Home Carreira e Mercado de trabalho Um guia para cuidar da sua saúde de freelancer [Parte 2/3]

Um guia para cuidar da sua saúde de freelancer [Parte 2/3]

Postado em 30/05/2011

A saúde de qualquer pessoa é importante, ainda mais em se tratando de pessoas que trabalham bastante como os freelancers. Por isso, adaptamos este artigo e o dividimos em três partes. Se você ainda não leu a primeira parte, leia aqui.

Baseado no artigo A Guide to Better Freelance Health, do blog Freelance Switch.

Fique atento aos sinais

Muitas vezes, quando trabalhamos muito e com prazos curtos, acabamos ingerindo alimentos e bebidas que nem sempre são saudáveis. Muitos freelancers tomam uma quantidade considerável de café ou outro tipo de bebida para manterem-se hiperativos. Tudo bem, o trabalho precisa ser feito e em tempo recorde, mas é preciso prestar atenção em alguns sinais que mostram que a nossa saúde não vai tão bem assim.

Problemas potenciais nos quais devemos prestar atenção:

  • Físicos – Não trabalhe muito duro, dê um descanso para si mesmo. Você deve tirar os seus olhos da tela do computador por alguns momentos para não causar cansaço. Descanse também os seus dedos, ninguém consegue ficar operando o teclado do computador por muito tempo, sem ter a chance de ter problemas como LER.
  • Intelectuais – É muito fácil esquecermos da nossa mente quando estamos tão preocupados em cuidar do corpo. Se você conseguir manter a sua mente ativa, isso é ótimo! Se você tem memória ruim tente jogar Sudoku ou algo do gênero todas as manhãs, só para acordar o seu cérebro e deixá-lo preparado para o trabalho.
  • Emocionais – O estresse e o cansaço podem acabar com a gente, principalmente se temos uma família que depende de nós. Os freelancers devem prestar atenção em sua saúde mental como a depressão (entre outros problemas), pois isso pode prejudicar suas vidas e a habilidade para trabalhar.
  • Sociais – Solidão e ficar trancado em casa o dia inteiro não é nada saudável. É muito importante usar um pouco do seu tempo para dar uma volta, ir a um café, passear em um parque, ou qualquer outra coisa que você goste de fazer fora de casa. Lembre-se de que a interação é importantíssima.
  • A Explosão – Normalmente, este sintoma é a soma de vários fatores (listados acima). Acontece quando abusamos do nosso corpo e mente. Temos de ter muito cuidado com esta bomba-relógio, senão, pode demorar muito tempo para que consigamos nos recuperar.

Hoje tivemos mais dicas importantes para que você mantenha a sua saúde de freelancer. Se não quiser ter problemas de saúde no futuro, leia com atenção e siga essas dicas. A próxima parte do artigo (terceira e última) vai falar sobre os “Primeiros Socorros” para um freelancer. Fique atento.

Agora aproveite e leia mais artigos do nosso blog.

Veja também:

Um guia para cuidar da sua saúde de freelancer [Parte 1/3] Um guia para cuidar da sua saúde de freelancer [Parte 3/3]

Gráfica Atual Card https://blog.atualcard.com.br

Tags:, , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assuntos Relacionados

Saiba como montar sua carteira de clientes de forma eficaz

Porta a Porta – Rio de Janeiro

Lançamento! Confira as vantagens do PDF/X1-A