Existe um site ótimo chamado “#The50 things every creative should know” ou “#As50 coisas que todo criativo deveria saber”. É muito interessante. Por isso, resolvemos traduzir e publicar aqui pra vocês.
Por Alexandre Bigaiski
Este artigo complementa um anterior aqui do nosso blog, “29 maneiras de continuar criativo”. Vamos ver então quais são as 50 coisas que todo criativo deveria saber.
Existem alguns “primeiros” por aí. Muitos outros já abriram um estúdio, começaram a trabalhar como freelancer e a procurar estágios. E isso pode ser feito.
A despeito do quão bom é você, sempre existe alguém melhor. É surpreendente como se pode perder tempo pensando nisso.
Algumas pessoas pensam muito errado: que é preciso ter alguém que falhou para que você tenha sucesso. Na verdade, um sucesso não impede o outro.
Se você não sabe o que quer, como pode possuir alguma coisa? Ter metas define o ponto final e, consequentemente, como começar.
Se gasta mais energia para começar do que para terminar alguma coisa. Isso é fato para a física, sua carreira, e para a ideia na qual você tem de trabalhar.
Para entrar no mercado de trabalho você precisa somente de três coisas: um trabalho ótimo, energia e ter uma personalidade legal. Muitos se esquecem do último atributo.
Sua autopercepção é a sua qualidade mais importante. Veja você mesmo como a pessoa que quer ser e os outros também vão ver você desta forma.
Um portfólio online é a melhor ou a pior parte da sua carreira. Com uma quantidade enorme de sites na internet não existe razão para não ter um.
Nunca deixe de editar o seu portfólio. Três trabalhos ótimos é melhor do que dez mais ou menos. Ninguém procurar quantidade, e sim qualidade.
Se o seu trabalho não te impressiona, não vai impressionar as outras pessoas também. É muito difícil fingir paixão por um trabalho medíocre.
As pessoas são preguiçosas. Se você quiser que o seu trabalho seja visto faça com que ele seja simples de ser visto. A maioria das pessoas apenas quer ver um JPG ou PDF.
Clientes, empregadores ou clientes em potencial ficam impressionados com cartas com endereços escritos à mão. O toque pessoal é algo importantíssimo.
Evite o humor bobo ou artifícios inúteis quando estiver contatando estúdios para trabalhar, eles já viram muito disso antes. Vá direto ao ponto, eles agradecerão muito.
Isso não é de todo o mal. Mas, um estúdio que não paga os seus estagiários (nem que seja um valor mínimo) não é um estúdio em que se valha a pena trabalhar.
Fazer muitos estágios certamente é uma carga muito grande, mas isso é vital. Todos os estágios que você faz ajudam você a ter contatos no mercado de trabalho e a identificar a área da sua profissão em que mais se encaixa.
Um trabalho em um estúdio pode afundar, assim como a sua energia. Ignore isso e seja indispensável, a responsabilidade cairá sobre você caso algo precise ser feito.
Um bom contato com uma ótima gráfica (ou profissional da área) é fundamental. Eles vão ajudá-lo a economizar dinheiro e preservar a natureza.
Essas lojas são ótimas opções para comprar algo barato, artefatos feitos à mão para redecoração ou recontextualização. Use sua criatividade e crie.
Não é difícil fazer vários estágios e não encontrar aquele no qual você se encaixa. Tente fazer estágio em um estúdio no qual você ainda não pensou em estagiar.
Não presuma. Pergunte, mesmo que você pense que sabe as respostas. Você ficará surpreso pelo tão pouco que sabe.
Isso vai parecer atrevido, mas peça coisas. Peça para participar de exposições, revistas, lançamentos – se você não pedir, não vai conseguir.
Você não aprende nada ouvindo das pessoas o quão maravilhoso você é. Mesmo que você pense que o seu trabalho é perfeito. Busque críticas, você pode ignorá-las sempre que quiser.
A indústria criativa é um mundo pequeno: é uma rede de relacionamentos em que todo mundo conhece todo mundo. Lembre-se disso toda vez que for brigar com alguém.
Um bom estagiário descobre que a sua reputação o precede. A maioria dos empregos que são oferecidos levam em consideração o que falam sobre você.
Existe uma diferença entre ficar mais desinibido e ficar paralítico. Este último pode custar a sua dignidade, a sua reputação e talvez até mesmo o seu emprego.
Existe alguma verdade em “não é o que você sabe e sim quem você conhece”. Converse com as pessoas, envie e-mails; no mínimo crie uma conta no Twitter.
Você leva o seu trabalho a sério? Então cuide de sua aparência com seriedade. Os clientes são mais dispostos a negociar com pessoas que demonstrem que se importam com ele.
Trabalhar de graça não somente desvaloriza a profissão como faz você parecer fraco. Até mesmo um cliente “legal” vai tirar vantagem disso.
Se você realmente tem de trabalhar de graça, negocie. Clientes e estúdios de design têm muitos recursos que podem, de certa forma, servir como pagamento.
Nunca assine um contrato antes de ler. E também não inicie nenhum trabalho sem ter um contrato – talvez você mesmo tenha de escrever um.
