Já que dizem que nada se cria e tudo se copia, não é de se espantar que as tendências vão e vem. Nas artes gráficas o conceito também é aplicado. No mercado existem muitas lojas, públicos e interessados no design vintage. Mais do que a saudade das décadas de 50, 60 e 70, o estilo busca relembrar um período clássico da publicidade.
As características do design vintage são: uso de cores envelhecidas, ícones de pessoas ou marcas de sucesso nas décadas citadas, valorizando gráficos atuais com o estilo antigo. Criando um sentimento de que tudo que já passou era bom e continua agregando valor e significado. E talvez a principal razão do seu uso seja a nostalgia de relembrar um tempo vivido ou que muitos gostariam de ter conhecido.
No design o que constantemente surge são imagens de produtos antigos, de áreas como a alimentação, equipamentos para casa, frases ou pessoas valorizando o término da segunda guerra mundial, além das pin-ups. O uso de formas e ilustrações diferentes, mas que combinem entre si, criando um produto harmônico. Presença do floral, fontes duplicadas, molduras com cores sólidas, sombreamento ou sobreposições, emblemas e logos para transmitir ainda mais a mensagem desejada.
Conte para gente, você já trabalhou com design vintage?
Tags:aplicação, clássico, design, história, vintage
Conheça as vantagens em utilizar os Dados Variáveis!
O que vender para o mundo da moda?
Inovação tecnológica