pelos cartões de visita que vendi/produzi para o senhor, no dia 22 de janeiro de 2011. O número da fatura é 3625 e o valor é de R$ 220,00. O senhor se importaria em verificar esta fatura para mim, por favor?
Normalmente os clientes respondem rapidamente e resolvem o problema.

Segure

Se você está com algum problema em relação a pagamento de algum cliente, segure-se. É difícil negar mais um trabalho deste ou de qualquer outro cliente. Antes de aceitar o trabalho, lhe escreva algo como:

E-mail exemplo

Caro cliente, Eu realmente estou muito empolgado em fazer outro trabalho para o senhor / mais cartões de visita / folders / panfletos / adesivos, mas estou desconfortável para aceitar, pois verifiquei que existem três faturas ainda não pagas pelo senhor. O senhor poderia verificar esta situação para mim antes de começarmos um novo trabalho? Assim que tudo se resolver, farei o trabalho com a satisfação de sempre.
Se acontecer este tipo de problema no meio de um trabalho para tal cliente, sinta-se à vontade para também parar o trabalho no meio até que a situação do pagamento seja resolvida. Existem casos de profissionais que até param de realizar trabalhos para este tipo de cliente porque a situação pode se tornar insustentável. O cliente tem o seu valor, mas o valor do profissional nunca deve ser esquecido.

Procure ajuda

Se o pagamento esperado estiver realmente atrasado, e você perceber que o pagamento nunca será realizado, muna-se de meios legais para cobrar o cliente, como contratar uma agência de cobrança, por exemplo. Se precisar, leve-o ao Juizado de Pequenas Causas ou entre em contato com alguma associação de freelancers da sua região. Em tempo! Se você está com algum pagamento que ainda não recebeu, continue trabalhando ou procurando outros clientes para manter a fluência do trabalho. Afinal, você não pode parar. E você, como faz para cobrar o seu cliente? Conte-nos no campo de comentários. Abraços e bons negócios. Gráfica Atual Card https://blog.atualcard.com.br

+ Conecte-se

Curta a Fan Page da Atual Card no Facebook Siga-nos no Twitter

Tags:, , , , , , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • […] This post was mentioned on Twitter by Tiago Benevides, Gráfica Atual Card. Gráfica Atual Card said: Então, o que fazer quando o cliente atrasa o seu pagamento? Leia e descubra. http://fb.me/V4ns6Sm3 […]

  • Denis Gomes Franco disse:

    Atualmente eu tenho a maquininha para aceitar cartões de crédito (pra evitar aquela desculpa de “só tenho cartão”) e para os clientes que pedem prazo eu emito boleto registrado (que pode ser protestado pelo banco com apenas um clique). O fato do cliente ver a multa e os juros no boleto, e mais o fato dele poder ser protestado rapidamente, estimulam o cara a pagar na hora.

    Mas pra mim a melhor forma de evitar pagamentos atrasados é observar os clientes antes de fechar negócio – e desistir dele se for o caso. Às vezes é melhor vender menos e receber tudo do que vender muito e receber pouco. Um exemplo: uma vez um cliente, que havia acabado de abrir uma pizzaria, queria que eu vendesse folders “na confiança” – ele disse que não usava cartão e que não tinha pego o talão de cheques ainda, e que estava sem grana por causa da inauguração. Desisti rapidinho, dizendo que não podia fazer a venda.

    Converse bastante com seu cliente antes de fechar a venda. Essa conversa pode dizer se você vai ter problemas com o cliente, e se você deve aceitá-lo ou não. Algumas das coisas que procuro observar incluem:

    – Elogios excessivos ao seu trabalho e/ou críticas excessivas ao trabalho de outros. Alguns clientes fazem isso com a intenção de deixá-lo mais vulnerável e liberar mais produtos pelos quais ele não pretende pagar.

    – Mencionar o preço menor dos concorrentes mas decidir fazer com você mesmo assim (“Fulano me ofereceu por X mas eu vou pagar mais caro pra fazer com você”). Clientes que têm intenção de pagar quase nunca dizem isso. Se o cliente encontrou preço menor em outro lugar, porque ele não vai até lá? Pode ser porque ele já deu o calote lá e quer tentar com você…

    – Cadastros de CPF e CNPJ. Existem sites como o ccfacil.com.br que vendem consultas pela internet. Você pode, então, acompanhar o comportamento do cliente (se ele foi negativado, há quanto tempo a empresa existe, etc) e decidir de acordo. As consultas são pagas, mas baratas o bastante para valerem a pena.

    – Frases como “eu só compro com cheques dos meus clientes”, “não tenho cartão de crédito”, “pra quê você quer meu CPF/CNPJ? não precisa tirar nota fiscal não”, “seu preço está caro”, “preciso pra ontem”, “a firma não tá no meu nome”, “se a gente fechar esse, eu vou te mandar um monte de serviços”, “se você me der um desconto agora eu te mando mais serviços depois”, “me dá um desconto que eu vou fazer muita propaganda sua”.

  • pedro lamera disse:

    Jamais pressiono o cliente devedor. Tento de todas as formas facilitar-lhe os pagamentos, pois acho melhor receber aos poucos que não receber. Quando uma pessoa deve para você na maioria das vezes ela já deve para muitos e com certeza já ouviu poucas e boas dos credores.Se você agir de forma amigável ela sentirá a diferença de tratamento e com certeza vai te pagar.Os outros meios,serão os últimos a serem usados.Se você está com falta de dinheiro,ele também está.Ele é seu parceiro,os dois estão em dificuldades.Tente entende-lo.Somos seres humano,mesmo nos negócios,jamais devemos esquecer disto.

  • […] postamos um artigo sobre o mesmo assunto: “O que fazer quando o seu pagamento está atrasado”. São ótimas dicas. Agora, este artigo vai mostrar a você como receber o seu pagamento mais […]

  • spc disse:

    Para negócios empresariais e consultas particulares eu uso o site http://www.megaconsultas.com.br, onde posso consultar o spc e serasa rapidamente. Simples e possui as consultas do SPC também.

  • Matheus henrique disse:

    Legal, obrigado pela informação, eu gosto do site http://limpanomeonline.com.br que tambem fala muito sobre.

    • Atual Card disse:

      Que bom que podemos ajudar!


Assuntos Relacionados

Fontes criativas para download

Como fazer os panfletos políticos para campanha política

Checklist de Vendas Eleitorais