Os empresários sempre estão inundados de contas. Faça com que a sua fatura se destaque com cores ou formas para que ela esteja no topo da lista de pagamento.
Sempre force você mesmo a fazer o seu melhor. Logicamente, não existe jeito de ficar insatisfeito com o seu melhor trabalho.
Você vai sofrer muito para fazer com que a sua relação com este tipo de cliente funcione. Se não está funcionando, demita-o e faça a si mesmo um favor.
As limitações têm um ótimo valor para criar um trabalho bem sucedido: elas te dão algo para lutar. Dessa tensão vem o brilho.
O ambiente no qual você trabalha, não sendo bonito ou elegante, não deve influenciar na sua criação. Como um criativo, você deve considerar isso.
Sempre questione o seu briefing. Redefina esta questão. Nenhum briefing deve ser igual a outro; um determinado problema leva a uma única solução.
As novas ideias são concebidas totalmente fora de contexto e sem mensuração de resultados – isso falsamente faz com que elas pareçam bobas, estranhas ou até mesmo impossíveis.
Os clientes entram em contato por causa de um trabalho já iniciado. Ironicamente, as empresas ficam animadas com ideias as quais não foram pensadas por eles anteriormente.
Os clientes temem as decisões arbitrárias – eles querem que o problema seja resolvido. Tenha uma razão para tudo o que fizer, mesmo que essa razão seja criada depois da sua decisão ter sido tomada.
Apresente rascunhos ao seu cliente até quando você puder, isso faz com que eles sintam-se envolvidos no projeto.
Você pode achar que está certo, mas olhe para a solução do cliente junto com a sua. Às vezes, você se surpreenderá.
Lute por soluções melhores. Demonstre o que você está pensando ao seu cliente, faça com que ele se envolva e entenda o seu pensamento – é difícil argumentar contra a lógica.
A indústria criativa é normalmente irritante, mas nem todos os argumentos são válidos. Isso leva tempo para aprender.
Ser ambicioso significa fazer ou conseguir coisas que você acha que não pode. Falhas são coisas ruins, mas às vezes necessárias.
Seja com que pessoa for que você esteja falando, sempre fale quando algo não estiver certo. Leve isso em consideração como uma mensuração de qualidade.
Se o trabalho não está indo bem, tenha responsabilidade. Isso parece não intuitivo, mas ter responsabilidade quer dizer que você pode fazer alguma coisa para resolver o problema.
Você não ganha nada guardando as suas ideias só para você; elas podem parecer preciosas, mas quanto mais você compartilha as suas ideias, mais ideias terá.
O bom design é a habilidade de entender a relação entre as coisas. Essas conexões não podem ser encontradas se você ficar preso em um estúdio.
Prêmios são muito legais nas prateleiras, mas um cliente não vai pegar o telefone e ligar para você só por causa disso. Um trabalho sólido é que faz um cliente ligar para você.
Leve o seu trabalho a sério, leve o negócio e suas habilidades a sério, mas não leve você tão a sério. As pessoas riem de quem se leva a sério demais.
Gostou? No site têm 100 coisas que todo o criativo deveria saber.
Essas são dicas bacanas para quem é ou quer ser criativo. Aproveite-as e compartilhe!
Abraços e bons negócios.
Gráfica Atual Card | https://blog.atualcard.com.br
Tags:cliente, criatividade, criativo, designer, designer gráfico, técnicas de vendas
Muito bom! Li as 100 e vocês separaram as mais importantes de fato. Parabéns
Legal, Dennys.
Essas 50 dicas são as principais mesmo. As outras são complementos. Legal você ter lido todas elas.
Obrigado pelo seu comentário e por ter lido o nosso artigo.
Abraços e bons negócios.
Interessante…. dicas que não aprendemos na faculdade, e sim na vivência. Eu mesmo era dono de aceitar descontos propostos pelo cliente, e talvez por isso ninguém valorizava meus trabalhos…
Obrigado
Olá amigos, boas as dicas, mas os erros de português na tradução estão estragando a matéria.
Olá, Daniel.
Obrigado pelo seu comentário. Sobre os erros, podem enviar as sugestões pra gente que iremos arrumar.
Grato. Abraços e bons negócios.
AO.
Sr.Diretor da Atua Card
Muint hobrigado por suas Mensagens é muinto bom.
Quéro trabalhar com vossa Empreza.
Só precizo de arrumar meu cadastro com Atual Card.
E as medidas de todos os trabelhohos Gráficos.
Olá, Antonio.
Muito obrigado pelo seu comentário e interesse. Vamos repassar a sua mensagem à diretoria.
Abraços e bons negócios.
Muito interessante.
Detalhes que fazem diferença.
Muito bom, me sinto cada vez mais parceiro tenho a atual não só como uma empresa mas como uma fonte de informções porque até não dizer que uma instituição de ensino de alta performance muito obrigado tenho certeza que colegas tambem tem o mesmo sentimento. \º/.
Olá, Tony.
Agradecemos muito pelos seus elogios e temos o maior prazer em tê-lo como parceiro.
Abraços e bons negócios.
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