Se você é um vendedor e/ou designer de cartão de visita, folder, folheto ou qualquer outro tipo de material, então você provavelmente é um freelancer. Você deve saber também que precisa ter um portfólio, mas, nem sempre, eles são feitos adequadamente. Então, o que será que não devemos colocar em nosso portfólio?
Traduzido e adaptado do artigo “8 Portfolio Phrases That Send the Wrong Message”, do blog “Freelance Switch”.
Muitas empresas utilizam frases do tipo “estratégias inovadoras” ou “soluções de ponta” em seu site na internet. Acontece que muitos profissionais autônomos acreditam que devem utilizar este tipo de frase em seu portfólio de designer. Só que, este tipo de frase é muito batido, todo mundo já viu. Parece aquelas frases que todo mundo copia. Se você vai utilizar alguma frase de impacto em seu portfólio, então considere utilizar outros tipos de frases.
Acredite. Existem muitos portfólios que apresentam este tipo de frase. Quando você usa essas frases, a mensagem que você pode passar para o seu cliente é de que você não é suficientemente capaz de fazer o trabalho para ele, ou então que você vai cobrar muito barato, o que automaticamente desvaloriza o seu trabalho.
Em vez disso procure dizer profundamente o que você pode oferecer para o seu cliente, e não o que você não pode. Talvez, algo como “eu tenho um olho clínico para selecionar fontes” ou “eu sou muito meticuloso com os prazos”. Talvez você possa entender sobre fotografia ou entenda muito sobre planilhas. Lembre-se que, mesmo você não tendo muita experiência trabalhando como freelancer, todo o conhecimento que você adquiriu na faculdade ou em um possível emprego em uma empresa, trará muitos benefícios ao seu cliente, tanto como um cartão de visita, um folder, um website etc.
Desculpe. Mas todo mundo gosta de pensar que é único, que é raro e que a sua experiência como profissional é a melhor de todas. Só que, esta frase, torna-se ineficaz porque é muito usada. Existem muitas chances de ter alguém por aí que tem muito mais experiência do que você. Se você trabalha há dez anos com design, com certeza existe alguém que trabalha há vinte anos.
Em vez disso foque no que você está tentando dizer e seja específico. Por exemplo, “minha experiência com literatura e arte ucraniana traz uma perspectiva global ao meu trabalho, capturando detalhes de cores que vamos utilizar no seu cartão de visita”. Ou então “trabalhando com negócios durante anos antes de me tornar designer, eu entendo sobre como convencer o cliente, e como enfatizar todas as vantagens da compra para o negócio dele”. Usando esta técnica de mostrar em vez de contar, você tende a ser mais persuasivo.
Muitos blogs ou sites de freelancers têm frases do tipo: “eu fiz vários materiais gráficos para a empresa X”; “eu estudei na universidade Y”; “eu gosto de fazer cartões de visita que são bonitos e ao mesmo tempo eficazes para o negócio do cliente”; “eu estou procurando desafios”; “eu sou muito responsável com os prazos” etc.
Em primeiro lugar, muitos “eu” é repetitivo. Em segundo lugar, isso não fala nada sobre as necessidades do seu atual ou futuro cliente. Isso porque não foca nas necessidades dele e sim em você! Se ele quer fazer um cartão de visita, ele não vai precisar saber em primeira mão em qual universidade você estudou, e sim, o que você pode fazer no cartão de visita dele que o auxilie na empresa ou negócios dele.
Em vez disso veja quantas vezes você colocou a palavra “eu” em seu texto. Tente usar frases diferentes. Por exemplo, “minha experiência inclui...” em vez de “eu trabalhei...”. Tente também enfatizar o que você pode fazer pelo seu cliente falando diretamente com ele. A sentença acima pode ser reescrita também da seguinte forma:
“Minha missão é criar materiais gráficos com ótima qualidade, que são eficazes como publicidade e esteticamente bonitos ao mesmo tempo. Você pode contar comigo em relação aos prazos e trabalhar com desafios de um design complexo!”.
Nos dias de hoje, muita gente se intitula “guru do design”, “desenvolvedor ninja de websites”, ou “designer rock star”. Estes termos podem parecer modernos, divertidos, legais nas redes sociais, onde você está tentando mostrar um pouco da sua personalidade resumindo-se em uma palavra bem curta. Mas quando você tem um espaço virtual ilimitado no seu blog ou website, esses tipos de termos não vão se encaixar muito bem. Sim, logicamente você quer que o seu cliente acredite que você é incrível, e talvez você ache que “designer freelance” não faz justiça a você. Mas, existem algumas conotações negativas nestes termos.
Em vez disso, se você é um “designer rock star” (pelo menos, em sua visão), tente mostrar o quanto os seus clientes já ganharam com o seu trabalho. Quantos cartões de visita você vendeu e qual foi o resultado para os seus clientes. Tente mostrar o que os seus clientes acharam do design do seu cartão de visita e o quanto isso os ajudou a melhorar a sua empresa.
O que você acha? Concorda ou não concorda com o que está escrito neste artigo? Quais são as frases e termos que você usa em seu portfólio? Deixe o seu comentário para nós.
Depois, aproveite para ler mais artigos em nosso blog.
