Todos os dias nos deparamos com o desafio de escrever sem erros de português. Os avanços tecnológicos fizeram com que as pessoas deixassem de lado a aplicação correta da gramática, prova disso são os corretores ortográficos. A internet é outro exemplo do fenômeno. Basta dar uma olhada nas mídias sociais que já somos presenteados com um festival de erros.
Algo inadmissível para quem trabalha como designer gráfico. O profissional da área não pode se dar ao luxo de cometer erros, afinal ficarão impressos no papel e provavelmente ele terá de arcar com o prejuízo do cliente.
Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas quinzenais na nova editoria, chamada “Gramática aplicada”. Assim, você irá garantir algo além da qualidade visual, o conteúdo escrito de modo correto. Para começar vamos conferir as dicas em relação à utilização de siglas em cartões de visita, já que elas economizam espaço, algo precioso neste tipo de peça. O que é uma sigla mesmo?
Para quem não lembra, ela é uma abreviatura, formada de iniciais ou primeiras sílabas das palavras de uma expressão que representa o nome de uma instituição, partido, órgão, departamento, setor ou profissão (etc.). Ela não possui ponto abreviativo e é escrita com caracteres maiúsculos, uma vez que se trata de letras iniciais de nomes próprios.
Veja o modo correto de utilização das siglas:
Fechando a nossa primeira dica, não esqueça que o cartão profissional deve conter a logotipo da empresa e não o seu slogan, o nome do profissional, seu cargo e telefone comercial, fax, e-mail, CEP, celular (se for solicitado) e o site da empresa. Fique atento quanto à inicial maiúscula na palavra que designarem o nome de empresas, entidades, corporações, ruas, vias e regiões. Símbolos profissionais devem ser evitados, como no caso da balança para advogados.
Lembre-se que quanto mais a pessoa lê, mais ela aumenta seu vocabulário e corre menos riscos de cometer um erro de português.
Até a nossa próxima dica de gramática.
Equipe da Atual Card
Tags:Cartão de visita, Comunicação, Conteúdo, dicas, vendas
Gostaria de saber se a opção , Luiz Henrique, MD.(para médico) é correta se eu posso usar normalmente? E se devo consultar ao meu cliente se ele quer que use MD no final ou DR no inicio do nome?
atenciosamente,
Augusto Mesquita
Bom dia, Augusto.
Sim, você deve consultar o cliente a respeito da preferência dele por DR. no início ou MD no final.
Abraços e bons negócios.
Gostaria de saber se para o responsável de marketing da empresa tem outra forma de trata-lo além de CMO – “Chief Marketing Officer”?
Bom dia, Antonio.
O termo CMO (Chief Marketing Officer) é o mais comum. Entretanto, o responsável pelo marketing de uma empresa pode também ser chamado de “Marketing Manager”.
Abraços e bons negócios.
Muito oportuno o artigo, mas vocês também cometeram um pequeno deslize, que foi o de não revisar o texto antes de publicá-lo, pois no exemplo de como colocar o nome do Advogado, em vez de Carlos Henrique – Advogado – OAB 3800/SP, saiu Carlos Henrique – Advogado – AOB 3800/SP. Mas, eu estou só tirando sarro, o artigo é importantíssimo. Parabéns!
Boa tarde, Christiano.
Obrigado pelo elogio e pela correção. Já arrumamos!
Abraços e bons negócios.
Parabéns Atualcard!
Excelente trabalho.
Bom dia, pessoal.
Agradecemos a todos pela atenção e elogios. Este blog é para vocês.
Abraços e bons negócios.
Olá,
Gostaria de destacar que é OBRIGATÓRIO o número de registro não só para advogados, mas para psicólogos, médico, fisioterapêutas, todos os profissionais da saúde que possuem registro em Conselhos. Caso contrário, o profissional não poderá utilizar o material gráfico.
Boa tarde, em um cartao de visita a especificacao *DIRETOR* devera vir com a inicial maiuscula ou minuscula? Fui instruido que houve mudanca e estou achando bastante deselegante o diretor com inicial minuscula. Aguardo informacao
Olá Marcos.
No caso de um cartão de visitas não há uma regra tão dura assim. Ou seja, você pode escrever da forma que achar melhor, de acordo com o layout do cartão etc. Porque envolve arte. Pela regra formal da língua portuguesa, escrevem-se com letra maiúscula apenas nomes próprios e outros como “Governo Federal” ou “Receita Federal”. Formalmente “diretor” não se escreve com letra maiúscula, mas, se estiver iniciando um parágrafo ou uma frase, sim.
Abraços e bons negócios.
Curiosidades sobre a história das eleições no Brasil!
Koenig & Bauer
Ops! Foi um mal-entendido.