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Marketing de guerrilha: A sua empresa está preparada para lutar?

Postado em 21/09/2010

Em um mundo cada vez mais corporativista, cheio de grandes empresas que gastam milhões em publicidade, propaganda e marketing, será que as pequenas empresas, sem praticamente verba alguma para comunicação, têm espaço? Claro que sim! E para isso elas se utilizam de uma técnica interessante: o marketing de guerrilha.

Por Alexandre Bigaiski

O termo “Marketing de Guerrilha” surgiu com base nas guerras que aconteceram (e que às vezes ainda acontecem) na história da humanidade. O conceito básico é o de que mesmo uma tropa tendo menos recursos de armamento ou efetivo, por exemplo, pode derrotar um grande exército com todos os recursos possíveis. Mas, será que isso é realmente possível? A guerra do Vietnã prova que sim. E no marketing essa técnica também funciona.

Então, isso quer dizer que, mesmo não tendo muitos recursos (ou quase nenhum) você pode trabalhar com o marketing da sua empresa. Um exemplo que podemos facilmente visualizar é o uso das redes e mídias sociais atualmente. Não é necessário pagar nada para estar lá no Facebook, por exemplo. Claro, é necessário um funcionário ou uma pessoa que entenda de redes sociais. É necessário também acesso à internet e possivelmente alguma estrutura física. Mas, mesmo assim, não se gasta muito dinheiro. As empresas utilizam-se muito desse recurso ultimamente. Se gasta muito menos do que trabalhar com as mídias tradicionais, não que elas não sejam importantes, aliás, o melhor é trabalhar com uma comunicação integrada, na qual usamos vários (ou todos) os recursos disponíveis.

O uso de materiais gráficos, como os oferecidos pela Gráfica Atual Card: panfletos, folders, cartões de visita, adesivos etc. também podem ser utilizados no planejamento do marketing de guerrilha, por serem materiais muito baratos e eficientes. A contratação de pessoas para distribuição destes materiais não custa muito, e dependendo do caso, a própria pessoa pode fazer esse trabalho de distribuição.

Vamos a alguns exemplos. Em uma ação para uma academia de ginástica você pode contratar alguns atores e atrizes bem sarados, com um belo físico para fazer performances em uma praça ou supermercado. Logo em seguida eles podem entregar o cartão de visita e o folder da academia. Se for uma academia de artes marciais também podem ser feitas apresentações com alguns atores e, logo em seguida, haver a entrega dos materiais gráficos. Certamente são ações de bastante impacto no público.

Então, não pense que, mesmo a sua empresa não sendo uma das maiores, você não pode trabalhar com marketing. Na verdade, é até uma obrigação para que o seu negócio prospere cada vez mais. E tenha uma certeza: vai dar resultado.

Agora, aproveite para ler mais artigos do nosso blog.

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Marketing de Guerrilha para pequenas e médias empresas

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  • Tiago disse:

    Muito bem tocado esse ponto. Nesse mundo globalizado em que vivemos atualmente sem uma boa propaganda não se consegue alcançar seu publico alvo. Vejo isso em muitos dos meus clientes que muitas vezes me procuram porque não conseguem chegar no cliente deles. Utilizamos muito twitter e facebook para obter também resultados como lançamentos de produtos e feedback do que a empresa pode melhorar nos produtos.

    Abraços. òtima matéria

    • Bom dia, Tiago.

      Realmente, hoje existem muitas formas de se fazer publicidade, muitas gratuitas. E ainda temos a criatividade para nos ajudar a criarmos formas novas todos os dias. Obrigado pelo seu comentário.

      Abraços e bons negócios.

  • Defendo o Marketing de Guerrilha , as empresas utilizam

    dessa prática quando a mídia tradicional não está funcionando.

    Na minha opinião deve ser uma tática primordial, devido a alta competitividade .

    Att

    Rodrigo Torres

  • Queridos amigos!

    É muito bom saber que Atual Cards se preocupa em fornececer informações aos seus clientes para, de alguma maneira, fortalecer os vínculos comerciais.

    Com relação ao Marketing de Guerrilha, é uma das ações que mais impactam nos consumidores, entretanto, gostaria de dizer que o artigo escrito não se refere exatamente sobre o que é realmente o Marketing de Guerrilha. Digo isso porque sou consultor de Martketing e escritor. Autor do livro A ARTE DE NEGOCIAR E VENDER, que pode ser encontrado em nosso site e, também escrevi um artigo sobre Marketing de Guerrilha publicado em várias revistas especializada e portais de administração. O link para o artigo é esse: http://www.signcomputer.com.br/artigo_marketingde

    Espero que isso venha a somar algumas informações a mais sobre o tema. Contem sempre comigo.

    Um grande abraço a todos e sucesso nas vendas.

    Marco Antonio Meira

    • Olá Marco.

      Muito obrigado pelo seu comentário e por divulgar o seu artigo. Quanto mais informações tivermos, melhores profissionais seremos.

      Abraços e bons negócios.

  • Preciso de ajuda !!! pois faz algum tempo que não acesso o site da atualcard e qdo vou me recadastrar vem a mensagem dizendo que o CPF já foi utilizado. Então eu gostaria que dissessem o que posso fazer pra resolver isso. Existe um meio de cancelar um cadastro e refaze-lo???
    me escrevam….marceloitapi@hotmail.com

  • Thiago disse:

    muito bom saber que o senhores vendem para cliente final, como por exemplo academias não é? a guerrilha cai encima de representantes como eu por exemplo que sou revendedor.
    obrigado pela ética, por isso não faço nada ai e procuro passar para os representantes que conheço.

    • Olá Thiago.

      Este texto, como todos os outros textos do nosso blog, têm exclusivamente o intuito de instruir os revendedores para terem mais argumentos para poderem convencer os seus clientes. São textos informativos direcionados para os revendedores venderem melhor.

      Abraços e bons negócios.


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