Abraços e bons negócios.
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Tags:clientes, Comunicação, design, designer, marketing pessoal, negócios, portfolio, técnicas de vendas, tutorial
Concordo com tudo o que foi mencionado e acrescento um item fundamental, onde “joga contra” o que o profissional (ou aspirante) quer transmitir:
ERROS DE PORTUGUÊS (Escrita e concordância verbal).
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Isso é imperdoável e muitos (na maioria jovens) utilizam a mesma escrita que usam em Redes Sociais ou MSN ao tratar de assuntos profissionais.
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Fica a dica: se você não tem uma boa escrita, seja humilde e peça para alguém que tenha um pouco mais de intimidade com o assunto. VOCÊ SÓ TEM A GANHAR COM ISSO!
Ótima dica, Mauro. Obrigado pelo seu complemento.
Abraços e bons negócios.
Amigo, você tem razão! Porem, em termos de SEO, muitos colegas escrevem para o Google, sem pensar no usuário. O que é errado! Existe hoje, os serviços de webwriting, que a escrita de conteúdo para web. Mais será que esse amigo vai selecionar as palavras chaves corretas?
Então! Essas e outras coisas devem ser pensadas!
Não sou o cara em português! Mais sempre que preciso pesso ajuda ao um colega ou uso o google ao até o corretor ortográfico do brOffice.
Bom, sou um pouco insegura na hora de fechar o negocio com o cliente, sempre acho que deveria ter falado ou falar mais sobre meu trabalho, mas tento mostrar para ele que tenho capacidade de fazer um otimo trabalho, apresento os trabalhos que fiz e mostro os resultados ( acho isso importante), converso com ele para saber de sua real necessidade.
Felizmente nunca utilizei nenhuma destas frases, de todo modo, achei o artigo bem interessante.
Concordo. Hoje estava olhando alguns Portifólios na internet e senti falta de simplicidade, transparência, resultado e objetividade !
muitas vezes, mesmo com anos de experiência erramos por confiar demais e se tiver um bom senso e humildade tudo se resolve
Valeu pelas dicas, sou muito bom para cria e péssimo em português rs..rs… Mais tenho humildade e busco parceiros que me ajuda sempre que tenho duvidas.
Parabéns pelo artigo, sempre venho aqui ler boas matérias e sempre saio renovado e com ótimas ideias!
Boa matéria, enfatiza muito bem a relação dos freelancer hoje. Como estamos nos tornando muito forte no mercado, sempre é bom dar uma olhada pro proprio umbigo.
Gostei muito das dicas são bastante diretas, vou absorver ao maximo as informações passadas.
Atender é uma arte, portanto, requer ação positiva com foco no cliente (ouvinte). Antes de comprar o seu produto o seu possível cliente precisa comprar você como solução.
Na trajetória do marketing de relacionamento, a pergunta que recomendo às pessoas fazerem a si mesmas, no ato de vender é: Eu me compraria?
Achei ótimas as dicas que encontrei neste site, gostaria de dizer que embora tenha alguns anos de experiencia no mercado, e varios cursos, não perco oprtunidades como estas de aprender, porque todo dia é um novo dia, e o mundo se renova a cada manhã, quando acordamos tem muita coisa nova no mercado não existe Senhor da situação, existe muita gente boa no mercado, porem aprendi muito com os amigos que na hora do aperto me passaram dicas, que até hoje aplico no meu dia-a-dia, e quando encontro alguem precisando de ajuda compartilho, tratando o cliente com todo respeito que ele merece, e avisando quando aquilo que ele quer não fica bem.
Tenho orgulho em dizer q sou cliente da ATUAL CARD ha mais de 5 anos, e tenho mais orgulho ainda em dizer q essa empresa é a melhor q já vi em serv. grafico. Sempre no prazo certo.
E o melhor, é q.além de ser uma otima empresa, a gente pode contar com muitas dicas valiosas. VALEU ATUAL CARD.
Aproveitando pra deixar meu contato, pois estou precisando de arte finalista, se alguem quiser fazer uma parceria.
artmidiastudio@pop.com.br ( Informe de onde pegou meu contato).
Abraços e Sucesso para todos.
Olá pessoal da Art Mídia. Obrigado. Também desejamos muito sucesso para vocês. Bom dia!
Minha Missão: Ajudar meu cliente despertado e atendendo seus desejos e necessidades através das vantagens e benefícios dos meus produtos e serviços. “gostei e aprovei as dicas”. Entendo que em tudo damos graças porque essa e a vontade de Deus, assim aprendo com você que a cada envia os seus comentários. Atual Card parabéns… pelos amigos, clientes e fornecedores que a cada dia venho conquistando com as dicas e material desta conceituada empresa.
Boa tarde, João.
Agradecemos muito pelo seu comentário e também pelos elogios. Até divulgamos ele nas redes sociais.
Abraços e bons negócios.
Muito bom as dicas do seu blog. Vou passar a acompanhar as atualizações.
Ótima notícia, Dion. Agradecemos pelo elogio e pelo interesse.
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Abraços e bons negócios.
É de grande ajuda para os novos freelancer’s e para os que já estão no mercado de trabalho, pois essa informação ajudará a aprimorar os seus conhecimentos.
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