A ideia de trabalhar em home office não parece ruim, não é mesmo? Você pode ficar no conforto da sua casa, perto das pessoas que ama, pode até dormir um pouquinho a mais… Porém, basta uma semana trabalhando diretamente do seu lar doce lar para saber que as coisas não são tão simples assim. Para te ajudar a produzir sem perder a cabeça, a Atual Card preparou algumas dicas que podem ser muito úteis nesse processo! Olha só:
Em tradução livre: as coisas importantes primeiro. Para ter sucesso na execução do seu dia é importante estabelecer uma jornada (possível) de trabalho. Nada de exceder o tempo trabalhando, atropelar os horários das refeições e esquecer de se desligar do trabalho no fim do dia. Também é muito importante combinar com as pessoas que convivem com você que durante este horário você estará trabalhando e não poderá resolver questões pessoais. Crie uma rotina saudável, respeitando sua saúde física e mental. Vale investir em uma agenda personalizada para criar lista de tarefas e anotar os afazeres do home office, outra dica é sempre ter por perto um calendário de mesa ou calendário de parede, isso ajudará a manter todos os compromissos em dia.
Trabalhar em casa pode ser enlouquecedor, com crianças por perto pode ser ainda mais. Todos nós sabemos que os pequeninos demandam atenção e ter os pais em casa por tanto tempo, para eles, é uma grande brincadeira. Na tarefa de manter as crianças ocupadas, muitas vezes rola aquela culpa por deixá-los expostos às telas de celulares, televisores e tablets por tanto tempo. Com o intuito de criar passatempos mais saudáveis e que estimulem a inteligência das crianças, aposte em brincadeiras interativas como jogo da memória, dominó e livros para colorir. Dessa forma, além de estimular o aprendizado das crianças, você conseguirá manter o seu foco no trabalho, facilitando o processo de concentração nas tarefas do seu home office.
Estar atento às mudanças do mercado e disposto a se adequar ao que vem de novo por aí não é uma tarefa fácil, portanto, sempre que puder invista um tempo para adquirir novas habilidades, isso fará toda a diferença na sua vida profissional e pessoal também. Ao trabalhar em um ambiente não tradicional e enfrentar novos desafios muitas vezes percebemos a necessidade de melhorar alguns aspectos em nós mesmos. Isso não significa ser produtivo 100% do tempo, muito pelo contrário, é um processo de autoconhecimento. Quer começar, mas não tem ideia do que fazer? A gente te ajuda! As soft skills (do inglês, habilidades comportamentais) são consideradas o grande diferencial no mundo dos negócios nos próximos anos. Para se aprimorar invista em estudar temas como: inteligência emocional, criatividade, colaboração e capacidade de experimentação. Pegue seu bloco de anotações e potencialize seus conhecimentos!
BÔNUS: Os Ted Talks são uma ótima forma de se atualizar e descobrir mais sobre diversos assuntos. Com o lema de “disseminação de boas ideias”, o projeto conta com mais de 3.400 palestras (grande parte com legendas em PR-BR) e é possível encontrar temas relacionados à vulnerabilidade, linguagem corporal, procrastinação e muito mais!
Como muitas pessoas estão em home office, a demanda por sinal de internet é enorme. Para não ter travamento em calls, se estressar com a lentidão ao acessar sites e não perder a atualização de e-mails evite utilizar programas como Youtube e Netflix enquanto está trabalhando. Isso porque ao consumir vídeos, seu servidor demandará mais uso de internet o que resultará em mais demora para processar outros tipos de comandos, não parece, mas essas pequenas falhas e demora de tempo ao carregar as páginas podem contribuir para que se perca aquela ideia criativa ou até mesmo gerar uma falha perdendo dados importantes e a sua paciência junto com eles.
Trabalhar de casa em alguns momentos pode ser solitário, as conversas descontraídas e os momentos de bate-papo informal fazem falta. Para não sofrer com a solidão, procure manter contatos com seus colegas de trabalho através de aplicativos. Para matar a saudade vale tudo: grupos de conversa no WhatsApp, vídeo chamadas no Zoom, trocas de memes no Instagram, etc.
Para quem trabalha com vendas e está acostumado a ter contato direto com diversos clientes, mas que em tempos de home office sente falta de fazer-se presente, uma boa dica é (além de manter todo mundo a par sobre os produtos e serviços ofertados) criar um brinde e enviar para os consumidores. Pode ser uma caneta personalizada, um caderno diferente ou até mesmo um jogo de baralho!
Lembre-se sempre de que manter o equilíbrio é essencial - especialmente ao trabalhar de casa. Não extrapole seus limites, comunique-se bem com sua equipe, cuide da sua alimentação e saiba quando é necessário fazer uma pausa. Mantenha seu corpo e mente alinhados, siga nossas dicas e veja como fica muito mais fácil produzir e garantir bons resultados. Bom trabalho!
Tags:dicas, home office, materiais gráficos personalizados, mercado de trabalho, soft skills, trabalhando em casa
Gostei
6 materiais gráficos indispensáveis para quem trabalha com delivery
12 dicas para você vender mais em 2015!
Revenda Gráfica: como atrair e fidelizar clientes