Home Todos os Posts 5 de janeiro: dia da primeira tipografia criada no Brasil

5 de janeiro: dia da primeira tipografia criada no Brasil

Postado em 05/01/2012

Você que gosta de tipografia ficará feliz em saber (se ainda não sabe) que hoje, 5 de janeiro, é o dia da criação da primeira tipografia no Brasil.

A primeira tipografia no Brasil foi criada em 5 de janeiro de 1808. Tipografia, neste caso, é o local onde os materiais eram impressos com tipos, ou seja, peças de metal com formatos de letras que eram encaixadas em equipamentos para que se pudesse fazer uma impressão. Para saber mais, leia “A Incrível Arte da Tipografia”. Neste artigo, tem uma entrevista com um profissional da área e um vídeo que apresenta como era o processo de impressão nas tipografias.

(Agora vamos falar sobre a tipografia no sentido do estudo das fontes). Nós já sabemos da importância que a tipografia tem para o design. Já pensou se só existisse um tipo de fonte para ser utilizada em todos os materiais? Com certeza a personalização do material não seria completa. Além disso, a estética das peças não seria tão boa, levando em consideração as milhares de fontes que temos disponíveis. Por isso, a tipografia, ou seja, o estudo das fontes, é tão importante para designers, publicitários e outros profissionais que trabalham na área.

O design brasileiro é um dos mais valorizados do mundo. Portanto, nada mais justo do que comemorarmos este dia. Conte aos seus amigos. Aproveite também para pensar em como melhorar o seu trabalho com o uso da tipografia, principalmente a personalizada. Leia também: “Criando a sua própria fonte”.

Existem materiais que são feitos somente com tipografia. Este tipo de peça é chamada de All Type. Colocamos aqui algumas peças, em homenagem ao dia de hoje.

Viu só como dá pra fazer muita coisa legal usando só a tipografia? Afinal, a simplicidade é muito valorizada hoje em dia.

Se você já fez alguma tipografia personalizada, envie a imagem pra gente e colocaremos em um artigo aqui no blog.

Abraços e bons negócios.

Atual Card Gráfica
www.atualcard.com.br

Saiba mais

Imprensa no Brasil
Tipografia
Design gráfico

Tags:, , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assuntos Relacionados

Aumentando seu ticket médio

Logo dos sonhos em 9 dicas

Descubra por que 2018 será o ano do revendedor gráfico!