Técnicas de Venda

Fidelização de clientes: 5 técnicas para aplicar ainda hoje!

By Atual Card

November 03, 2016

Fidelização de clientes: 5 técnicas para aplicar

                Uma das suas maiores preocupações costuma ser aumentar as vendas? O quanto você se esforça para conquistar mais clientes? Suas ações surpreendem e cativam o seu cliente? Qual a sua estratégia de fidelização de clientes?

                A Atual Card tem o prazer de trabalhar com uma revendedora de produtos gráficos, chamada Ana*, que todo final de ano compra postais e escreve a mão mensagens com votos para seus clientes. Mas afinal, por que gastar um tempo precioso escrevendo mensagens à mão? Por que simplesmente não escrever uma frase padrão em todos os postais?

* Nome fictício

                Ana tinha como prioridade fazer com que seus clientes se sentissem únicos e valorizados, a ponto de receberem uma mensagem personalizada e escrita à mão.

                Além de enviar os postais, Ana também costumava ligar para seus clientes para conferir se os materiais entregues estavam de acordo, o que tornava seu negócio ainda mais diferenciado e valorizado.  Incrível, não? Ela investia tempo e dinheiro para fazer seus clientes se sentirem únicos. Uma estratégia simples, mas que poucos empreendedores fazem, e que garante resultados impressionantes!

                Entrar em contato e oferecer um determinado produto é o que a maioria faz. O difícil é se tornar exclusivo para um grupo de clientes. Mas esse tornar-se exclusivo faz com que muitos profissionais aumentem seu faturamento e lucrem muito mais.

                A fidelização do cliente é o passo mais importante para todo profissional que trabalha com vendas. Por isso, separamos 5 técnicas poderosas de fidelização de clientes para você se diferenciar da concorrência:

1 – Conheça seus clientes

                O primeiro passo para fidelizar um cliente é estar atento às suas características pessoais. Por exemplo: existem pessoas que valorizam mais o desconto de uma compra à vista, outros preferem condições de parcelamento do pagamento.

                Ter conhecimento das preferências de seus clientes facilitará na hora de saber o que eles precisam. Oferecer a opção adequada facilitará uma resposta positiva na hora da oferta.

                Por isso é muito importante que você faça um cadastro do seu cliente e anote todas as informações necessárias sobre ele, como dados pessoais, endereço, telefones, todas as negociações já realizadas, forma de pagamento, entrega do material, etc., facilitando assim o processo das futuras vendas.

2 – Clientes fiéis confiam em sua empresa

                É importante que você saiba que a fidelidade vem da confiança. Importunar o cliente com e-mails diários é um bom exemplo de quebra de confiança. Trate os clientes com total respeito e consideração e cumpra as promessas feitas no momento da venda. Não empurre produtos que não são do seu interesse e nem forneça soluções sem necessidade.

Veja também: Perfil de grandes empreendedores

3 – Crie canais de comunicação eficazes

                Planeje meios fáceis para que as pessoas possam entrar em contato com você. Defina quais canais você vai utilizar e os mantenha sempre em funcionamento. É imprescindível que o atendimento telefônico seja rápido e prático, sem longos períodos de espera. Além disso, as redes sociais e e-mails devem ser acessadas frequentemente.

                Permita que reclamações e sugestões sejam registradas, agradeça pelo contato e ofereça sempre o melhor atendimento. Trate o cliente como único! Um grande diferencial das empresas é a qualidade durante todos os processos da venda.

                É muito comum ver clientes satisfeitos no processo de compra, mas quando precisam retornar a empresa por causa de algum erro ou assistência ficam decepcionados. Portanto tenha um diferencial e trate com exclusividade todos os seus clientes. O bom atendimento na venda e pós-venda é a porta de entrada para novas negociações.     

4 – Cumpra com suas promessas

                Cumpra todas as promessas feitas ao seu cliente, por mais simples que sejam.

                Entregar os materiais no prazo, entrar em contato todas as vezes que foi combinado, garantir a reprodução ou reembolso do produto quando necessário, entre outros acordos feitos durante a negociação é essencial!

                Ou seja, a melhor forma de fidelizar os clientes é cumprir com a sua palavra e mostrar que você está à disposição sempre que for preciso.

5 – Busque diferenciais

                Provavelmente todos os seus concorrentes utilizam a mesma abordagem para todos os clientes. Você deve buscar destaque no mercado oferecendo características únicas. Atribua valor aos seus produtos, mostre que você oferece mais do que a concorrência.

                Se possível crie um programa de vantagens para quem compra sempre, seja sincero, crie um ambiente agradável para atender clientes.

                Prestar consultoria também é um grande diferencial, pois atualmente lidamos com clientes que não estão interessados apenas em comprar, eles querem receber as melhores orientações, como usar seus produtos, qual o melhor acabamento e até mesmo o processo de fabricação.

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                Além disso, você precisa tratar seus clientes de uma forma que ele se sinta único. A história da Ana é uma boa inspiração, não? 😉

                Essas foram algumas dicas que a Atual Card separou para você! Se possível, comece a aplicá-las hoje mesmo e não deixe nos contar seus resultados nos comentários abaixo 🙂