O conceito de vendas e vendedores mudou muito. Hoje o foco é o cliente e não o próprio vendedor. Mas, como lidar com isso? O mais importante é a sua realização pessoal ou a venda de produtos ótimos para o cliente?
Por Alexandre Bigaiski
Qual era o conceito de vendedor antigamente? O vendedor era aquele cara que cuidava apenas dos próprios interesses. O que importava para ele era a venda e o que ia lucrar com ela. Não importava se ele mentia, enganava o cliente, empurrava para ele um produto que ele não tinha a menor necessidade de ter etc. Tudo para simplesmente ganhar dinheiro.
Tá certo que o objetivo principal de um mundo capitalista é o ganho monetário. Todo mundo quer e precisa de dinheiro. Só que existem maneiras melhores de se ganhar dinheiro sem empurrar para o cliente aquilo que ele não precisa.
Conheça o cliente, saiba do que ele precisa e venda. Ofereça serviços que ele realmente vai utilizar. Desta forma, ele ficará muito grato e você terá um cliente fiel. Alguém que vai solicitar mais trabalhos e produtos a você.
Outro item importante: o vendedor tem de ser duro, forte. Se ele recebe muitos nãos, não deve levar isso para o lado pessoal. De nada adianta ficar bravo, com rancor, e nunca mais voltar a falar com aquele cliente. Em outro dia, você pode conseguir vender algo a ele. Basta saber do que ele precisa e oferecer. O produto certo na hora certa.
Estas e outras dicas importantíssimas para um bom vendedor você vai encontrar no vídeo de Mario Persona. Realmente é muito bom, vale a pena.
E você, o que acha que um vendedor precisa ter para ser bem sucedido? Deixe o seu comentário.
Abraços e bons negócios.
Gráfica Atual Card | https://blog.atualcard.com.br
Tags:cliente, Marketing, técnicas de vendas, vendedor
Vendas: o céu e o inferno!!
Não concordo muito com métodos adotados pela maioria dos vendedores, seja lá do que for, pois ao contrário do que se pensa, a maioria pensa somente nos lucros, na venda a qualquer custo.
O resultado disso: Cliente de uma compra só!
Tive que me tornar vendedor na marra, mas felizmente não preciso correr atrás do cliente. Pelo contrário, ele vem a mim, mas não é por isso que o tratarei como se tivesse fazendo um favor. Boa parte dos vendedores agem desta forma e não tratam o cliente com a devida atenção.
Modéstia a parte, recebo elogias pelo excelente atendimento com muita frequência e mesmo que não feche uma venda naquela hora, meu contato ficará guardado para futuros trabalhos. Planto a semente e quando menos espero colho os frutos.
Talvez por não participar e não me interessar pelas metodologias aplicadas a vendedores meus resultados tenham sido satisfatório, pois não penso só no lucro, forneço soluções ao cliente, mesmo que eu lucre um pouco menos com isso, mas garanto aí a confiança e com certeza o cliente fará outros trabalhos comigo, além de me recomendar a outros clientes. Isso não tem preço!! Leva um pouco de tempo (no meu caso foi mais de 1 ano), mas na hora que a coisa engrena, é só alegria.
Como trabalho em artes gráficas há muitos e muitos anos, tenho experiência em vários setores do design gráfico e arte final, fico muito à vontade ao negociar com o cliente, propor alternativas, buscar soluções, pois muitas vezes o que o cliente quer fazer não é viável, não tem relação custo/benefício atraente, não dará o resultado esperado. Na maioria dos trabalhos já tenho em mente o processo todo de produção.
As dicas são:
– Saber muito sobre o que me proponho a oferecer;
– Conhecer todo ou parte do seu processo produtivo;
– Se colocar na mesma condição do cliente e perguntar-se se você compraria ou faria isso ou aquilo.
Tudo isso só vem a acrescentar e isso gera a confiança do cliente.
.
Mais um exemplo de como é possível conseguir clientes fiéis:
Se você recebe um e-mail com propaganda (mesmo que por SPAM), se recebe ligações ou e-mails com pedidos de orçamento de produtos que não tenham nada haver com sua área, responda a todos os e-mails e as ligações dizendo que não trabalha com aquilo, mas que se o cliente necessitar de serviços “tal e tal”, pode contar com você.
Este é um meio de propaganda muito útil, onde foi o possível cliente que chegou até você, mesmo que de forma equivocada, e não o contrário. As chances de tê-lo na sua carteira de clientes é muito maior do que, por exemplo, você ter ligado ou enviado e-mail marketing com sua propaganda. Aliás, falando nisso, esses e-mail marketing são umas pragas e não dá o retorno esperado. Prefira propaganda impressa!
……………………………………………………………………………………………………
Todos os comentários que faço são baseados em experiências próprias, e principalmente falo sobre o que deu e dá certo. O que não deu certo menciono apenas para alertar os colegas a não cometerem os mesmos erros.
……………………………………………………………………………………………………..
Bons negócios!
Olá, Mauro.
O seu comentário foi um belo complemento ao nosso artigo. Obrigado mais uma vez.
Abraços e bons negócios.
Kaizen, significa melhoramento contínuo.
Esta expressão nos remete ao constante trabalho de atualização no que quer que façamos, e isso vale também para quem trabalha com vendas.
Toda empresa deve ter em seu vendedor um elemento que receba informações que melhorem sua capacidade, sua mobilização e que tenha constante avaliação em seus objetivos e metas. Mas, além de entender as necessidades do cliente, vender-se a si mesmo, ser observador, a importância do vendedor em criar o relacionamento com o cliente deve-se pelo fato de que o cliente, hoje, não é mais fiel, e sim uma pessoa que tem preferência que pode muito bem adquirir agora o seu produto e daqui a pouco o produto da concorrência. Principalmente no varejo. Daí a preocupação do melhoramento contínuo. Sucesso a todos.
Certíssimo, Paulo. Excelente pensamento. Obrigado por visitar o nosso blog, comentar o artigo e dar essas ótimas dicas.
Abraços e bons negócios.
Gostei,
Hoje em muitos casos o vendedor deve ser PARCEIRO e EMPREENDEDOR… digo que seria um dos novos nomes para se atuar no mercado.
Como fazer um folder?
Materiais gráficos para vender no carnaval
Crise, que crise?