Home Sem categoria Detalhando o design

Detalhando o design

Postado em 02/09/2013

Detalhando o design

Para quem é ou deseja ser um designer, não bastam saber desenhar, ter bom senso ao utilizar cores, conhecimentos de diagramação e mexer em programas como o Corel Draw, Photoshop ou o Illustrator. Estar em constante atualização com novas ferramentas e conhecimentos são fundamentais. Neste texto você vai encontrar algumas dicas de uma parte específica do fundamento forma no design.

No fundamento forma, muitas explicações devem ser feitas. Qualquer designer trabalha com formas, e afinal o que são elas? Elas podem ser simples limitações externas de um corpo ou objeto, a aparência de alguma coisa ou simplesmente um único ponto. Podem ser feitas quatro distinções desta palavra: ponto, linha, plano e volume.

Considerado o elemento mais simples do design, o ponto serve como referência, uma coordenada. Para os designers, ele é importante por permitir relacionar tudo o que é considerado pequeno com os outros elementos que estão ao seu redor e também por seu formato simples. Seu uso faz parte da composição de todo um projeto em todas suas fases de desenvolvimento. Um exemplo muito famoso do ponto no design é o conhecido X, dos mapas de tesouros das histórias infantis. O ponto que se forma na junção de duas linhas diagonais é considerado um alvo.

O ponto exerce o fascínio visual, seja colocado propositalmente ou não. Ele atua como um indicador de espaço. Se for analisado como um elemento conceitual indica posição, não tem comprimento e nem largura. Representa o início, fim ou encontro de duas linhas. Em uma representação visual, o uso de vários pontos concentrados para um efeito determinado chama-se adensamento. E quando sua intenção for contrária a esta, o nome é rarefação.

A linha é considerada uma sucessão de pontos, ou a clássica definição de que linha é a ligação entre dois pontos. Elas transmitem a ideia de movimento, sua aplicação gera o condicionamento do olhar das pessoas através da distribuição das linhas no seu projeto gráfico. A intenção do traço vai depender da espessura da linha. Por exemplo, uma linha fina pode demonstrar agilidade e suavidade. Já uma linha grossa e irregular indica lentidão, algo bruto. As linhas criam separação nos espaços do trabalho gráfico e sua repetição permite a criação de planos e texturas.

A linha reta horizontal demonstra estabilidade, referência e é muito usada na linguagem de internet, para delimitar blocos de conteúdo em páginas com poucas informações gráficas. Não é indicado usar efeitos nelas, como por exemplo, efeito tridimensional. Já uma linha reta vertical indica atividade e elevação. Usando-as juntas, o projeto ganha estabilidade. A linha diagonal é a síntese e união das linhas horizontais e verticais. Analisadas como elementos conceituais, a linha é considerada uma trajetória. E como elementos visuais, existe seu comprimento, largura, cor, textura.

O plano é considerado a junção de várias linhas, que formam uma figura ou superfície com largura e altura. Estabelecendo limites em um plano chegasse à definição de uma forma. Ele pode ser áspero, liso, opaco, transparente, enfim de muitos jeitos. A principal diferença entre um plano e uma linha espessa é o tamanho. Ele precisa ser grande em comparação com os pontos e as linhas. Analisado como um elemento visual, ele possui comprimento, largura, posição e direção, além de também poder definir os limites extremos de um volume.

Os principais tipos de planos são: os geométricos feitos matematicamente, os orgânicos feitos por linhas livres, os retilíneos limitados por linhas retas que não se relacionam matematicamente umas com as outras, os irregulares feitos a partir de linhas curvas e retas que não se relacionam matematicamente, os caligráficos feitos sem instrumentos, e por último, os acidentais, que foram criados sem preocupações matemáticas.

E por fim, o volume indica a profundidade de um objeto. A imagem de todas as coisas sofre alterações sempre que mudamos a perspectiva linear de cada elemento. Quanto mais próximo algo está de nossos olhos, maior parece, e quanto mais longe, menor é percebido. Os objetos usam a espessura das linhas para desenvolver a perspectiva de volume.

Ótimo trabalho para você.

Tags:, , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Marcelo Lord disse:

    É possível imprimir um material personalizado???

    • Boa tarde Marcelo, qual seria o material? Caso você deseje um corte personalizado basta comprar uma faca especial. Por gentileza envie uma mensagem interna em nosso site, a equipe de atendimento vai te ajudar. Obrigada e ótima semana.


Assuntos Relacionados

Cartilha de fechamento de Arquivo

Filmes para empreendedores

Revenda Gráfica: como atrair e fidelizar clientes